Estava dirigindo estes dias e me surgiu algo, uma ideia, que até parei o carro para gravar. É uma analogia muito interessante que eu acho que faz total sentido com o que conversamos aqui nos artigos. Planejar um Casamento é Igual ao PCP.
Essa ferramenta PCP, presente em várias empresas pode ser associada ao planejamento de um casamento. Você já consegue ver o motivo por que eu digo isso? Pois bem, vou explicar melhor logo a seguir.
Para começar nós podemos dizer que em ambos os casos encontramos as famosas perguntas: Quem, quando, como, onde e quanto. Perguntas que abrangem a totalidade do que está sendo buscado.
Já me perguntaram de onde eu tiro minhas analogias para os exemplos que eu passo em minhas consultorias. Pois saiba que elas não são mero fruto da criatividade. Eu sou formado em confecção do vestuário, já estou trabalhando neste ramo a mais de 23 anos e inclusive escrevo para a revista do grupo Textilia, da qual é publicada na América do Sul, Europa e alguns países da Ásia.
Acredite meu leitor, o que não me falta é bagagem para criar estas analogias. Não estou me gabando, porém tenho consciência que possuo uma grande diversidade de experiências e conhecimentos que podem ser úteis para você, empreendedor da indústria têxtil do vestuário.
Agora vamos iniciar as comparações entre o PCP e o casamento.
O primeiro ponto é a data do casamento. Você precisa concordar comigo que não existe um PCP que não tenha uma data de término do seu planejamento. Em ambos os casos, no casamento e no PCP, você faz um cronograma de trás para frente, partindo da data final até chegar no dia de hoje.
E meu leitor, é importante que você saiba a data desse casamento, caso contrário você nunca irá conseguir cronogramar o evento. você não saberá que dia irá ocorrer e nem se precisa correr para deixar tudo pronto ou se pode ir mais devagar.
Acaba sendo até mesmo uma questão relevante para a estratégia do seu planejamento.
Quantos convidados você terá? Isso é relevante para você definir o espaço físico, comidas, bebidas, mesas e cadeiras etc. No PCP temos quantas peças serão produzidas por exemplo. Como você se planeja se não sabe o volume a ser trabalhado?
Horário de início e término do evento. Isso é importante para que possamos nos programar sobre as comidas, bebidas, música entre outros.
Já no PCP este horário de início e término é mais como o período que seu cronograma estará ativo, com as tarefas em andamento. Importantíssimo para determinar quanto de estoque você precisa gastar em cada fase.
Próximo item, alimentação: É importante definir alguns parâmetros sobre a alimentação. Quem irá servir as comidas? Qual será o tipo de comida que será servido? Alguma empresa será contratada? Todas essas questões precisam ser acompanhadas durante o planejamento de um casamento.
E como eu afirmei acima, planejar um casamento é igual ao PCP, ou seja, temos também uma analogia da alimentação para nosso querido PCP. Como será feita sua produção? Será corte e costura interno? Vai haver terceirização? Como funcionará o acompanhamento das atividades durante a execução?
Próximo tema: Fotos.
Quantas fotos eu irei tirar? E vídeos? Como é a minha programação?
E acredite, é muito relevante isso. Aqui você precisa se questionar até sobre quantos estarão envolvidos nessas fotos e quanto de esforço terá para você. É como se fosse a programação de uma produção.
Tudo tem a ver com PCP, até mesmo o momento que irá começar as fotos e o momento que estas irão terminar. Como será a logística de postagem ou entrega dessas fotos para meus convidados etc.
A penúltima comparação é qual e como será o planejamento do casamento propriamente dito. Eu vou me envolver com tudo? Vou colocar algum gerente para acompanhar todos os processos? Irem fazer um mix de fiscalização entre o gerente e eu?
Eu irei acompanhar como está o andamento do projeto e o que precisa ser feito nas datas e nas quantidades que foram contratadas? Acredite em mim, isto tem tudo a ver com o PCP.
Agora um ponto extremamente importante: Local do casamento.
Estou me referindo a espaço físico. Onde que eu irei cortar, costurar, desenvolver minha produção propriamente dita?
Será que meu espaço físico atual atende a quantidade de pessoas, maquinário, mesas e cadeiras?
Caso não tenha um espaço físico para produzir adequadamente, o que eu farei? Produzirei externo? Vou terceirizar uma parte e a outra produzo internamente mesmo?
Mas e os convites, quando que serão enviados os convites deste casamento? Olha como é importante você saber disso, pois será a sua data de início do cronograma enquanto o casamento será sua data final.
Se fosse uma confecção isto seria o recebimento da matéria prima e a entrega do produto pronto, já embalado e etiquetado para seu cliente.
Como vocês podem ver, planejar um casamento é igual ao PCP. Na verdade, qualquer projeto que você for fazer tem algumas fases especificas que estão presentes no PCP, mas o casamento sem dúvida passa por todas as etapas que um PCP utiliza durante um planejamento de produção.
Após meu artigo apresentando minha visão o que você me diz, meu leitor, você concorda comigo em relação a esta analogia que coloquei? Acha que estou viajando na maionese? Eu adoraria saber a sua opinião. Comente aqui embaixo a sua visão sobre este assunto. Só assim poderemos crescer, um aprendendo com o outro.