Darei continuidade aos temas que andei abordando no mês de agosto relativos ao PCP. O artigo de hoje será sobre a utilização da ferramenta PCP como um aliado à produtividade. Pretendo com este artigo responder àqueles que ainda tem dúvidas sobre qual a ajuda que o PCP proporciona para a produtividade de sua empresa.
Já mencionei antes, mas volto a ressaltar esta informação. É extremamente comum encontrar profissionais utilizando o PCP em qualquer segmento da indústria de confecção e moda. Não apenas nela, mas sim em todas as indústrias. O funcionamento do PCP se altera entre cada segmento, mas sua essência permanece a mesma em todos eles. Cada segmento utiliza um “braço” do PCP.
Os principais segmentos que utilizam o PCP são:
- Industrial
- Financeiro
- Comercial
- Produção
- Administrativo
- Estilo/design
- Franquia
Com o tempo trabalhando com o PCP percebi que ele controla o produto desde seu começo ao final. Deste modo que esta ferramenta contribui para o que precisamos. Então, como que o PCP contribui na produção? Simples, o uso do PCP exige que o profissional na gestão acompanhe todas as fases, desde a matéria-prima até a entrega do produto final. Esta atenção especial à sua produção que fará a melhora da mesma.
Lá no inicio da produção, in place(entrada), todas as partes componentes amarradas em lotes. Tudo que você usará para a produção deve estar no mesmo espaço. Esta ação evita que ocorra problemas indesejados durante a produção. Faça um levantamento se tudo está ok antes de começar. Por exemplo: Uma calça jeans. Você precisa de zíper, linha, fio, botão, tecido e etc. Todos estes componentes devem estar próximos na in place(entrada).
Portanto, quem é o responsável pela melhora na produtividade da linha de produção? O PCP é um dos responsáveis. Ele que gerencia todas as fases da empresa. Existem outras formas de gerenciamento por via do PCP, apenas exemplifiquei uma delas.
Então podemos começar a perceber que o PCP é um aliado da produtividade, porém, apenas se existir um cronograma bem programado, um acompanhamento dos processos e uma rígida fiscalização da qualidade e dos prazos. Apenas utilizar o PCP e deixar de lado tudo esperando que as coisas se resolvam e sua produção aumente é receita certa para desastre.
Os diferentes segmentos exercem influência em setores diferentes. O industrial controla o setor interno da produção e das facções. O financeiro dispõe dos ativos para comprar matéria-prima, aviamentos e todos os componentes que você for precisar para realizar sua produção. O comercial é responsável pelas vendas e a preocupação com as datas festivas. Dia dos Pais, Dia das mães, Natal, Ano novo e etc.
Como o PCP possui muitos “braços”, ele consegue unir estes diversos segmentos. Unifica-los para que a empresa caminhe toda junta na mesma direção. Assim o PCP dá um norte para sua empresa. Neste caso, o PCP deve acompanhar todas as fases de todos os setores para que ele auxilie ao máximo sua produção. Utilizando o PCP você terá uma produtividade muito acima da planejada.
Espero que tenha sanado todas as dúvidas sobre como o PCP é um aliado da produção. Caso contrário muito em breve estarei retornando à este assunto importantíssimo para a indústria de confecção e moda.