Muito se pergunta, “Será que é possível existir parcerias no segmento da confecção de roupas? A resposta para esta pergunta é bem simples. Sim. Não só é possível como existem várias formas de parcerias diferentes. Para este primeiro momento vou trazer três principais e em breve vou estar falando mais sobre este assunto. Vamos agora para o conteúdo: Parceria com Fábrica de Roupas.
Parceria com Facções-Parceria com Fábrica de Roupas
A primeira metodologia que eu vou comentar é a parceria das facções, também conhecida como a parceria da terceirização. Esta parceria é muito utilizada pelas grandes empresas que possuem produção em grande escala, quando o setor comercial realiza mais vendas do que a capacidade interna suporta. Esta parceria com facções/oficinas tem a natureza de terceirizar parte da produção para atender a grandes demandas.
O ideal é um acordo unilateral sendo bom para ambos, é que seja completa, ou seja, exista um contrato que defina bem a responsabilidade dos dois interessados (facção/oficina versus empresa). Deste modo você garante que a oficina entregue no prazo e com qualidade e a oficina garante que você irá terceirizar para ela todos os meses. Assim surge uma parceria integra e duradoura, na qual ambos os lados saiam beneficiados.
Parceria com Fornecedores
A segunda forma de parceria que eu irei comentar é a cooperação entre os fornecedores e as grandes Magazan tais como: Líder, Riachuelo, Renner, C&A e etc. A natureza desta parceria está explicita em seu nome, mas há alguns cuidados a serem tomados.
- Fornecedores certificados com o selo ABVTEX;
- Atenção com pagamentos;
- Atenção com prazos;
- Atenção com a qualidade;
Este primeiro tópico merece uma atenção especial. Para que a parceria seja sólida, o fornecedor obrigatoriamente deve possuir a certificação ABVTEX. Trata-se de uma certificação de responsabilidade social. Ela assegura que seu fornecedor está com as devidas documentações em dia e também que não há uso de mão de obra escrava ou mal remunerada, além de preocupações com o meio ambiente entre outras.
O segundo tópico se trata de pagamentos. O preço deve ser justo para ambas as partes e previamente acordado sobre o valor, com uma antecedência de no mínimo 15 dias da entrega do produto a ser fabricado no fornecedor ou subcontratado com o selo da certificação ABVTEX.
O penúltimo tópico se trata dos prazos. Não adianta seu fornecedor garantir um preço mais baixo que os demais, mas não entregar a matéria prima na data que foi marcada. Atrasa toda sua produção e atrapalha sua entrega final para o cliente. Um bom fornecedor está sempre atento aos prazos.
O último tema que deve se manter atento é a qualidade. Os fornecedores ganham no volume e muitas vezes eles subcontratam outras oficinas para atender aos pedidos. Deste modo, é comum que a qualidade do produto apresente uma redução significativa. É essencial que no contrato fale sobre a qualidade mínima exigida para evitar desacordo posterior.
Essas quatro garantias vão tornar sua parceria com os fornecedores muito gratificante e duradoura.
Parceria com Investidores de Mercado
Para finalizar, também existe a parceria com os investidores de mercado. Algumas pessoas ou empresas investem dinheiro em outras empresas. O principal motivo para este investimento é o capital de giro, mas também investem por matéria prima, capital humano, conhecimento e outros tantos motivos.
Com o investimento, a empresa poderá comprar matéria-prima e maquinário além de aumentar seu espaço físico é claro. Essa parceria normalmente ocorre entre 10% a 30% do valor do faturamento da empresa, de forma que depois que a empresa pagar todos os custos fixos e aumentar sua produção, o investidor terá uma participação dos lucros da empresa, facção ou oficina.
Apesar de eu ter falado de apenas três formas de parceria, quero que fique claro que existem muitas outras e não me aprofundei sobre nenhuma delas. Para quem se interessar por estes assuntos, são temas muito interessantes e seu conhecimento é extremamente valioso. Comente tudo para mim que você viu nesse conteúdo: Parceria com Fábrica de Roupas.