Olá meu leitor, tudo bem com você? Estou trazendo mais um artigo polêmico para você, eu quero começar o ano de 2021 já te deixando boquiaberto!! O tema que venho tratar hoje é os problemas nas empresas não são os que você acha.
Caso você esteja confuso com este tema, me acompanhe por mais alguns parágrafos que irei desmembrar este assunto e apresentar os verdadeiros problemas da empresa e o motivo do seu equívoco.
Vamos aproveitar alguns minutinhos das suas tão sonhadas férias com a família para ler este conteúdo que está realmente incrível.
Agora que estamos em 2021, estou com 22 anos de experiência neste mercado magnifico. Atuo todo este tempo como Dr Gestão, auxiliando empresários a corrigir os defeitos de suas fábricas, indústrias, facções / oficinas de forma que todos possam superar todos os obstáculos e alcançarem o sucesso.
Mas vamos ao conteúdo que eu estou ansioso para falar deste tema com vocês.
Vamos supor que o corte de um lote saiu completamente errado. Caramba, quem que é o culpado deste erro? O cortador? O gerente? O líder??
Por resposta natural nós imediatamente já pensamos em condenar o cortador, o gerente ou mesmo o responsável pelo corte. Agora a grande verdade é a seguinte, o problema do corte pode ser gerado por várias coisas. Vamos supor que para este caso o problema está na modelagem.
A modelagem foi alterada e não foi acertado no molde. Você acha que o cortador tem culpa por este erro? Não, neste caso ele escapa e a verdadeira culpada é a modelista que fez a mudança e não alterou lá no molde principal.
Muitas vezes o problema pode ser no enfesto, no encaixe, na tonalidade da matéria prima, do tecido, da malha.
Acredite, os problemas nas empresas não são os que você acha. Outro problema que é muito falado, “minha produtividade não melhora, já estou com costureira, máquina pneumática, mesmo assim não tenho um aumento de produtividade”.
Por experiência própria eu posso dizer que o problema não está na produtividade, por esta razão que ela simplesmente não avança. O verdadeiro problema está anterior, está no planejamento. Entra tudo faltando, não tem polivalência, não tem PCP ou ainda se tem ele não programou corretamente, não há um acompanhamento etc.
E a grande verdade é que o problema vai sendo empurrado pela sua produção até estourar na sua costura. Dessa forma atrasa tudo, você sente que sua produtividade não melhora e fica tentando corrigir o problema, sendo que está jogando água no lugar errado.
Isso meu leitor, o incêndio não está aí, não adianta jogar água na fumaça que o fogo não irá se apagar. Razão que tudo estoura na produção. E ela a costura acaba sendo considerada um esgoto. Mas na costura em várias vezes é apenas o sintoma.
Dei dois exemplos, porém poderia dar outros incontáveis deste tipo de problema que apesar de você estar tentando corrigir algo, o problema se deriva de outro defeito e você nunca irá corrigi-lo sem saber onde realmente ele nasce.
É algo sério, nossa indústria sofre bastante com este tipo de situação. Por este motivo que muitos me chamam para realizar consultorias. Meu objetivo é identificar o verdadeiro problema e medicá-lo de forma que ele pare de atrapalhar o crescimento do seu negócio.
Desejo você um feliz 2021 e gostaria de já antecipar que semana que vem teremos um conteúdo análogo, um artigo relatando os principais problemas, inclusive os mais graves, que eu venho encontrando nestes 22 anos de atividade nesta área.
O objetivo é te deixar de sobreaviso para que você perca o menor tempo possível com estes problemas de segurando. Quero que você voe meu leitor e para isto não podemos ficar só sentados na nossa zona de conforto.
Aproveite janeiro de 2021 para já tirar seus projetos da gaveta e dar início a eles. Temos ainda 357 dias para o fim deste ano e devemos aproveitá-los ao máximo.
E lembre-se, os problemas nas empresas não são os que você acha, mas com observação e experiência você consegue identificá-los e dar soluções para eles.