Estou hoje retomando um assunto recente para me aprofundar um pouco melhor nele, da última vez que trouxe conteúdo sobre ele senti que deixei algumas pontas soltas. Portanto, vamos agora ao Organograma, você tem na sua empresa?
Não foram poucas vezes que eu visitei empresas em minhas consultorias ou mesmo de amigos que trabalham comigo e não existia um organograma exemplificando a posição de cada um naquele espaço.
Nos outros países do mundo já é mais comum encontrarmos este e outros detalhes que dão corpo às empresas atuais, porém no Brasil estamos ainda engatinhando e é um pouco difícil os nossos empreendedores valorizarem isso.
Até mesmo o planejamento, que é tão importante para a execução de projetos costuma ser deixado de lado por ser taxado como “perda de tempo” aqui no Brasil.
Ter um organograma não vai te trazer lucro ou produtividade diretamente, porém vai organizar melhor sua confecção/facção e gerar um ambiente mais colaborativo e organizado. Dessa forma sem dúvida irá impactar indiretamente em todos os setores da sua empresa.
Uma empresa sem este desenho da estrutura de cargos não oferece aos seus colaboradores a clareza para saberem a quem eles devem se reportar!! Gera uma confusão só.
Não!! Tanto o organograma como também a missão, visão e valores precisam necessariamente estar a vista de todos, em um local comum, onde ficará claro para todos o que cada um representa para a empresa.
Infelizmente os empreendedores julgam isto como uma coisa banal e é raríssimo encontrar pequenas empresas que possuem estes assuntos definidos.
Como deve ser um organograma?
Independente dele ser simples ou complexo, ele precisa ser efetivo, deixar claro a posição de cada um na empresa. Por este motivo você pode ter uma certa flexibilidade.
Já vi organogramas apenas com os cargos como também já vi organogramas com nomes dos funcionários e com fotos dos mesmos.
O revés de se ter um organograma mais específico com nomes dos funcionários é que se alguém sair da sua empresa, seja por demissão ou por outras oportunidades que tenham surgido, será necessário atualizar esta estrutura gráfica.
Eu gosto de deixar apenas as funções no organograma, porém traz mais satisfação aos funcionários ter seu nome lá exposto, sua foto, para que possa ver onde ele está e que a empresa o vê como ele e não como apenas um cargo.
Enfim, a discussão é longa e este artigo não tem o objetivo de argumentar neste assunto, o que eu quero aqui é trazer a pauta: Organograma!! Você tem na sua empresa?
Então como você está vendo na figura abaixo temos uma estrutura de organograma da fábrica água viva. Este organograma é um pouco antigo, de 2014, mas ele é bem válido para o assunto que iremos tratar.
Este organograma foi desenvolvido no powerpoint, mas sinta-se a vontade para desenhar o seu onde você quiser. Word, excel, powerpoint ou mesmo algum software a sua escolha.
E como vocês podem ver, neste organograma o cargo vem em cima e o nome da pessoa vem em negrito embaixo. Em caso de troca de funcionário é preciso atualizar o organograma como citei anteriormente.
Neste organograma a estrutura começa nos acionistas e deriva para o diretor comercial e industrial. Por escolha da empresa foi separado estes diretores em 2 organogramas diferentes como vocês irão ver logo a seguir, porém foi escolha deles, não é necessário fazer isso.
Gerência da fábrica
Já logo de cara conseguimos ver que no primeiro nível da hierarquia temos a gerência da fábrica (ocupada por duas pessoas) e no segundo nível temos:
- PCP;
- Desenvolvimento de produto;
- Produção Interna;
- Produção externa;
- Lavanderia;
Do PCP conseguimos ver que o setor de planejamento da produção e orçamento de preços reporta a ele enquanto a engenharia do produto-cronoanálise reporta para este planejamento da produção.
Já no setor de desenvolvimento do produto, vemos que a estrutura direta é dada pela compra de aviamentos, em seguida modelagem e por fim risco automatizado.
Agora na produção interna temos vários níveis, são eles:
- Recepção/estoque e aviamentos;
- Consertos (pregamento de etiquetas e botões-ilhóis);
- Mosquear e casear;
- Corte encarregado à Corte coordenador;
- Expedição de produtos acabados;
Produção externa não está ligado a ninguém, a estrutura se encerra nela mesma.
E lavanderia está ligado a compra de matéria-prima e recebimento de tecido
Aqui eu juntaria a produção externa e lavanderia, neste organograma produção externa ficou solto, pois não se achou nada ligado a ela.
Organograma gerência financeira
Este organograma foi o do gerente de fábrica, agora vamos para o organograma do gerente financeiro. Foi decidido que ficaria separado e cada gerente teria uma direção própria.
O gerente financeiro está ligado ao administrativo/ financeiro/ futuramente, cargo ocupado pelo senhor Álvaro, e também está diretamente ligado ao departamento pessoal.
Repetindo, o gerente financeiro está ligado ao departamento pessoal e ao setor administrativo que cuida da parte financeira e de faturamento da empresa em questão.
E este faturamento está ligado a notas fiscais, pagamentos, fações, suprimentos etc. Toda uma estrutura da sua empresa rapidamente visual. Incrível né?
Já o departamento pessoal está ligado admissão e demissão, controle de ponto. Ok?
A claro, esqueci de comentar o gerente financeiro também controla a manutenção predial / serviços gerais / staf. Mas se atente que ele não está no mesmo nível que o departamento pessoal e o administrativo. Está sob o controle do gerente, porém em uma posição diferente da dos outros dois.
Lembre-se, existem várias formas de se fazer um organograma, esta é apenas uma delas. Mas sinta-se a vontade para desenvolver a sua. O importante é responder afirmativamente a pergunta: Organograma? Você tem na sua empresa?