Sexta feira, mais um final de semana chegando e claro, junto com ele mais um artigo quentinho que acabou de sair do forno. O Ano já está acabando e está na hora de fecharmos 2020 e começarmos a planejar 2021. Por este motivo que o assunto de hoje será sobre o que faz uma costura ter uma qualidade profissional.
É um assunto que leva algum tempo para você preparar na sua confecção. Não é só alguns controles ou algo do tipo. Não, muitas vezes precisa ser feita toda uma reestruturação.
O objetivo dos meus canais de contato com você empreendedor e alcançá-lo de alguma forma. Ajuda-lo a crescer e evoluir. Até vendo meus cursos e mentorias para ajudá-lo, mas o foco de todas essas minhas atenções é sempre este. Ajudar você.
Visando este objetivo eu sempre gravo algum conteúdo sobre aquelas perguntas mais interessantes ou que mais aparecem das dúvidas de vocês leitores e usuários que acompanham meu canal.
Hoje será um artigo para responder uma pergunta muito interessante do néscio Ferraz de Aracaju. Ele entrou em contato comigo para solucionar uma de suas dúvidas e eu vi que faria bastante sentido respondê-lo, pois isso ajudaria a muitos outros.
Sua pergunta foi sobre o que faz uma costura ter qualidade de nível profissional. E antes de eu debater este assunto aqui no decorrer do texto, você leitor tem alguma suposição? Comente aqui embaixo que eu ficarei muito feliz de ver o que você acha sobre o assunto.
Talvez eu cite aqui alguns assuntos que você nunca tenha escutado, mas será necessário para responder essa interessantíssima pergunta do Néscio.
Acho importante também frisar aqui. Se você tem alguma dúvida ou dificuldade e não consegue solucioná-la. Entre em contato comigo, me chama no WhatsApp, me contate nas redes sociais. Quem sabe eu até grave um conteúdo 100% destinado a te responder e ajudar àqueles que tem a mesma dúvida.
Essa qualidade é primordial, não só na alta costura, mas também em qualquer produto. Nosso mercado é muito rígido e crítico. O público não aceita mais qualquer coisa entregue a eles. Uma camiseta com uma costura mal feita que abriu após a primeira lavagem agora não é mais costurada em casa, mas sim é devolvida na loja por um cliente irritado e insatisfeito.
A alta costura exige sim uma qualidade impecável, mas essa característica precisa cada vez mais estar presente em todos os nossos produtos. Como eu mesmo já disse aqui, qualidade não é um diferencial, qualidade é o básico que você precisa entregar ao seu cliente.
E qual é a primeira coisa que impacta na qualidade do seu produto? Siiim, sua matéria prima. O material que você utiliza para fazer seus produtos vai direcionar toda sua qualidade independente de qual produto está sendo produzido.
Mas o que faz uma costura ter uma qualidade profissional? Certo, o material utilizado conta bastante, mas ele sozinho não faz milagre. O que mais será que ajuda nessa qualidade suprema?
Modelagem, pique e marcações
Sem essas três fica dificílimo atingir uma qualidade elevada otimizando seu tempo. Como que sua costureira cortará e costurará se não sabe onde são as marcações. A modelagem faz você ganhar tempo nas próximas etapas e agiliza o processo de entrega com qualidade.
Só para você saber, o corte dá um problema danado né? Ele atrapalha, gera perda, desperdício, ocupa mão de obra e etc. E se eu te dissesse que muitos problemas do corte são atribuídos a ele, mas na verdade a modelagem que deveria ser responsabilizada?
Sim, muitas facções nem ao menos recebem a modelagem, ai apanham a toa logo a frente durante sua produção quando precisam fazer o corte. Precisamos aprender com as grandes para competir no mercado que elas competem, meus amigos. Por este motivo não dá mais para fazer as coisas no olhômetro.
Outro fator que influência muito é a linha e a agulha. Não vou me ater a marcas ou modelos. Quero apenas relacionar os problemas de qualidade com a agulha que você utiliza.
Linha nem se fala, precisa selecionar as campeãs do mercado, ficar pegando linha de 2ª ou 3ª categoria é pedir para ter uma produção ruim. A diferença de preço nem é tão grande, compre as linhas boas.
Agora agulha temos algumas opções, ponta bola, esférica ou crônica. Entenda, o tipo de agulha que você seleciona será sim seu diferencial na hora de produzir.
Não dá por exemplo para usar a agulha de tecido em peças de malha, você vai ter muitos problemas que poderiam facilmente ser evitados.
Aparelho
Sempre digo que o aparelho é a terceira mão da costureira. Agora o efeito dessa frase na produtividade e qualidade é gigantesco. Com o aparelho correto a costureira fará coisas inimagináveis. Sua produção irá disparar e você vai conseguir atender a qualquer demanda.
Agora com o aparelho errado sua produção será péssima para qualidade, você entregará tudo atrasado e seus clientes falarão mal de você sempre.
Mão de obra treinada e polivalente aqui faz uma diferença imensa hein, pense sobre isso. Sempre aconselho a criação da escolinha nas facções/oficinas de costura por conta que sei o benefício que isto trará.
Com o maquinário correto e um nível de automatização também podemos ganhar muito. Desviando de processos repetitivos e muito propensos a erros humanos.
Como vocês estão vendo, vários fatores influenciam na qualidade do seu produto. O que faz uma costura ter uma qualidade profissional então não é uma única coisa, mas o conjunto de várias ações e decisões que nos levam a este resultado espetacular de produzir um lote bem sucedido.
Hoje foi o questionamento de um de nossos leitores, mas amanhã pode ser o seu, meu leitor. O que você acha? Que tal mandar aquele assunto que você estava com a pulga atrás da orelha e não conseguiu resolver? Eu sou o Dr Gestão e estou aqui para ajudá-lo no que você precisar.