O Empreendedor Correto no Mercado

  Escutem o Dr Gestão, tenho visto empreendedor tentando entrar nos mais diversos mercados, porém na indústria do vestuário é diferente.

Nos meus 20 anos no mercado eu posso dizer que vi de tudo. Todos os problemas críticos, os gargalos, entre outros. eu vivenciei eles diversas vezes e por este motivo vim trazer um conteúdo especial. O empreendedor precisa entrar correto no mercado e com as minhas dicas de hoje sem dúvida ele irá conseguir.

É um assunto muito pertinente para este mercado. Entrar no mercado é complicado e tenho certeza que você não quer errar logo no começo né? Imagina perder todo o investimento inicial por conte de erros que poderiam ter sido evitados com certo conhecimento?

Marcas e Patentes

        Escutem o Dr Gestão, tenho visto muitos empreendedores tentando entrar nos mais diversos mercados, porém na indústria do vestuário é diferente, há algumas peculiaridades.

Para começo de conversa nosso setor tem um grande problema com plagio. Sério!! A quantidade de marcas e patentes copiadas que depois vão parar na justiça é imensurável.

É comum encontrarmos marcas parecidas com marcas famosas, as vezes até versões satíricas das mesmas, como ardidas (plagio da Adidas).

Por este motivo que esta dica é importante. Você quer crescer no mercado? Então registre a sua marca o mais breve possível. Vá atrás de registrar sua patente. Você não quer que alguém te copie e depois a pessoa ainda fique com os direitos da sua invenção né? Então mãos a obra.

Não se preocupe, este registro de marcas e patentes é fácil de se fazer, não tem mistério e isso te dará uma segurança imensa quanto a plágio e cópias.

 Pesquisa de mercado

        O empreendedor não faz uma pesquisa de público alvo antes de entrar no mercado. Isto é um fator conhecido. Por este motivo que ele não sabe responder nada sobre seus clientes. Alguns são importantíssimos, como:

  • Idade
  • Sexo
  • Renda per capita
  • Volume de compras

Mas as pessoas que entram no mercado muitas vezes não sabem nada sobre seus clientes e apenas usam o chutômetro para guiar sua entrada no mercado. Nenhuma estratégia, nenhuma técnica, nada. Estão a própria sorte se o negócio dará ou não certo.

O empreendedor precisa entrar correto no mercado, com público alvo conhecido, com alguns brainstorms para ser mais assertivo. Quem sabe até contratar alguma incubadora para fazer sua pesquisa de mercado de forma satisfatória.

Existem ferramentas maravilhosas no mercado que vão facilitar sua entrada no mercado. Explore estas ferramentas a seu favor.

Separação entre setores

        Agora uma outra dica extremamente interessante para você que está entrando no mercado é sobre a separação entre os setores.

Este problema é mais comum em empresas familiares, mas todas estão sujeitas a esta situação.

Muitas empresas não têm divisões claras entre os setores, de forma que os colaboradores não sabem a quem reportar determinada questão. Isto acontece muito quando um setor interfere muito nas atividades do outro setor.

Essa divisão é importante para centralizar as questões no setor correto. Imagina se determinada informação do financeiro vai para o setor comercial e não chega ao financeiro?? Pode dar muito problema para sua facção isso ai.

Sério, passo em muitas empresas que são uma tremenda confusão. Os colaboradores não sabem a quem responder, todos se envolvem um nos setores dos outros, alguns setores não têm autonomia nenhuma e outros não funcionam em nada.

Você sabe sobre o que estou falando, sem dúvida já conheceu alguma empresa que é assim.  Área comercial interferindo na industrial, industrial na financeira e por ai vai.

Não misturar as finanças

        Por fim, a última ideia que eu estou trazendo é um pouco relacionada a questão acima. Não misture suas finanças com as das empresas.

Assim como é importante que haja uma boa separação entre os setores, precisa também haver uma boa separação entre o que é seu e o que é da empresa.

A empresa é como uma pessoa qualquer, precisa pagar os boletos, água, luz, telefone, aluguel e etc.

Muitos empreendedores erram porque ficam pegando o dinheiro lá do caixa da empresa para pagar suas contas. Não!! É para isto que existe um pró-labore, um valor de remuneração para que não ocorra essa confusão toda de não separar o que é seu e o que é da empresa.

Nos meus 20 anos de experiência, sem dúvida este é um dos problemas que mais encontrei no mercado. Acontece muito!! Ai na primeira crise da empresa, vai precisar pegar dinheiro do caixa e a conta dela está vazia.

Então tenha muita atenção com estes pontos que eu elenquei. Você não pode mais errar agora que já tem conhecimento deles.

  • Registre a sua marca e não tente copiar a dos outros. Isso só vai te dar dor de cabeça.
  • Faça uma pesquisa de mercado antes de entrar no mercado. Redundante, porém eficaz.
  • Tenha uma boa separação entre os setores da sua empresa. Eles podem conversar entre eles, porém as decisões devem ser tomadas apenas pelos respectivos setores que elas fazem alusão.
  • Por fim, não misture as suas finanças com as da empresa. Não seja o câncer da sua própria empresa.

Fique ligado nestes pontos que eles vão fazer toda a diferença quando você empreendedor entrar no mercado. Lembre-se, o empreendedor precisa entrar correto no mercado, senão tudo que ele tentar vai estar fadado ao fracasso ou a uma imensa resistência para atingir seus objetivos.

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Área comercial,Área Financeira,Área Industrial,Correto,Desenvolvimento,Empreendedor,Empresa,Empresa Familiar,Finanças,Gargalos,Indústria Têxtil,Investimento.,Marcas,Mercado,Necessidade,Patentes,Plano de Negócios,Problemas críticos,Setores
Related Post :
Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?