Esse Artigo vai ser uma das minhas obras primas, fiz uma conversa sobre network com o Eduardo Gaúcho, um grande profissional da indústria têxtil do vestuário e logo no início do bate papo eu pedi para ele compartilhar ao máximo os conhecimentos dele.
Esses conhecimentos valem mais que ouro. Estamos falando de conhecimentos obtidos na prática, lições que ele aprendeu errando e tentando outra vez.
Quanto tempo você leva para fazer uma fábrica dar certo? Com os conhecimentos que é o Network do Eduardo Gaúcho você vai acelerar muito esse processo.
O Eduardo apesar de ter formação de jornalista, fez carreira como vendedor. E vocês não imaginam quanto ele conhece do mercado, ele possui networking com a maioria dos empresários e já frequentou tantas fábricas e indústrias que daria para escrever um livro.
Network Eduardo Gaúcho – Representante
Eduardo teve 10 anos de experiência como fabricante, até que vendeu sua fábrica e se tornou representante de vendas.
O que motivou essa mudança de cenário foi na época do governo Collor que entrou as importações no Brasil, impactando bastante o ramo da indústria têxtil.
Para você ver que todos nós precisamos nos adaptar aos governos, então quando surgem novas leis, novos parâmetros, quando a regra do jogo muda, não adianta sentar-se e chorar. O segredo e ver qual é a janela que se abriu devido a porta que se fechou.
Esse momento para o Eduardo foi complicado, ele tinha uma marca de skate com lojas nos shoppings também. Acabou vendendo junto com sua fábrica. E tirou 6 meses para viajar um pouco pelo mundo.
Quando ele voltou, decidiu começar sua carreira de representante de vendas. Ele representa muitas fábricas que fazem private label.
Esse Network todo que ele possui é a junção entre o fabricante e o lojista, dono de marca. Ele faz esses contatos desde o começo.
As grandes marcas do Brasil, principalmente as de São Paulo, o Eduardo viu o nascimento, quando a marca estava começando ele estava lá.
Network Eduardo Gaúcho – Indicação
Eduardo acaba exercendo outra função nas fábricas também. Ele teve contato com muitas fábricas, então ele começou a ver as figurinhas repetidas se é que posso dizer assim.
Problemas que se repetem em muitas fábricas e as soluções que essas empresas podem usar para se sobressair a estes obstáculos.
Um exemplo que ele deu em nossa conversa foi de duas fábricas que nem sabem que estão com problemas, mas elas vão encontrar esses problemas muito em breve.
Basicamente elas estão crescendo sem saber para onde estão indo. Isso vai gerar vários problemas de gestão que começará a impactar bastante.
E olha que coisa curiosa, normalmente eu vou nas empresas resolver os problemas quando os problemas de gestão já aconteceram. Neste caso é uma oportunidade de eu ajudar as empresas antes delas se depararem com esses problemas.
Então elas estarão crescendo e quando for parar de crescer por conta que a gestão ficará desorganizada e os processos desestruturados, já estará corrigido, por que eu já terei atuado nas empresas.
Repare que essas empresas nem ao menos sabem que precisam de ajuda, porque é sempre assim, todos aprendemos com os erros.
E essa é a grande verdade sobre o valiosíssimo conhecimento do Eduardo Gaúcho. Ele tem conhecimento vasto sobre todos os nichos da indústria têxtil do vestuário, tendo sido representante comercial de todos.
Como Fazer Network
Perguntei para o Eduardo qual é a coisa mais importante para você ter o representante perfeito, o cara ideal para que ele leve a sua empresa para todo lugar?
A resposta do Eduardo me surpreendeu. Basicamente conversar.
Os empresários têm uma certa dificuldade sobre conversar com seus adversários. Ele tem muito a visão de que é inimigo dele e não sei o que, porém não é inimigo, é concorrente. O seu concorrente te faz melhor, ele faz você se esforçar para fazer melhor.
Quando este empresário começa a conversar com as pessoas que atuam no mesmo espaço que ele, ele começa a oxigenar o cérebro e melhorar seus comportamentos, aprimorando com o que os outros fazem também.
O Eduardo começou a juntar esses adversários e isso fez uma gigantesca diferença no negócio.
Os próprios representantes não se falavam muito, então não havia crescimento. Quando você começa a conversar com pessoas do mesmo ramo, que fazem o mesmo que você, começa a notar mais vantagens do que desvantagens.
E vocês nem imaginam como isso faz diferença meus leitores.
E claro é assim que é feito o network. Você conhecendo esses representantes começa a conhecer a rede deles que apresenta para você um mundo totalmente diferente do que você está acostumado.
Dessa forma você consegue proporcionar este crescimento. Eu conversei diversos novos assuntos com o Eduardo, porém este aqui eu achei tão valioso que quis marcar na eternidade no meu blog e no meu LinkedIn.
Este aqui é a grande chave para você ter sucesso aonde for. Caso você queira ver a conversa completa, deixei o vídeo do nosso bate papo aí para vocês, mas se puder levar apenas uma coisa deste conteúdo, leve o network.