Olha vou te contar como é perigosíssimo não está preocupado com o setor de corte.
O assunto abordado nesse artigo Molde, Corte, Costura, Camisa de Malha, Rendimento é assunto que dá pano para manga. kkkk
Modelagem requer um tratamento melindroso, porque se não for bem interpretado o que a design de moda/estilista desenha passa para a modelista vai descendo ladeira abaixo esse problema de modelagem se não estiver bem explicado e entendido . Porque existe realmente a necessidade de fazer ajustes, acertos. Mas no máximo uma, ou duas vezes, e não três vezes como acontece. Quando ocorre de serem mais de duas vezes . A interpretação do desenho não está sendo feita corretamente. Ou a modelista está tendo realmente dificuldade de modelar o que foi passado. A real necessidade de fazer uma eximia interpretação vai anular problemas futuros. Caso contrário a pilotista a costureira que vai montar a peça, que chamamos de peça piloto, vai montar na máquina de costura erradamente. Foi o que mencionei nas linhas anteriores. Vai descer de ladeira a baixo esse problema.
O rendimento é também um dos fatores na hora de construir a modelagem. Pois pode ocorrer sérios problemas, não sendo bem avaliado quanto realmente foi comprado essa matéria prima, qual é o rendimento da malha, quilos versus metro. Com o teste de gramatura que é a prova real se não comprou matéria-prima gato por lebre. Claro que na hora do encaixe dos moldes seja o encaixe de forma manual ou digital poderá inclusive ver o desperdício.
Quando programado e claro acompanhado essa matéria prima e também os insumos, fará com que a corporação obtenha bons lucros. Quando na absorção dos custos (mod,moi,cif, depreciação ,encargos sociais, custo mensal, custo minuto, ficha técnica). Irão poder ficam bem claro. Visto que custo do produto, a matéria-prima correspondem cerca de 40% a 60%%.
Com isso o Corte será prejudicado, consequentemente a costura e todo o processo, o lead time de atravessamento do produto em todas as fases da indústria, a camisa de malha citado no título como exemplo.
A modelagem é base de tudo, podendo assim se dizer. É a modelagem o calcanhar de Aquiles de muitos empresários. Razão do corte está afinadíssimo com a costura. E falando de camisa de malha, exemplo que foi dado é de suma importância por haver uma concorrência acirrada no mercado de camisa de malha.
O molde como princípio de não haver retrabalho, tendo que desmanchar costura, partes componentes, mesmo até depois de sumariamente aprovado por alguém que está envolvido com o desenvolvimento do produto. Razão que a modelista e a pilotista são irmãos siameses. Igualzinho também a ficha técnica e a peça piloto. Existe a obrigatoriedade de andarem juntinhos e falarem a mesma linguagem.
A concorrência é dura, cruel e mortal, trabalhe bem isso no seu produto camisa de malha, de preferência malha penteada 30.1Claro que existe outros fios, como o 40.1 e o fio 60.1 que é top do mercado. Porém muito difícil de achá-lo.