Existe uma profissão na área da moda que consegue ao mesmo tempo ser antiga e extremamente atual. Estou me referindo à profissão de modelista, no papel e no CAD. Ao longo do tempo esses dois perfis distintos foram surgindo, pois, os profissionais foram se especializando de formas diferentes. Para o conteúdo de hoje vamos abordar mais sobre esses perfis.
Para quem não sabe, interpretar o projeto da design é responsabilidade da modelista(antigamente conhecido como estilista). Possui uma função fundamental na indústria de confecção, apesar de seu trabalho ter mudado muito com o passar dos anos. Antigamente todos os modelistas trabalhavam no papel enquanto que hoje há grande número desses profissionais fazendo uso de softwares para esta tarefa de modelagem tais como Audaces, Moda 1, Lectra, Gerber e Investronica por exemplo (os famosos CADs).
Modelista no Papel e no CAD – Softwares
Audaces é o atual software favorito do mercado. O segundo de maior uso é o Moda 1, ambos muito utilizados devido a grande facilidade de suas ferramentas e velocidade que proporcionam. Mesmo com essa facilidade, é pouco comum encontrar um profissional que trabalha com modelagem no CAD realizando o serviço de modelar com todas suas etapas (redução, ampliação, encaixe e plotagem).
A modelista antiga, que trabalha no papel, ainda é muito requisitada pelo mercado, pois suas modelagens são quase perfeitas e os trabalhos de alta-costura ficam com uma qualidade realmente elevada. Em contrapartida essa modelagem é mais lenta, devido à pouca automatização. Mesmo assim, a modelagem no papel ainda está a altura da virtual, sendo que, para trabalhos de alta-costura, o uso de softwares se torna muito difícil e é comum a preferência pela modelagem “antiga”.
Mesmo com trabalhos de qualidade, àqueles que fazem a modelagem no papel precisam se aperfeiçoar e se qualificar, pois, a tendência do mercado é contratar cada vez mais os profissionais cadistas devido à velocidade para realização dos trabalhos. Com exceção das modelagens de alta-costura é claro. As demais modelagens são muito mais vantajosas serem realizadas com o CAD, pois, além da velocidade superior, também garante uma qualidade muito boa com bom encaixe e pouco desperdício, por volta de 20%.
Modelista no Papel e no CAD – Experiência
É muito difícil você encontrar um profissional bom, com experiência, conhecimento de softwares e qualificado. É ainda mais difícil encontrar um profissional com tudo isso e que faz toda modelagem, com redução, ampliação e encaixe. Para você ter uma ideia do quão difícil é encontrar um profissional assim, nos meus dezoito anos trabalhando com produção industrial, encontrei apenas dois profissionais que, com uso do audaces, fazem toda a modelagem.
Conclusão
Mas então, qual é melhor? Modelagem no Papel ou Modelagem no CAD? E a resposta é que para modelagem de alta-costura, não consigo imaginar o CAD fazendo isso. Independente do software usado a modelagem no papel é superior ao CAD neste setor. Agora para os demais segmentos, não há mais espaço no mercado para esses profissionais, os cadistas já dominaram o restante do mercado. Por isso ressalto a importância de se qualificar, a tendência do mercado é para a modelagem virtual. Vai chegar o momento que as empresas não vão conseguir mais contratar esses profissionais que trabalham no papel.
Espero que este artigo tenha respondido suas dúvidas sobre o assunto e ajudado a ver possíveis erros que está cometendo, dar um norte à você sobre modelista no papel e no CAD. Para você que ainda não empreende este artigo também irá te ajudar para quando entrar no mercado cometer menos erros.
Um Grande abraço.