Tive uma conversa muito interessante com o Moacir Ferreira da estamparia do futuro e queria compartilhar com vocês alguns pontos que achei realmente muito relevantes para vocês meus leitores.
Gosto de trazer temas interessantes que ajudem vocês no dia a dia e este não será diferente, espero que gostem do assunto e claro, comentem suas opiniões nas redes sociais.
Já trabalho com o Moacir há vários anos, ele está atuando no mercado desde 1985, tendo larga experiência neste nosso setor. Atualmente ele é CEO de uma empresa chamada Estamparia do Futuro, uma plataforma de cursos e treinamentos. Tendo cursos presenciais e online.
Na conversa que tive com ele serviu como uma reciclagem dos conhecimentos, uma aula dos conceitos que todo mundo já ouviu falar, porém com a correria do dia a dia podemos deixar de lado por N motivos.
Minha primeira pergunta para ele foi direto ao ponto. Qual é o grande problema do empreendedor que quer entrar no mercado ou que já está no mercado de forma técnica?
Moacir respondeu de forma esplêndida, um monte de confecções está procurando estamparias e um monte de estamparias estão procurando clientes. O que está acontecendo com este mercado?
A grande dificuldade é saber o que está fazendo na estamparia. A parte técnica é fácil, só de observar você já aprende a fazer de forma básica. O que falta hoje são estamparias que prestam o que o cliente quer. Efeitos, diferenciais etc.
Moacir Ferreira da Estamparia do Futuro – Qualidade
Muitas estamparias têm medo e falta de confiança, caindo no campo de não fazer nada diferente, não trazer diferenciais para seus clientes.
Nesta mesma área ela não consegue cobrar corretamente, não tem confiança para valorizar seus produtos, ficando na visão de que precisa competir em preço com os concorrentes.
Dessa forma começa uma guerra de preços terrível que para continuar abaixando precisa sacrificar a matéria prima, pegando materiais de cada vez menos qualidade. Assim cai a qualidade geral das estamparias e as confecções começam a comprar os maquinários para internalizar este processo de estamparia.
Terrível hein meus leitores, tem muita oportunidade para as estamparias, porém precisa se profissionalizar. Quanto que você já investiu no seu negócio? Invista no seu negócio, só assim você consegue garantir que ele continuará indo para frente sempre.
Moacir Ferreira da Estamparia do Futuro – Investimentos
O Moacir nos contou uma história muito interessante. Um empreendedor foi até ele pedindo ajuda, que o negócio dele estava difícil, estava com qualidade baixa, não tinha pessoal bem treinado nem nada do tipo.
Após uma longa conversa, se despediram e quando cada um estava indo para seu próprio carro, o que o Moacir se depara? O carro do empreendedor valia mais de 150 mil. Isso para mim é falta de prioridade, não acham?
Se a situação está crítica e você tem um carro de 150 mil, vende ele, compre um carro de 30 mil e o dinheiro restante você investe no seu negócio. Você precisa aprender a renunciar às coisas pelo seu negócio.
E claro, não gaste o caixa da sua empresa para você ter uma vida de luxo enquanto sua empresa fica na miséria, parecendo um fundo de garagem. O foco tem que ser sua empresa e depois, o que sobrar, você pega o seu pró-labore, sem impactar o caixa de segurança do seu negócio.
Uma dica que o Moacir nos deu foi sobre o pró-labore, compensa muito mais você pegar um dia fixo, e pegar 5 mil da sua empresa, um pagamento único, do que um monte de pagamentos picados que você gasta sem nem perceber.
Cuidado com a mistura das contas da empresa com as contas pessoais, se seu dinheiro sair picado você não o vê indo embora e você tem a sensação de que ele não existiu.
Isso impede você de fazer um curso para se profissionalizar, para investir no seu negócio etc. E claro, sempre tem o risco de você gastar mais do que pode gastar.
Financeiro Empresas
Vamos supor que eu e o Moacir montássemos um café, porém cada um tem seus outros negócios. Então nenhum dos dois irá trabalhar lá.
O que significa? Que nenhum dos dois receberá pró-labore, então como que nós vamos ganhar nossa parte nesse negócio? Simples, dividiremos os lucros, caso existam. É assim que funciona uma empresa. Se você é o dono e trabalha lá, então possui um pró-labore.
Claro, o salário deve ser compatível com a função que você está exercendo dentro da empresa. Não adianta você querer ganhar 15 mil e querer puxar o rodo na sua empresa.
Compensa mais você contratar alguém para essa função. A única área que não tem limite de crescimento e retorno financeiro é o setor comercial, então treine alguém para puxar o rodo da sua estamparia e vai sair visitando cliente e vendendo seus produtos.
Assim você traz mais clientes, sua empresa fatura mais e você vai receber seus 15 mil reais por mês.
Enfim, não vou me alongar tanto aqui no artigo, trouxe um pouco da conversa que eu e o Moacir tivemos, porém se você se interessar, vou deixar o vídeo no blog e nas redes sociais. Aqui foi só um tira gosto da nossa excelente conversa.
Realmente o Moacir é uma pessoa diferenciada que detém o meu respeito e admiração, alguém que tem um grande destaque no nosso setor. Temos uma iteração muito boa, eu, ele e o Márcio Strama.
Várias vezes sinto que nós três estamos mudando o Brasil no setor de indústria têxtil do vestuário. Enfim meu leitor, espero que tenha gostado do conteúdo, para mim foi muito legal e me proporcionou um grande aumento de conhecimentos.