Eu como Dr Gestão costumo enfrentar vários tipos de problemas em minhas consultorias, porém alguns são mais comuns que outros. Para o artigo de hoje falarei sobre as minhas maiores dores de cabeça ao longo dos anos. Entenda bem, minha maior dor de cabeça é a que mais prejudica os empresários que ajudo nas consultorias.
Tenho mais de 20 anos de experiência neste ramo da indústria de confecção de roupas, desde o chão de fábrica, entrada da matéria prima, corte, costura, etiqueta, até a entrega do produto na loja.
Defendo a indústria inteligente, com um forte PCP, planejamento, custo, controle efetivo dos estoques etc.
Vamos abordar principalmente 3 dores de cabeça que enfrento sempre nas consultorias e que sinto que realmente são grandes fraquezas dos empreendedores.
Ausência de planejamento
É extremamente necessário ter um planejamento em sua empresa. Pense no que você está produzindo e no que você quer entregar. Qual objetivo você almeja alcançar?
O planejamento nada mais é do que o plano para você atingir o seu planejamento. Ele antecipa questionamentos, te poupando de problemas futuros.
Um bom exemplo é você conseguir mensurar sua capacidade produtiva e determinar se ela será suficiente para você atender as suas demandas ou se você precisará adotar alguma estratégia diferente.
Uma boa dica para você ter um planejamento assertivo é controlar o lead time da sua produção. Tenha em mente todos os prazos e tempos das suas fases produtivas.
Com essas informações você está pronto para iniciar seu planejamento. Qual é sua data de entrega? Monte agora o planejamento de trás para frente, vai voltando os prazos desde sua data de entrega para você descobrir quando iniciará sua produção e quantas peças produzirá por dia.
Devo dizer que muitos empreendedores se surpreendem, um planejamento inicialmente não recebe muita confiança dos donos de empresa que conheço. Mas vocês não imaginam as viradas históricas que já presenciei de empresários que passaram a fazer seus planejamentos corretamente.
Minha maior dor de cabeça – Não há acompanhamento
Neste tema sobre minha maior dor de cabeça e de muitos outros empreendedores por aí, me deparo com a situação da conta d’agua excessivamente cara.
Sabe quando a conta de água está vindo muito cara, porém você não sabe por quê? Muitas vezes a causa é algum cano furado que está gerando uma grande perda diária no seu consumo de água.
Enfim, na indústria de confecção também temos nosso “cano furado”, o estoque. Via de regra a matéria prima corresponde entre 40 a 60% na hora de você fazer o seu custo. Então perdas de material são realmente muito impactantes para uma produção.
Por este motivo que sempre digo para vocês, tenha um excelente controle do seu estoque, acompanhe o corte, de tempos em tempos avalie a quantidade de material que está sendo descartado e tente trazer um olhar crítico se não poderia otimizar mais o material.
E a regra é muito clara, não adianta ter planejamento se não há acompanhamento. O planejamento é a definição do plano apenas, mas é o acompanhamento que estará lá verificando todos os dias se o plano está sendo seguido, se será necessária uma correção de rota etc.
Utilize indicadores de desempenho para medir seus resultados, dessa forma seu acompanhamento será muito mais efetivo. Você terá um norte com base numérica e a sua tomada de decisão será muito mais fácil.
Esse acompanhamento é vital e mesmo assim é difícil encontrar empresas que planejam e acompanham e mesmo quando se encontra, ainda várias fazem esse processo de forma errônea.
Minha maior dor de cabeça – Não tenho conhecimento de Gestão
Para finalizar, estou trazendo minha terceira maior dor de cabeça, extremamente comum de se encontrar por aí também.
Durante minhas consultorias muitos empreendedores e líderes me informam que não possuem conhecimento de gestão e por este motivo não conseguem liderar suas empresas com eficiência.
Confecção de roupas tem todo um diferencial, não é igual às outras indústrias, tal como indústria moveleira, automotiva ou mesmo indústria de aço. Temos particularidades únicas no nosso universo de confecção e vestuário.
Por este motivo muitas vezes em empresas familiares encontramos líderes ineficientes, porque são pessoas que foram colocadas no cargo de gestão sem ter essa skill bem desenvolvida.
O resultado é óbvio meus leitores, não se paga excelentes salários para os gestores atoa. Este líder não gerará resultados e prejudicará a empresa.
A solução para esta pessoa que não tem noções de gestão é simples, porém leva tempo para adquirir. Aprenda. Isso mesmo, vai atrás do conhecimento, na internet tem muito conteúdo de qualidade, no meu canal tem centenas de vídeos sobre o tema gestão, existem cursos, palestras e todo tipo de material para você que precisa aprender sobre gestão.
Se você se dedicar, rapidamente conseguirá agregar valor para sua equipe e sua empresa. Continue porque este processo é realmente uma jornada, você precisa de muito chão para se tornar um gestor de excelência, mas depois que você vira, será requisitado em todos os lugares.
E reparem meus leitores que é um ciclo, se você não tem conhecimento de gestão então você não irá fazer um planejamento. Neste caso você também sem dúvida não irá acompanhar seu processo produtivo.
E dessa forma sua empresa irá de mal a pior numa velocidade alarmante. Tome muito cuidado com essa falta de gestão, porque você pode ter problemas seríssimos com ela.