Meu Produto é a Estampa – Dr. Gestão

Meu Produto é a Estampa . Quando eu digo que meu produto é estampa. Estou dizendo que pouca importa o produto, a camisa, a costura e etc. E sim a estampa.

Estava aqui em casa hoje escutando um pouco de música, amo escutar um pouco de jazz ou mesmo alguma música instrumental ao longo do dia durante meus afazeres. Enfim, enquanto curtia um pouco de jazz me ocorreu uma reflexão muito intrigante e eu queria compartilhar ela com vocês no artigo de hoje. Vamos lá? Pode parecer estranho o titulo, mas vai gostar muito. Meu Produto é a Estampa.

O assunto dessa reflexão é o seguinte: “Meu produto é Estampa”. Calma, vou apresentar as hipóteses que me levaram a esta conclusão e acredito que você vai chegar até o mesmo ponto que eu.

Podemos dizer que há dois tipos de empresas no mercado. Existem àquelas que tem uma imensa variedade de produtos e àquelas que, apesar de possuírem uma boa presença de mercado, tem poucos modelos em circulação.

Ambas as empresas possuem suas características distintas e por consequência sua análise SWOT (Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas) é diferente entre si. É quase um universo de existência que as separa. Toda a logística entre elas será diferente, desde o recebimento da matéria prima até a entrega final do produto. O custo das peças, custo minuto, tudo!! Elas têm praticamente tudo de diferente, com exceção talvez de ambas serem empresas de produção e venda de roupas. A  Estampa que é o carro chefe, compreendeu?

Pois bem, será que aquela afirmação que eu fiz é válida para estas duas empresas? Vamos ver a seguir.

Grande variedade de modelos

        A empresa que possui uma ampla variedade de produtos e modelos costuma adotar este fato como seu maior diferencial. Ela está presente em diversos mercados e oferece ao cliente final a oportunidade de escolha entre modelos com cortes e costuras variados, assim como mais de uma opção de tecido de forma a agradas todos os públicos.

Porém esta empresa precisa se atentar. Enquanto ela está disputando em diversos mercados, em cada um destes há muitos concorrentes dos quais ela precisa se destacar para garantir a venda. Desta forma a variedade de modelos pode até ajudá-la como um diferencial, porém nem sempre é o suficiente.

É aí que entra a estampa. Oferecer diversos modelos e ainda uma boa variedade de estampas te dá um destaque ainda maior. A grande variedade de modelos é sim um diferencial, porém a competição por mercados está tão acirrada que não é o suficiente.

Já reparou que se você lançar um produto de sucesso hoje, em menos de uma semana as demais lojas estão lançando produtos similares? A luta pelos mercados é gigantesca!!

A variedade de estampas permite que o cliente sacie seu desejo de compra, podendo escolher a estampa preferida em conjunto com a cor e modelo de corte e costura que mais lhe agradarem. Parece uma coisa substancial, porém traz um grande peso para suas vendas.

Empresa com poucos modelos

        Já a empresa com poucos modelos é mais essencial ainda a grande diversidade de estampas. Ela consegue multiplicar a variedade de produtos combinando seus poucos modelos as muitas estampas que ela possuir.

Desta forma apesar de ter poucos produtos no mercado, a empresa garante uma maior presença e compete com as grandes magazans.

Sem perceber a indústria da moda foi por este caminho e escolheu seu nicho. A estampa. As costuras, os modelos, o corte e o layout da peça têm sua participação na venda, porém a estampa chama a atenção e motiva mais vendas. A variedade de estampas então nem se fala.

Por isto que eu afirmei, meu produto é estampa, as empresas conseguem obter um diferencial apenas variando suas estampas entre os modelos. Não precisa contratar costureiras para fazer costuras especificas ou comprar maquinário. Apenas aumente a diversidade de estampas.

Lembre-se, muitas empresas trabalham neste nicho da estampa. Na verdade, a estampa é o diferencial de incontáveis empresas que a utilizam para se manter líder no mercado. Não há nada de errado nisso, porém podemos usar a nosso favor.

E como fazemos isto? Aumentando nossas quantidades de estampas. Não exatamente colocando mais estampas nas nossas peças, porém variando mais as estampas que colocamos.

Acho legal ainda colocar aqui que este artigo diz respeito tanto as empresas que atuam nas quatro estações do ano (Outono, primavera, verão e inverno) como também as empresas que trabalham com fast-fashion e lançam novas coleções a cada 15 dias.

Minha sugestão para vocês, usem a estampa a seu favor, ela faz uma diferença gigantesca lá na frente com o cliente final e isto que irá te levar rumo ao sucesso.

Por isso que eu digo, meu produto é estampa. O público no geral não está preocupado com o bordado artesanal ou com o bordado de máquina, muito menos a costura, eles vão até sua peça pelos detalhes estáticos. E um dos detalhes que mais chamam atenção deste público é a estampa.

 

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Atenção,Cliente,Coleções,Comercial,Corte,Costura,Costureira,Diferencial,Diversidade,Empresa,Estampa,Logística,Lojas,Maquinário,Mercado,Modelos,Presença,Produto,Público,Reflexão,Swot,Variedade,Vendas
Related Post :
Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?