Meus amigos, estou neste mercado a vários anos, mais de 20 anos na verdade, mas me ocorreu um questionamento estes dias e queria compartilhar com vocês. Afinal, qual a melhor costureira para sua confecção?
Participem, coloque nos comentários a sua resposta antes de ver o artigo, acho muito legal quando temos essas interações.
Vamos trocar uma ideia sobre este tema e vou passar a minha opinião sobre o assunto ao longo destes últimos anos.
Esta conversa é para todos vocês, líderes, empreendedores, gerentes, profissionais da indústria de confecção e claro costureiras também.
Eu sempre defendo que o profissional de costura é a fundação de uma empresa de confecção de roupas. Em cada estado tem sua peculiaridade e seus costumes de produção.
Existem indústrias, principalmente as de jeans, que há mais homens na costura, devido ao maquinário utilizado. Em outras é mais comum ter mulheres como costureiras.
Para este assunto estou sempre me referindo ao profissional da costura, não me prendendo a homem ou mulher, ok?
Como trabalhar na costura e ter Melhor Costureira Para Sua Confecção ?
Primeiro e mais importante, trabalhar com método. Sempre que você for falar de costura tem que se lembrar que não pode ter variações entre o trabalho de uma pessoa e outra.
Ter uma metodologia consolidada para sua produção é importante por conta disso. Dessa maneira, independente de quem está produzindo, os produtos sairão iguais.
Outro “pecado” que vejo muito na costura é o adiantar operações.
Vamos usar uma camisaria como exemplo. Vamos supor que você decide adiantar a gola, deixe 3 dias produzindo só as golas do das camisas do pedido em questão.
Ao término deste período você vai ter só um monte de golas e nenhuma camisa pronta. Você não adiantou nada, apenas vai ficar com um estoque gigante de golas enquanto tem que produzir as camisas da mesma forma.
Melhor profissional de costura
Não tem conversa quando se fala em costureira. Sempre temos que buscar profissionais polivalentes ou desenvolver os colaboradores que temos para que estes virem polivalentes também.
E ser polivalente é trabalhar no mínimo em duas máquinas, mas quantas mais você dominar melhor.
Outra questão importante é a remuneração, nem sempre o salário consegue atender as necessidades destes profissionais, devido a impostos e taxas que os empreendedores precisam pagar.
Mas para facilitar este processo existe a famosa participação dos lucros, um recurso que acho ótimo para valorizar seu profissional.
Fuja dos profissionais que vivem no tempo do ista, os overloquistas, retista etc. Especialistas não tem mais espaço no nosso mercado. Você precisa de profissionais flexíveis.
Busque usar aparelhos em sua produção. Muitas vezes 3 ou 4 operações podem ser resumidas em uma única com a ajuda do aparelho.
Outro ponto a se atentar durante a costura é caso seu profissional está parando muito para avaliar e alterar na tesoura.
Isso significa que algo veio errado para ela, necessitando avaliar o processo lá atrás e corrigir isso.
Estimule suas costureiras a apontarem suas preocupações, sempre avisem se a peça recebida não estiver com pique, com bitola etc.
Quando a costureira perde muito tempo existe duas opções. Ou ela não tem experiência naquela máquina/operação, ou não veio piques e bitolas daquela peça, demarcando onde ela precisa costurar.
Divisão de lucros para a(s) Melhor(s) Costureira Para Sua Confecção
Já falei anteriormente, mas gosto muito de frisar este ponto. É incrível quando seus profissionais sentem que fazem parte. Que a vitória da empresa é a vitória deles também.
Por este motivo que você precisa dividir os lucros com seus funcionários. Eles batalharam para que você obtivesse estes lucros, então faça os se sentirem parte disso.
Assim seus profissionais vão ficar felizes, se sentirão valorizados e vão trabalhar para você sempre motivados. Não vai ser aquela obrigação do tipo “Aff tenho que ir trabalhar”.
Em outras palavras, com essa e outras ações que você pode fazer, aos poucos seus profissionais seus profissionais vão vestindo a camisa da empresa.
Trabalhando com modelagem
Agora para as costureiras e costureiros que estão lendo aqui. Aprenda a entender a modelagem para te ajudar na costura. Não precisa virar modelista, mas você vai sem dúvida ser um facilitador para sua empresa.
Atenção aos detalhes
Costureiras, vocês também precisam sempre mostrar sua voz, falem os problemas que estão impactando durante a produção. O que pode ser melhorado na estrutura que irá facilitar para vocês.
Um exemplo para vocês é a iluminação. Está tão comum ter uma iluminação precária nas confecções que as máquinas estão vindo com luz também, para facilitar para a costureira.
Informe, avise que a iluminação não está adequada, apesar de não ser algo que será melhorado do dia para a noite, é importante que seus líderes estejam já fazendo um projeto de iluminação e planejando como será implantado para melhorar a situação de vocês.
Enfim, para responder aquela questão do início, qual a melhor costureira para sua confecção, minha resposta é essa.
Pare de trabalhar com a tesoura, utilize método em suas costuras, trabalhe em ao menos duas máquinas, sendo assim polivalente e fale sempre quais problemas vem enfrentando que podem ser facilitados pelos seus líderes.
Essa é a costureira que eu aconselho que vocês tenham em suas confecções e se você é costureira, trabalhe em você mesma para alcançar estes parâmetros. Realmente fará a diferença de ouro e o mercado vai te esperar de braços abertos.