Fiz um bate papo gravado esses dias com a Márcia Pedro, uma profissional de consultoria assim como eu que tem mais de 35 anos de experiência no mercado. Vim trazer essa nossa conversa para vocês de forma a gerar insights valiosos e conhecimentos que possam ajudar vocês a crescerem no ramo. Entrevista,bate papo entre Márcia Pedro e Dr Gestão.
Para vocês conhecerem um pouco mais da Márcia, ela trabalha com implantação de produção enxuta – Lean Manufacturing e é especialista em Gestão Industrial no segmento vestuário, certificação de qualidade ISO 9000, mais de 10 anos de docência e especialista técnica onde atuou no SENAI Francisco Matarazzo em São Paulo.
Também é formada em administração de empresas com ênfase em negócios, especialização em administração industrial, pela Vanzolini – US, MBA em gestão industrial –FGV, especialista em engenharia de produção, lean manufacturing, certificado green belt internacional, especialista em psicologia positiva e Neurociências e Neuroliderança.
Acho que já deu para entender que ela é realmente experiente no que ela trabalha né? Ainda tinha mais coisas do currículo dela, mas deixei apenas o principal aqui para não ficarmos só copiando texto. Quero falar dos insights o quanto antes.
Então vamos para as principais informações, pois, não posso estender tanto o artigo para conseguir colocar nossa conversa inteira, então vou resumir um pouco e colocar apenas algumas das pautas. Caso tenha interesse na conversa completa, deixei a versão total no meu youtube.
Márcia Pedro e Dr Gestão – Ficha Técnica
É inacreditável meus leitores, porém ainda hoje é possível encontrar muitas empresas que não possuem ficha técnica, portanto, elas não seguem um padrão de produção. Caso você já possua ficha técnica dos produtos saiba que sua empresa é na verdade a exceção.
A Márcia comentando sobre isso deu um exemplo muito bom, ela disse que na ficha técnica você tem a descrição dos materiais, a estrutura do produto, os consumos de matéria prima para que seja feita a produção. Algumas das informações que precisam estar na ficha técnica.
Ou seja, meus leitores, estamos basicamente dizendo que a ficha técnica é a receita do bolo, ela traz todas as informações que você precisa para fazer seu produto, seguindo a analogia do bolo, com ingredientes, tempo de preparo, método de mistura etc. Precisam ter informações necessárias para facilitar na produção.
E as vezes a empresa até tem ficha técnica, mas não está completa, muitas vezes as fichas não possuem tabela de medidas. Veja meu leitor, a ficha técnica é a certidão de nascimento do produto, onde está listada todas as informações do produto.
Márcia Pedro e Dr Gestão – Receita
Meu leitor, você se arriscaria a fazer um bolo sem seguir nenhuma receita? Ir tudo no achometro? Veja bem, não estou me referindo a fazer seguindo uma receita de cabeça.
Estou falando em fazer do zero mesmo, então você coloca quantos ovos acha que tem que ser, quanto de farinha, de fermento etc. Deixa no forno um tempo aleatório.
Acredito eu que o resultado vai ser ruim, não é? Pois bem, produzir um produto sem ficha técnica é a mesma coisa, cada lote vai sair diferente um do outro, com tamanhos diferentes, usando materiais diferentes e com qualidade diferente.
Não existe este cenário, meu leitor, não existe. É inconcebível um cenário que uma indústria faça o seu dia a dia sem um planejamento.
Quando encontro empresas que fazem as coisas sem planejar, sem ficha técnica sem nada, ou seja, contrariando as maiores regras de mercado, eu logo digo, é completamente inconcebível.
Não estou torcendo pelo azar dessas empresas, porém elas estão se expondo a riscos imensos, problemas de qualidade, processo, matéria prima etc.
A empresa basicamente existe dentro da cabeça dos funcionários, se eles forem embora por qualquer motivo acaba a empresa. Fim dos processos, fim dos parâmetros construídos, da qualidade, das entregas.
Márcia Pedro e Dr Gestão – Guia contra Erros
Basicamente a Márcia Pedro nos apresentou detalhadamente a ficha técnica como um guia para evitar erros.
Uma falha muito grande dentro do processo é quando durante a construção da ficha técnica não se utiliza uma engenharia de produto e de processo.
Ou seja, você constrói a ficha técnica com um pensamento mais superficial, sem analisar aspectos mais profundos da coisa.
Na percepção da Márcia, o produto deve nascer já considerando as máquinas e equipamentos, tipo de agulha, tipo de tecido, descanso do tecido, pontos necessários. Todas essas informações devem estar presentes na ficha do produto durante este nascimento.
Com este documento você consegue garantir um melhor produto, com melhor qualidade e menos retrabalho. É extremamente importante para todas as indústrias de confecção.
A maioria delas não tem ou ainda tem uma versão incompleta, sem quaisquer informações de estruturação, processo de fabricação etc.
Especialização
Ao longo da conversa com a Márcia Pedro compreendi quanto de experiência ela possui, tendo domínio sobre todos os assuntos que falamos e se posicionando com propriedade.
Quando ela dava exemplos, eram de casos reais que ela presenciou, de situações que ela precisou lidar ao longo da carreira.
Foi uma conversa realmente importante para mim, me ajudou a esclarecer vários aspectos do trabalho e o quanto a consultoria dela deve ser impactante para as empresas.
Eu trouxe só uma partezinha da nossa conversa aqui para não ficar muito grande, mas conversamos por mais de 20 minutos e deixei a versão editada lá nas minhas redes. Confira lá que você não vai se arrepender.