Gravei uma conversa minha com o Marco Aurélio, profissional da área do corte, também conhecido como Marcão Cortador. Como é um tema que vocês pedem muito, resolvi trazer este conteúdo aqui no artigo e postar minha conversa com ele nas redes sociais, assim conseguimos trazer novidades para muitas pessoas.
Marcão já possui 10 anos de experiência como cortador e começou sua experiência como auxiliar de corte, realmente engatinhando na carreira no departamento, aprendendo um pouco a cada dia e crescendo com as experiências adquiridas.
A vida é um aprendizado pessoal, eu posto esses conteúdos para que vocês aprendam comigo e em contrapartida eu aprendo com vocês também, com cada dúvida, sugestão e contato que vocês fazem.
A conversa com o Marcão foi uma conversa voltada para o aprendizado de ambos, ele me explicou vários conceitos do corte pelo lado do cortador que eu, ocupando o cargo de gestor, não conseguia ver. E isso vale ouro meus leitores.
Marcão começou sem nem ao menos conhecer o setor, até brincou que falaram que ele ia enfestar e ele ficou sem entender o que era para ele fazer. Então começou bem cru mesmo na área. Sua subida foi com muito esforço, perseverança e claro, estar sempre perguntando aos outros com mais experiência.
Marcão Cortador – Experiência
Marcão já trabalhou em várias empresas e com vários tipos de tecido, inclusive malha e jeans. Uma experiência ampla que faz toda a diferença para os conhecimentos do profissional.
Para Marcão, o corte precisa avaliar o produto que vem para ele e de que forma tem que sair após a operação do setor do PCP.
Precisa ocorrer um processo bem correto no corte, caso contrário ele vai danificar todo o restante do processo, impedindo que sua costura consiga resultados satisfatórios. Ou seja, uma etapa bem no começo do processo afeta a qualidade inteira da produção. Fazer o check in. Peça piloto, ordem de corte, bitolas, peça piloto, ficha técnica e conferência do encaixe do corte.
Seu corte é uma das áreas mais importantes da confecção e você precisa manter o padrão de qualidade independente de ser tecido corrido, estampado, xadrez ou listrado. Cada um desses tecidos tem uma diferença de tempo e um bom cortador vai conseguir lidar com todos eles.
Um profissional com baixa expertise não consegue cortar o listrado por exemplo sem perder o casamento das listras no produto. Isso é algo que divide os profissionais que sabem fazer dos que ainda não sabem, além de exigir um foco muito grande durante o corte.
Marcão Cortador – Eficiência
Corte é uma sequência de operações, enfestar, encaixe automatizado e manual, corte e separação. Esse é o ciclo do corte, se sua empresa não está fazendo isso, então seu corte não está funcionando.
Mesas com vários enfestos não significa que o corte está bombando. Para você ter um corte eficiente e bombando na sua empresa precisa que esteja saindo lotes cortados, separados em lotes com todos os aviamentos, ficha técnica e peça piloto diretamente para a costura, para que seu processo continue até o final.
O corte é o setor de transformação da matéria prima para a roupa. É o que divide o antes do depois do corte.
Porém essa transformação só pode ser feita com as informações corretas, caso contrário você perderá toda a eficiência e qualidade do seu corte e por consequência da sua produção inteira.
Essa informação que é passada para o corte é passada pela peça piloto e pela modelagem. Logo após a chegada o setor de corte vai fazer o enfesto com o encaixe das partes componentes na mesa de corte para iniciar o processo de corte.
E claro, se a modelagem e peça piloto for montada errada vai vir ruim e vai impactar completamente o seu corte e toda a produção. O Marcão faz a conferência antes do risco, verificando tudo de acordo com a peça piloto, que é a peça embrião da sua produção, tudo que será costurado e produzido será igual a peça piloto.
Conclusão
O Cortador precisa estar atento, é um trabalho de foco. Qualquer erro vai impactar todo o lote e diversas vezes pode inutilizar aquela produção.
Um bom cortador se atenta a tudo isso, usa checklists para conferir a peça antes de realizar o corte, analisa a peça piloto, a modelagem e só então preparar o enfesto para o corte. É um trabalho delicado meus leitores, mas o resultado de um bom corte faz toda a diferença na produção.
Caso você tenha interesse na conversa completa, coloquei o vídeo nas minhas redes sociais meu leitor. Confira lá. Aqui separei os principais pontos, porém a conversa tem mais de 30 minutos e falamos sobre vários temas.
Qualquer dúvida que tiverem para perguntar para o Carlão me mandem que eu encaminharei a questão para ele.