Caramba!! Mais um artigo quentinho, acabou de sair do forno!! E o assunto que vou falar é extremamente vital para você. Vou ensinar toda a metodologia para você aplicar agora mesmo aí na frente do computador. Vai aprender o que é Mapa de Polivalência.
Antes de começar o artigo gostaria de compartilhar com vocês uma grande vitória. Meu canal do Youtube atingiu 6 mil inscritos, graças a vocês!! Obrigado por todo o apoio que vocês vêm me dando e por toda a atenção que tenho de vocês. Cada video, artigo e reunião foi uma conquista nestes últimos anos e me sinto muito grato por mais esta vitória em minha vida.
Pois bem, vamos ao artigo que ele está incrível!! Você vai se interessar muito por minhas palavras hoje, leitor.
O assunto é mapa de polivalência, mas calma. Eu sei que já falei sobre polivalência uma série de vezes e que tornar uma profissional especialista em uma polivalente exige tempo, dedicação e recursos que muitas vezes não temos.
Hoje vou falar sobre este mapa de polivalência e garanto que você estará colocando em prática ainda hoje na sua facção ou ao menos estará pensando sobre como fazer para descobrir o grau de polivalência de cada funcionário que você tem.
O que é ser polivalente?
Vamos lá, esta deve ser a definição mais importante para se ter em mente na hora de contratar uma costureira, então grave estas palavras na sua mente: “Uma costureira polivalente é uma costureira que consegue trabalhar com alta eficiência em mais de uma máquina”.
Acho que esta definição está adequada, apesar de a verdadeira definição ser um pouco mais amplo e complexo, a simplicidade muitas vezes nos mostra bem a situação. Se formos bem rígidos, uma costureira polivalente teria que ter uma alta eficiência em 3 ou mais máquinas, porém já podemos considerar um certo nível de polivalência com 2.
Ter um profissional polivalente é sempre muito útil, não se esqueça. Ele permite que você flexibilize sua produção quando a demanda de serviços exigir tal ação. Este profissional também tem uma produtividade acima da produtividade média dos demais funcionários, garantindo a ele uma posição de líder mais facilmente devido também aos seus conhecimentos e experiências.
Apesar de eu falar muito de polivalência na costura, ela também existe em outros setores do mercado, tal como o corte. Por que não poderia ter polivalência no corte da sua confecção? Seria simples, bastaria o funcionário que corta saber enfestar por exemplo.
Sempre que possível faça uso dos indicadores de desempenho, eles são facilitadores para você medir o seu progresso ao longo da jornada e tomar as devidas precauções para que atinja seu objetivo. É graças a estes indicadores que as grandes empresas conseguem corrigir os pequenos erros antes da empresa toda entrar em colapso por conta deles.
Mapa de Polivalência
Este mapa é feito no excel e serve para você controlar quem ou mesmo que setor tem funcionários polivalentes.
A tabela é bem simples, vamos lá:
- Na primeira coluna do excel você irá colocar o nome dos funcionários, eu gosto de colocar em ordem alfabética ou em ordem de contratação. Simplificar para viver.
- Faça uma legenda especial, coloque como numeração 1 a expressão “Desconhece o uso da máquina”, na numeração 2 coloque como aquele profissional que tem uma eficiência de até 60% na utilização da máquina.
- Na legenda de número 3 será exclusiva para funcionários que tiveram uma eficiência acima de 60% na utilização da máquina. Significa que ela tem um domínio bom no funcionamento do aparelho além de já ter certa experiencia.
A seguir você deverá colocar várias colunas, cada coluna contendo uma máquina diferente. Agora temos uma planilha de funcionários por máquinas. A partir de agora é só preencher esta planilha que o mapa de polivalência estará pronto.
É importante ressaltar que você deverá fazer a verificação de cada costureira para cada máquina de tempos em tempos, uma etapa um pouco chatinha, mas que é necessária. Eu costumo aconselhar de se fazer uma avaliação destas a cada 3 meses, porém o ideal seria que fosse feita todos os dias da semana.
Para se fazer a avaliação dos funcionários é necessário testes. Normalmente se determina um prazo e uma meta, no nosso caso não foi deixado prazo e a meta estipulada atual é de que cada operário deve salvar ao menos uma máquina.
Para saber a eficiência da costureira ao longo do corte é feito o seguinte teste:
Pegue 100 peças e solicite que a funcionária faça as 100 em 1 hora sem interrupções. Apenas trabalho contínuo!! Após o período é calculado a eficiência com base em quantas peças a costureira fez neste período. Atenção que neste período ela estará sendo avaliada apenas na máquina que ela utilizar, se quiser avaliar ela em outras máquinas terá que dar mais 100 peças para ela fazer na outra máquina.
A planilha deverá estar com uma cara assim:
E para você não pensar que as porcentagens são todas aleatórias, 80% é realmente a porcentagem que se considera as especialistas. Acima disto apenas as melhores das melhores, aqueles que dominam as máquinas melhor do que qualquer outro.
Existe outra metodologia para fazer este mapa de polivalência, ao invés de preencher com números podemos preencher com cores das quais nós houvermos escolhido.
A função deste quadro é determinar quem sabe das máquinas e quem não sabe. Não, há necessidade de conta alguma, quer dizer, excluindo o cálculo do cronometro no inicio não há mais cálculos. Só analise.
E então? Fácil? Difícil? Que tal tentar ir agora aplicar esta planilha na sua confecção? Apenas peço que depois me de um retorno com seu feedback, me dizendo o que você achou.