Como anda a sua logística? Sua qualidade tem sido impactada? Tem algum tema de logística que você sente que é insuficiente e seus clientes que sofrem os resultados? Para te ajudar com essas e outras perguntas trouxe o Marcelo Rego para nos explicar sobre logística para varejo de moda.
Antes de começar a falar sobre o assunto, preciso apresentar quem é o Marcelo Rego e por que trouxe ele para falar sobre logística. Gravamos um vídeo juntos e estou agora escrevendo um artigo dos principais pontos deste vídeo.
Marcelo é formado em ciências contábeis e atua no mercado de varejo de moda a mais de 20 anos. Especializado em logística empresarial e atua sempre alavancando as empresas na área de logística das empresas.
Em toda a sua experiência o Marcelo entendeu que o profissional de logística precisa ter uma visão holística do processo como um todo de cada uma das empresas que trabalhou.
Para ele, não é a empresa de moda que tem que se adaptar ao departamento logístico, mas sim seu setor logístico que tem que adaptar ao cenário complexo que encontramos na indústria de varejo de moda.
Por este motivo que temos hoje a logística para varejo de moda, uma mentalidade focada em agregar valor e gerar transformação. Desta forma a organização é um dos pilares chave para que os resultados sejam obtidos.
O empreendedor, dono da fábrica, tem uma mentalidade mais de business, com uma visão de negócio muito forte, porém muitas vezes ele anda mais lentamente porque ele tem uma retaguarda que é mais lenta também, devido à falta de organização.
Logística para Varejo de Moda – Dia a dia
O profissional da logística entra muito bem em um ambiente que precisa organizar os processos. A indústria da confecção segue uma tendência muito comum que encaixa perfeitamente com este profissional.
Muitas vezes a indústria cresce numa velocidade impressionante, de tal forma que os processos ficam para trás, obsoletos para que a empresa consiga atender aos novos níveis que ela foi atingindo.
O dia a dia do profissional de logística, e o Marcelo se inclui neste cenário, faz muito uso de Lean Manufacturing, mantendo-se focado em organização e melhoria contínua durante todo o mês de trabalho.
Não existe uma receita de bolo que atende a todas as empresas, então é de responsabilidade do profissional de logística fazer a adaptação das estratégias e teorias para o cenário que a empresa se encontra.
Muitos caminhos podem ser encurtados usando organização, ferramentas de otimização de processos entre outros.
Dicas Matadoras
A primeira dica matadora que o Marcelo passou quando eu o questionei foi sobre as pessoas. Mais especificamente escolher bem as pessoas que vão trabalhar com você. Essa pessoa precisa ser escolhida muito bem e precisa ter uma liderança bem-preparada para gerenciar esta pessoa, entendendo as habilidades daquele profissional para executar aquela tarefa.
A segunda dica eu achei particularmente interessante. Escolha com sabedoria as ferramentas que são adequadas ao seu modelo de negócio. Não adianta ter uma ferramenta de 1 milhão de reais que você usará 1% dela.
Inclusive o exemplo que o Marcelo deu foi de pessoas que compram um boeing quando um teco-teco serviria até demais.
Já a terceira dica, após ter escolhido muito bem as pessoas e a ferramenta certa que será usada, entramos em processos. A dica aqui é você desenhar muito bem os processos da sua empresa.
Para isso use a tecnologia ao seu favor. Existem muitas ferramentas que podem auxiliá-lo neste desenvolvimento de novos processos. Você precisa tirar o processo macarrão do seu chão de fábrica. O processo deve ser o mais fluido e rápido possível.
Logística para Varejo de Moda – Custos
O custo de transporte é 63% do custo logístico de qualquer operação, seja ela pequena, média ou grande. É realmente muita coisa.
No orçamento anual você vê este número de custo destinado ao transporte e é algo gigantesco. Um profissional de logística precisa cuidar muito bem dos seus custos logísticos.
Já vi empresas com ferramentas, com frotas próprias, com parcerias, tudo por conta deste zelo maior com os custos logísticos que podem inviabilizar totalmente sua produção se não forem bem observados.
As vezes nem vale a pena você custear o transporte porque seu profissional de logística não fez uma boa negociação. Então você precisa delimitar uma margem máxima para uso em logística e precisa monitorar para ter certeza de que está se mantendo dentro desta margem.
Já vi muitas empresas que vão perceber a enrascada que estão, após muitos pedidos que estavam saindo no prejuízo. E isso ocorreu basicamente com o frete consumindo toda sua margem logística.
Empresas podem quebrar se não houver uma boa negociação de frete. Para isso, faça uso dos seus profissionais, faça uso da concorrência, alterne fornecedores de mês para mês, de forma que você consiga sempre os menores valores.
É um assunto que precisa estar sempre em cima da mesa para não ser esquecido. Todo mundo quer ver a operação rodando e acabam por deixar este tema de lado até que a coisa complique.