O conteúdo de hoje eu tenho muito apreço e carinho, é uma das minhas especialidades. Sim, falaremos hoje de logística e estoques, parceiros para a vida. São assuntos irmãos, um sempre acompanhando o outro. E claro ter um estoque bem montado.
Fique comigo ao longo deste texto que eu tenho certeza de que você irá gostar da minha abordagem e vai aprender um pouquinho para ser cada vez melhor. Meu objetivo aqui é que você conheça mais do mercado e entenda mais tanto sobre a teoria quanto sobre a prática.
Mas antes de iniciarmos, você acha que a logística e estoque são dois assuntos importantes? Concorda comigo que eles são parceiros para toda a vida? Discorda? Comente aqui embaixo para que eu saiba sua opinião. Para mim será extremamente esclarecedor saber um pouco mais do seu ponto de vista.
Agora quero animação e empolgação com este artigo que vai literalmente dar um upgrade na sua carreira. Sério está muito legal e instrutivo.
Vamos começar falando de modal. Entenda bem, sempre que falamos de modal estamos nos referindo a custo de frete. Sim, custo de frete mesmo!! A melhor maneira de reduzir este custo de frente vai depender de onde sua empresa está localizada e qual será a forma que o cliente aceitará para a remessa do produto.
Via de regra temos alguns tipos distintos de modal, mas eles sempre estão relacionados a 3 tipos. Aéreo, Marítimo e terrestre. Ai cada um desses possui suas próprias características e perfil de custos.
O segundo assunto a ser tratado é sobre custos versus benefícios. Basicamente estou dizendo qual será o benefício para seu cliente e para sua empresa. Acredite se quiser, é muito comum gerar dúvidas e mais dúvidas antes mesmo de saber o que o cliente quer.
Você trabalha com produtos, trabalha com ERP, onde você faz inputs dos produtos para que você tenha um estoque de verdade, não apenas um espaço físico. Precisará ter endereçamento, inputs e ser muito bem trabalhado e estruturado.
Algumas pessoas utilizam o próprio excel para controle de estoques, porém eu aconselho que você utilize um ERP próprio para este tipo de controle. Ele permite uma velocidade muito maior nessas informações.
Mas cuidado, você também precisa ter o endereçamento dos seus produtos da sua empresa. Todos os dados de localização deste produto imputados no seu software, assim como a quantidade deste produto que você tem em estoque. Isso te dará muita assertividade.
Lembrando que nosso assunto aqui é logística e estoques, parceiros para vida, então esta parte de endereçamento e ERP está incluída dentro do assunto estoques.
Na verdade, o estoque são produtos ou materiais que estão preparados fisicamente para entrar na produção ou ir direto pro cliente final. Esta é a concepção de estoque que eu, Dr Gestão, utilizo.
E sobre logística, o que você sabe sobre esse assunto importantíssimo? Eu tenho uma definição ótima para você anotar ai e ter sempre à mão.
“Logística é o ramo da gestão de cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem”.
Veja bem, é um conceito muito diferente do que o mercado imagina, mas esta é a real definição de logística e note que sua importância é simplesmente imensa para nosso setor de confecção e moda.
Sendo que a circulação desses materiais pode ser feita pela terra, pelo ar e pelo mar como já expliquei acima.
Eu dei uma pincelada nesse assunto de custo x benefício, estoques e logística, parceiros para toda a vida. Tem muito mais conteúdo por ai na internet, caso você tenha se interessado aconselho que se aprofunde mais no tema.
Minha ideia aqui era te dar uma ideia geral do assunto, para que você tenha um norte sobre o assunto e adquira a curiosidade para ir pesquisar mais, ou ao menos conversar um pouco comigo nos comentários ou pelo whatsapp. Afinal, como eu sempre digo, teve dúvida? Me chama no whatsapp que eu te ajudo.
Resumindo, lembre-se que estoque não se resume a um espaço físico, precisa ter prateleiras, endereçamento, alguma forma de controle através de software e etc.
Vale lembrar que aqui também é valido a ideia de se trabalhar com estoque mínimo, médio e máximo. São ideias simples que fazem uma enorme diferença ao longo dos anos. Adquiri estes conhecimentos nos meus anos de experiência prestando consultorias no mercado e posso afirmar com confiança sobre a eficácia de se ter um controle correto do seu estoque.
E repetindo o que falei sobre a logística, “Logística é o ramo da gestão de cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem”. É uma definição, você encontrará outras se pesquisar no google, porém esta é a que mais se encaixa ao conceito dela, para mim é claro.
Enfim, este foi o conteúdo sobre logística e estoques, parceiros para vida.