Líder- Encarregado-Gerente- Dr Gestão

Líder- Encarregado-Gerente. Essas três funções tem seu propósito e nesse artigo explico cada uma delas com muito detalhes. Conteúdo do Dr Gestão

Opa ótima sexta feira para você, meu leitor, tudo bem? Como foi seu mês de junho? Recheado de vitórias e conquistas ou você apanhou um pouco? Independente da sua resposta, eu Dr Gestão desejo que o mês de julho seja diferente, se o seu mês de junho foi bom, então eu quero que o mês seguinte seja espetacular, se você passou apertos e dificuldades eu quero que você experimente uma abundância sem igual.

Para contribuir com este futuro promissor que eu lhe desejei vou compartilhar um conteúdo muito interessante que estive em contato nestes meus 20 anos de experiência. Muito do que vou dizer está presente em livros, porém grande parte também foi obtida através da minha experiência de campo.

Ao longo da minha vida como Dr Gestão eu observei muitos encarregados, líderes e gerentes. Consegui identificar características que estavam presentes nos bons encarregados, nos grandes líderes e nos gerentes mais eficientes. Também estive em contato com padrões comportamentais que prejudicavam o desenvolvimento destes profissionais e das empresas que estes trabalhavam.

Agora, muitos de vocês possivelmente estão com a pulga atrás da orelha, vocês tinham conhecimento que líderes, encarregados e gerentes constituem cargos diferentes voltados para funções diferentes? Pois bem, são diferentes sim e nós vamos aprender o que define cada um assim como suas funções.

Encarregado

         Esse nome encarregado é um pouco pesado, mas representa bem o profissional. Basicamente o encarregado é o cara que está informado de todas as coisas ao redor dele, porém ele vive literalmente carregando as coisas. Este profissional não possui um perfil de liderança, no geral ele sempre está enrolado e só ele entende a confusão do trabalho dele.

Mas ele é um funcionário estratégico, você nomeia o encarregado para resolver um problema crônico de sua empresa. Por exemplo, na sua empresa está tendo muitos problemas com gargalo, sempre no mesmo processo acaba acumulando peças. Acredite, nomeie um encarregado totalmente destinado a garantir que este problema não ocorra.

Um outro exemplo que gosto de usar é o do recebimento de matéria prima. É comum ocorrer o problema de atrasos no prazo de recebimento do material. O fornecedor inventa uma dezena de desculpas sobre isto, diz que não irá se repetir, porém não adianta, na entrega seguinte acontece de novo. Colocando um encarregado para cuidar disto, se ele for um bom profissional, não haverá mais este problema.

Resumindo então, o encarregado é o cara extremamente eficiente, porém toda esta eficiência é voltada para um problema chave. Ele pode até se enrolar todo, porém o problema ele resolveu.

Agora vamos falar do próximo profissional.

Líder

         Vamos falar sobre o líder e sua lendária liderança. Para isto eu não poderia deixar de falar sobre um livro que estou lendo, Líder de mudança e grupo operativo, muito bom por sinal. Eu recomendo para seu desenvolvimento pessoal.

E claro, não poderia esquecer de Bernadinho e seu livro, transformando suor em ouro. Bernadinho explora muito sobre o perfil do líder, o seu comportamento e a forma como lida com os problemas. Para vocês terem uma ideia, o Bernadinho pegou jogadores em nenhum grande destaque profissional na quadra e conseguiu lapidá-los até que se tornassem grandes estrelas do esporte.

O profissional de liderança está sempre ocupado na programação e no planejamento, porém sempre mantêm sua atenção no grupo que lidera. Ele está sempre buscando entender e ajudar sua equipe. Eu fui agraciado e percebi que ao longo da minha carreira eu tinha o dom de liderar. E ai criei esse personagem que chamo de Dr Gestão.

Gosto de falar que liderança não se impõe, se conquista. Você não vai encontrar um verdadeiro líder gritando e desrespeitando seus liderados, muito pelo contrário, os melhores líderes são aqueles que criam um vínculo de respeito tão grande que eles não precisam ordenar nada, simplesmente pedir.

A equipe não vê o líder como uma figura autoritária que quer apenas lucro e resultados, mas sim como um membro da equipe que se preocupa com todos e sempre está mantendo o equilíbrio. A própria equipe passa a autoridade para esta pessoa.

Um líder realmente bom também está ciente dos problemas internos da sua equipe, as vezes algum funcionário está com uma mãe doente, um marido ou esposa com algum problema de saúde e o líder está sempre procurando ajudar este funcionário.

A grande verdade é que o líder que dá o reconhecimento para os funcionários. O encarregado está cuidando dos problemas e o gerente, como veremos a seguir, está cuidando dos processos. Cabe ao líder mostrar aos seus funcionários como eles são valorizados por toda a organização. Sempre que posso eu Dr Gestão procuro trazer deixar você bem informado.

Não é raro um líder mudar toda a história de uma empresa apenas com seu modo de lidar com os colaboradores.

Gerente

         Por fim, porém não menos importante é claro, temos o gerente. O profissional que ocupa um cargo de gerência precisa necessariamente ser diferenciado. Pensar fora da caixinha, ser organizado e se manter sempre atualizado de tudo que acontece tanto dentro da empresa como fora.

Ele é responsável por todo o setor de custos, de planejamento e das metas que precisam ser batidas. Acompanha todos os processos, desde o recebimento da matéria prima até a entrega do produto na loja.

Logística? Este é seu homem. Você saberia me dizer com quem você fala para saber quanto a empresa precisa faturar para pagar os custos de serviço? Isso mesmo, é o gerente. O bom gerente não só comanda tudo isto como também sabe todas estas coisas da ponta da língua.

Os três profissionais se completam mutuamente. O encarregado cuida de muitas funções no macro, porém problemas da parte humana acabam fugindo do seu radar, não tem espaço para alocar a atenção necessária aos funcionários. O líder está aí para cuidar deste problema.

O encarregado lida com todos os processos, mas ele não pode ficar parado em um processo cuidando para que não ocorra mais gargalo. Não, sem ele a empresa para completamente. Por isso o gerente sempre está em movimento. Desta forma o encarregado é fundamental para o funcionamento da empresa, sem ele o time não estaria completo. Ele que mantem os buracos do navio tampados durante a viagem.

Em muitos casos o empreendedor que é dono da empresa deixa está sob o controle do gerente. Trata-se de muita responsabilidade, porém este profissional dá conta do recado. Ele precisa ter todo um conhecimento voltado para o planejamento e a logística que servirão de ferramentas para gerir o projeto, empresa ou o que seja.

Enfim, o que você achou destas três funções? Percebeu a diferença delas? O conteúdo que eu trouxe aqui é o fruto da união dos conhecimentos de diversos livros que li em conjunto com meus 20 anos de experiência neste ramo. Líder, encarregado e gerente. Praticamente estes são os três mosqueteiros de uma empresa e sem eles dificilmente a empresa consegue se desenvolver. Por isso sempre brinco nos meus videos. Fique ligado nos conteúdos do Dr Gestão.

E você? Concorda com as diferenças que coloquei para os três profissionais? Comente sua opinião, vou ter o maior prazer em ver seu ponto de vista e tenho certeza que o seu conhecimento vai ajudar a me desenvolver assim como o meu te ajudou. Legal tudo isso que estou vivendo. Abração do Dr Gestão.

 

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Empatia,Empreendedor,Empresa,Encarregado,Fornecedor,Funções,Gargalo,Gerente,Gestão,Indústria do Vestuário,Líder,Liderança,Logística,Lucro,Matéria-Prima,Obstáculos,Planejamento,Processos,Reconhecimento
Related Post :
Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?