Lei Maquila Empreender no Paraguai

Para quem quer empreender no Paraguai essa lei Maquila vai deixar várias vantagens para de fato apostar em outras terras.

       O conteúdo de hoje é destinado aos nossos empresários aventureiros, que não se limitam as fronteiras do nosso país. O artigo de hoje será sobre lei maquila para empreender no Paraguai.

Por que empreender no Paraguai? Os motivos são os mais diversos, tais como reduzir o custo, buscar condições mais favoráveis aos seus negócios, encontrar mão de obra mais barata ou até mesmo redução de taxas e impostos.

Tenho certeza de que o conteúdo de hoje é extremamente interessante e você vai gostar. Deixei bem separado para ficar de forma bem didática.

Apenas para vocês ficarem por dentro, eu desenvolvi um plano de negócio, acabei de finalizá-lo e resolvi fazer um artigo sobre este conteúdo, literalmente uma aula para vocês conhecerem mais do tema.

Então vamos lá, vamos entender melhor o que é essa lei Maquila.

Assim como no Brasil, as leis lá têm seus códigos numéricos e esta lei em específico é a 1064/47. Ela foi o regulamento 9585/00 e sua origem vem do órgão executor e regulador das indústrias maquiladoras do conselho nacional das indústrias maquiladoras e exportadoras.

Estes investimentos no Paraguai podem ser feitos por pessoa jurídica que esteja no Brasil ou subcontratante no próprio Paraguai. Quando digo investimentos estou me referindo a abertura de empresas neste país.

Quando você segue desta maneira, você pode realizar a reimportarão para o Brasil, ou seja, você brasileiro abre uma empresa no Paraguai, produz por lá e exporta seus produtos para o Brasil.

Nesta lei também é tratado sobre suspensão de tributos em relação a você importar matéria prima e maquinário do Brasil para o Paraguai.

Ou seja, você adquire um ótimo valor agregado, já que você consegue trazer os recursos do Brasil, produzir no Paraguai e em seguida exportar de volta para o Brasil.

Realmente é algo muito interessante para o empresário.

Outro ponto que eu acho extremamente interessante para esta lei é quanto ao fato de que não há valor mínimo e nem limite de capital para você ir para lá, sendo que este seu capital pode estar tanto nos bancos de lá como também em múltiplos bancos estrangeiros.

Agora existe uma regra vital para sua boa vizinhança no país. 40% dos bens ou serviços precisam ser do Paraguai para que esta relação seja positiva para ambos os lados. Caso contrário o Paraguai acabaria sendo explorado por nós brasileiros e essa lei logo iria ser revogada.

Esses benefícios vêm tanto da lei maquila quanto ao Mercosul.

Então o único requisito é realmente que você contrate os paraguaios e, caso necessário, capacite-os para trabalhar nas indústrias.

É um modelo bastante flexível, não precisa pagar FGTS nem contribuição sindical. Acho que este é um ponto que realmente brilha aos olhos dos empresários brasileiros.

O período de férias corresponde a 30 dias após 10 anos de contribuição remunerada.

Os custos de mão de obra majoritariamente estão ligados aos encargos trabalhistas. O salário-mínimo deles é de 2.192.839 guaranis que é a moeda deles lá.

Os encargos são de 30%. Para você ter uma métrica de comparação com o Brasil, aqui você pode ter encargos de até 100% do valor pago ao seu empregado. Isso varia bastante de acordo com alguns parâmetros adotados pelo governo brasileiro.

Outro grande benefício para o empresário: Não há qualquer imposto ou taxa que recaia sobre o processo de importação sobre a matéria prima, insumo, suprimento ou bem de capital.

Existe um imposto denominado IVA que é próprio do país que é aplicado sobre o valor agregado dos produtos. Este IVA pode ser recuperado por intermédio do crédito fiscal que é endossável e negociável.

As empresas maquiladoras estão isentas de qualquer taxa ou tributo sobre remessas ou dividendos do exterior. Outro benefício bem interessante para os empresários.

Além de todas essas vantagens, o tempo de abertura de uma empresa no Paraguai é de apenas 35 dias, os processos são realizados em um único lugar para facilitar e diminuir a burocracia.

Este local é o sistema unificado de abertura e encerramento de empresas (SUAEE) que é vinculado ao ministério da indústria e comércio.

Após esta apresentação sobre a famosa lei maquila para empreender no Paraguai, o que você acha de começar a pesquisar rumo a esta oportunidade?

Sério meu leitor, aqui não é preciso muito esforço não, apenas querer, se planejar e ir caminhando, 1 passo de cada vez. Pode ter certeza de que se você almejar ter uma empresa no exterior nada irá te parar.

Já vi que alguns de meus leitores colocam a língua como obstáculo, pois apenas falando português podem se complicar um pouco nessa empreitada.

Então digo para vocês. O espanhol é uma língua bem próxima do português, tem uma quantidade imensa de brasileiros vivendo no Paraguai e as línguas se misturaram bastante por conta disso. Tendo alguns conhecimentos na língua, que podem ser aprendidos em poucos meses, você estará pronto para ir para o Paraguai e abrir sua grande empresa de sucesso por lá.

Mas o que você está esperando? Vamos meu leitor, quanto antes você iniciar esta jornada antes você irá alcançar seu objetivo.

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Benefícios,confecção,Conhecimento,Crédito,Direitos,Empresas,Encargos,Estrangeiro,Exportação,Facilitadores,Importação,Indústria,Insumos,IVA,Mão de Obra,Mercosul,Métrica,Paraguai,Parâmetro,Processos,Produtos,Taxas
Related Post :

Deixe um comentário

Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?