Finalmente chegou sexta-feira, vocês nem imaginam como eu estava ansioso para postar este artigo. Acho que desde sexta-feira passada eu estava já pensando neste momento, o momento de eu compartilhar com vocês a segunda sacada empreendedora. Muito bacana essa dica aqui Investindo em Galpões.
Nem preciso dizer que está sacada é muito interessante e você vai gostar muito dela. Uma ideia que atua na flexibilidade e praticidade da sua confecção/facção de roupas. Graças a esta metodologia, milhares de empreendedores já tiraram os planos da gaveta e agora chegou a sua vez!
O assunto será dividido em 2 segmentos distintos, duas vertentes das quais você pode trabalhar. Claro que você se identificará mais com uma delas dependendo da sua condição financeira, porém com o tempo você poderá participar das duas.
Você se lembra da última sacada empreendedora? Eu falei sobre o aluguel e permuta de maquinário para a indústria da confecção/facção de roupas. A sacada e hoje é um tema similar, porém com uma abordagem e dimensão totalmente diferente.
Investimentos com galpões!
Mas como pode ser feito este investimento? Basicamente existem 2 formas, são elas:
- Alugando galpões para você instalar sua confecção de roupas;
- Construindo galpões e alugando para outras facções;
Você já deve ter percebido que a construção de um galpão, mesmo sendo uma construção mais simplificada, tem um certo custo financeiro. Posso dizer que um custo financeiro elevado de certo modo.
Não é todo empreendedor que pode arcar com este tipo de custo. Aliás!! A maioria dos empreendedores não pode fazer isto!! Mesmo que tenham o dinheiro para a construção, muitas vezes este é o fundo emergencial e eles não podem se dar ao luxo de gastar este fundo antes de iniciar as operações.
Nesta situação, é muito interessante você pensar na ideia de alugar um galpão ao invés de construir um. É verdade que alugar o galpão fará com que você tenha um custo mensal de aluguel que irá pesar no seu rendimento. Também é certo dizer que pagar este custo todo mês dificultará a compra ou construção do seu próprio galpão.
Porém o que você acha que vale mais a pena? Manter seu plano guardado até o momento ideal ou investir logo seu fundo e começar a ter rendimento? Lembre-se que rendimento, se bem investido, traz mais rendimentos e este ciclo forma um verdadeiro loop de prosperidade.
Alugar o galpão reduz o custo da construção do seu próprio. Aliás, anula este custo e o converte para um custo extremamente menor que deverá ser pago mês a mês.
Com isso você pode muito bem alugar um galpão e faccionar ou então fabricar lá o seu produto iniciando a sua marca antes do que o esperado. Independente do produto que você vá produzir, esta alternativa é muito viável.
No passado era muito comum as prefeituras, visando incentivar o surgimento de mais empregos na cidade, permitir privilégios para investidores que construíssem galpões próximos ou mesmo em cidades do interior dos estados. Entre estes privilégios havia a isenção de IPTU por prazos de até 5 anos!!
Claro, em troca as prefeituras exigiam que a mão de obra que fosse empregada viesse da cidade que permitiu os privilégios. Como em média demora de 90 a 120 dias para se treinar os funcionários para trabalhar com costura, o investidor poderia fazer os treinamentos simultaneamente à construção do galpão, de modo que ao término da construção seus funcionários já estivessem prontos para o serviço. Dando oportunidade de emprego para aquela cidade.
Atualmente, apesar destes privilégios não serem mais tão comuns, ainda assim vale muito a pena construir os galpões. Existe uma carência muito grande de galpões hoje em dia e o custo de construção é acima do valor que a maioria pode pagar.
Deste modo você tem o seguinte cenário:
- Poucos galpões disponíveis;
- Muita necessidade de novos galpões por parte da população que não tem dinheiro para construir;
- Possibilidade de alugar os galpões para este público e ter um retorno do valor investido em questão de alguns anos;
Acredite, é um cenário muito promissor. Construindo uns 2 a 3 galpões você vai conseguir só de aluguel uma quantia considerável e poderá investir este aluguel todos os meses em novos rendimentos.
Com uma rede de 12 galpões por exemplo você estaria recuperando o valor de construção de um galpão em um prazo de 5 meses!! Sim!! 5 meses você juntaria todo o dinheiro investido na construção de um galpão apenas com o aluguel dos outros 12.
Isso considerando que você cobre um aluguel 60 vezes menor ao valor de construção do galpão.
Você também pode conseguir os seus inquilinos dos galpões antes de se construir o empreendimento, desta maneira o cliente poderá fazer as alterações que ele desejar no layout do mesmo, evitando assim qualquer inconformidade com recebimento de matéria prima, corte e descanso dela.
E você? O que achou destas duas vertentes de ideias para investir na indústria da confecção e vestuário através de aluguel e construção de galpões? Acha que é furada? Acredita que pode dar certo? Deixe aqui seu comentário