Homem Versus Máquina

Homem Versus Máquina- Dr Gestão. Esse conteudo vai te ajudar a melhorar a sua PRODUTIVIDADE. É 0800 aproveite e coloque em prática.

         Vamos falar hoje sobre o famoso balanceamento, ou também conhecido como homem versus máquina. Um famoso assunto sobre eficiência que é conversado desde o começo do século 20, quando as máquinas começaram a entrar com verdadeira força na indústria, substituindo muitos cargos de pessoas em troca de eficiência.

Você vai entender essa ideia da qual eu coloco 4 operadoras, 3 na costura e 1 com operações manuais de costura e deixo elas trabalhando o dia inteiro. O foco aqui é manter uma eficiência de 80%.

Se você tem engenharia do produto na sua fábrica, provavelmente está acostumado com estes testes que buscam a melhoria da produtividade e de eficiência. Então eles medem a eficiência e começam a testar medidas que visam aumentar esse valor para outros cada vez mais altos.

Homem Versus Máquina – Cálculo da Eficiência

O cálculo da eficiência é padrão e já ensinei nos meus artigos, mas para facilitar, eu vou mostrar para vocês aqui novamente, assim colocamos todos na mesma página.

A conta é bem simples, você vai pegar a quantidade de minutos por dia e multiplicar pela eficiência, para o exemplo, vamos usar a de 80%.

Como nossa semana de trabalho tem 44 horas semanais, muitas empresas costumam usar o valor de 528 minutos como tempo de trabalho, assim descartam um tempo de pausas, intervalos etc.

Dessa forma, se dividirmos o 528 por 60 minutos temos que o dia de trabalho útil tem 8,8 horas de trabalho.

Os 528 minutos vezes 80% vão dar 422,4 minutos de eficiência. Neste exemplo vamos usar nossos 4 operadores. E claro, 422,4/60 vai nos dar 7,6 horas de eficiência no dia. São as horas que realmente poderão ser usadas como produção. Esse 7,6 é também chamado de tempo padrão.

E vamos definir que queremos 25 peças por hora.

Ao fazer as contas levando em conta a nossa eficiência, teremos 222 peças ao dia. Mas queremos esse valor por hora. Então vamos dividir o 222 dividido por 8,8 e dará as 25 peças que era nossa meta.

Essas contas mostram os benefícios de trabalhar com célula, pois você consegue calcular a eficiência por célula de produção, podendo atuar diretamente nas células que não estão apresentando resultado adequado.

Eu criei uma tabela que mostra as operações, a máquina que deverá ser utilizada, qual o tempo de padrão de cada peça e quantas peças vão ser produzidas por hora nesse esquema. Deixei-a no vídeo para aqui não ficar tão extenso, se quiser a experiência completa deste conteúdo, confira lá depois que ficou muito bom.

Homem Versus Máquina – Por Que Não Adiantar

Usando as quantidades de peças produzidas por hora que cada opção permitiria vou fazer um cálculo especial. Veja só:

Agora sim começa o balanceamento. Vou dividir as 25 peças por hora dividido pela quantidade de peças que a overloque teria produzido da primeira operação da tabela.

Então seria 25 dividido por 164 que resultaria em 15%. Fiz os cálculos de todas as operações e já separei elas por grupos.

Não tem como trabalharmos aqui com profissional especialista em uma máquina, nossa equipe tem 4 costureiras que terão que ser polivalentes, caso contrário não consigo suprir as demandas aqui do exemplo.

Já acabou a muito tempo a época das especialistas, que você contratava uma profissional e ela sozinha fazia todo o serviço em uma única máquina.

Agora todos os empreendedores devem procurar ou formar profissionais polivalentes, das quais poderão atuar em múltiplas máquinas. Se não seguir essa regra você vai ficar para trás da concorrência.

Como separei as operações, já passando para cada uma das operadoras, então consigo determinar a carga de cada uma no momento, sendo essa carga distribuída da seguinte forma:

  • Operadora A – 106% – trabalhará em 2 máquinas, overloque e reta.
  • Operadora B – 70% – trabalhará em rolote e operação manual.
  • Operador C – 73% – Somente trabalhará em overloque.
  • Operador D – 69% – Trabalhará duas máquinas, colarete e reta.

Repare que a distribuição não ocupa 100% do tempo das operadoras, por que a eficiência é de 80%. Se fosse uma eficiência de 90% o tempo ocioso seria ainda menor.

Lembrando que é impossível ter eficiência de 100%, 80 ou 85% já são números muito satisfatórios.

Célula de Produção

Falo sempre, porém vou ressaltar aqui para dar um destaque. Célula de produção sempre trabalha com mais máquinas do que pessoas, o foco é visar em eficiência e por isso motivo não tem como perder tempo com profissionais especialistas.

O máximo que a especialista vai conseguir para você é adiantar operações e sabemos que isso está longe de ser eficiente. O que adiantar acelerar operações e no final do dia não tem nenhuma peça pronta?

Adiantar só cria gargalos e congelamento da sua produção.

Meu leitor, revise os cálculos que fiz utilizando seus números, calcule sua operação, identifique seus números, siga o passo a passo que deixei no vídeo.

É importante você ser um empreendedor que sabe os números da própria empresa. E claro, não seja cabeça dura indo contra o sistema, a indústria evoluiu, hoje não é mais o tempo de contratar especialistas e sim de contratar polivalentes.

Não arrume um problema para você contratando pessoas que não vão te ajudar e sim te atrapalhar no longo prazo.

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Adiantar,Alta Performance,Cálculos,Célula,Contas,Costura,Eficiência,Empreendedor,Empresa,Engenharia,Especialista,Estratégia,Gestão,Indústria,Lead Time,Máquina,Operações,Overloque,Polivalência,produção,produtividade,Produto
Related Post :

Deixe um comentário

Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?