O assunto de hoje é importantíssimo para você que tem uma empresa de costura, uma facção/oficina ou mesmo uma confecção de roupas. Chegou o momento de falarmos de um tema especial para mim, facção/oficina de costura e sua especificidade.
Eu vejo muitos problemas ligados ao assunto da especificidade, porém digo isso relacionado a todos os grupos, facções/oficinas, confecções de roupas ou mesmo empresas de costura de modo geral.
Por este motivo escolhi que vou falar separadamente de cada uma delas, assim eu posso me aprofundar mais na especificidade de cada uma e trazer um conteúdo ainda mais de valor para você.
Vou começar falando sobre a facção/oficina que eu sei que grande parte do meu público ocupa este nicho. Em seguida partimos para as peculiaridades dos outros grupos.
Facção e Sua Especificidade – Facção / Oficina
Existem maquinários específicos para trabalhar com cada tipo de produto diferente. Alguns maquinários servem para trabalhar com malha, outros com tecido plano.
Há também diferenças de maquinários para peças de parte de cima e peças de parte de baixo.
Então vamos imaginar que o seu maquinário é para malha. Você não pode pegar o produto de tecido plano, mesmo que o cliente esteja jogando o pedido na sua cara. Você não conseguirá atender.
Muitas empresas e facções/oficinas não entendem isso, mas usam Overloque, interloque, colarete, reforço de ombro a ombro etc. Dependendo do produto de malha você vai usar essas máquinas.
Respeite a especificidade do ambiente que você trabalha, sua empresa é toda voltada para atender demanda A, aí do nada você vai lá e decide que quer atender demanda B.
O resultado costuma ser catastrófico e serve apenas para manchar sua imagem perante seus clientes. Pode ter certeza de que é algo que você não quer meu leitor.
Para cada tipo de máquina você vai ter um produto que vai ser produzido nessa máquina. Não queira ficar modificando seu layout várias vezes para atender a vários pedidos, se desdobrando para fazer acontecer. Crie uma empresa que foca em ser a melhor em um segmento.
Depois de conquistar este status? Avalie se faz sentido abraçar mais segmentos ou se manter nesse que você já domina. A vida do empreendedor deve ser assim!!
Facção e Sua Especificidade – Mão de Obra
Agora, você até pode ter uma gama muito diversificada de maquinários, porém você tem um outro limitante, ainda mais difícil de superar do que o anterior. Mão de Obra.
Via de regra os seus profissionais desenvolvem habilidades com a experiência prática deles, portanto eles desenvolvem especificidade em um tipo de produto específico.
Isso significa que eles são realmente bons em produzir aquele produto que eles têm experiência, conhecimento e domínio. Porém… Se der outro tipo de produto para eles o resultado não será o mesmo.
Eles podem desenvolver especificidade em mais de um tipo de produto? Podem, podem sim. Porém, deixe que eles adquiram maestria primeiro em um tipo, só depois devem se aventurar em novos cenários.
Forçar a barra do seu empregado neste caso é quase como se você tivesse um jogador de futebol e pedisse para ele nadar uma prova olímpica. Ele vai saber se movimentar, vai nadar e terminará a prova, mas pode ter certeza de que ele não vai ter a mesma performance que ele tem jogando futebol.
Essa especificidade dos profissionais é um tema muito ignorado no mundo da confecção e vestuário. Queremos que todos os profissionais saibam tudo e façam tudo, porém quando olhamos na prática o cenário é bem diferente.
Facção e Sua Especificidade – Regra
Claro meu leitor, não existe regra engessada. Já vi profissionais que tinham maestria em vários segmentos diferentes com várias máquinas diferentes e com uma execução excelente.
E a ideia não é focar na especialista, conceito antigo que está extremamente ultrapassado nos dias de hoje. Queremos sempre a costureira polivalente.
Porém, não podemos ignorar a afinidade dos nossos profissionais e atrapalharmos o desenvolvimento deles. Desenvolva bem seu profissional em um nicho, depois que ele está já sênior naquilo, abra espaço para ele conhecer novos mundos.
Existe a mão de obra específica para um tipo de produto, eles têm mais afinidade para isso. Use essa facilidade e habilidade deles a seu favor, coloque eles cada vez mais em trabalhos desse segmento e você vai ter um resultado excelente.
Agora, se você colocar sua mão de obra o tempo todo fora da zona de conforto dela, ou seja, em processos que eles não dominam e não tem afinidade, além de estressar seus profissionais vai obter um resultado abaixo da qualidade de mercado.
Conclusão
Vejo que muitos empreendedores não gostam de jogar este jogo da especificidade. Eles sentem que isso limita eles e de certa forma estão certos.
Por outro lado, eles estão errados também, por que colocar seu time para jogar nas melhores condições que eles conhecem é a chave para o sucesso, é desempenhar bem com alta produtividade e obtendo resultados com qualidade e eficiência. O sonho de qualquer empreendedor.