Meus leitores, muitas vezes faço consultorias nas empresas, facções, confecções do vestuário e encontro com uma operação em andamento, porém com praticamente nenhum controle das atividades. Portanto, para essa semana vim conversar com vocês sobre Excel ou ERP.
Primeiramente, em muitas das minhas consultorias entro em contato com os sistemas da empresa e percebo que eles estão mal estruturados, estão ineficientes, com dados incorretos ou ainda está uma bagunça só.
Não estou aqui para fazer propaganda de sistema não, apenas falar de como importante é ter um sistema de controle e da organização necessária para gerenciar sua empresa através de Excel ou ERP.
Então, se você tem uma confecção de roupas, uma lavanderia, uma estamparia ou qualquer tipo de empresa no segmento da indústria têxtil do vestuário, este conteúdo é para você.
Excel ou ERP – Função do Sistema
Primeiramente, eu não aconselho a todos usarem um software nas empresas logo de começo. Via de regra eu sugiro que organizem a casa e só depois comecem a cogitar a implantação do sistema.
E claro, o que vai diferenciar entre um Excel e um ERP é o tamanho da sua empresa. Se você tem uma pequena empresa, com poucos produtos, o Excel atende com tranquilidade suas necessidades.
Agora, se você tem uma empresa grande, com muitos produtos, muitas operações, agendas, clientes, dados etc. Um software ERP poderá ajudá-lo a trabalhar melhor e vai potencializar a sua empresa.
Veja que apenas apresentei brevemente um pouco de cada um, porém não é regra, uma empresa pequena pode ter uma grande necessidade que necessite de um ERP e uma empresa gigantesca pode ter processos extremamente simples que permitirão usar um Excel sem problemas.
Portanto, vou entrar em maiores detalhes de cada um para que não fique dúvidas sobre qual é o caso da sua empresa. Depois voltamos para entender qual você deve escolher no seu caso.
Excel ou ERP – Excel
O Excel é a grande ferramenta de planilhas da Microsoft, com suas mil e uma utilidades, acompanha o dia a dia de vários empresários. Mas o que é essa ferramenta?
- Software de planilhas eletrônicas;
- Programa que utiliza cálculos e/ou apresenta dados;
- Ferramentas gráficas e tabelas de cálculos – Orientação e base para tomada de decisões, tal como o Power BI;
- Os gráficos do Excel são os mais populares dos sistemas;
- Funções trigonométricas, financeiras, logísticas, estatísticas etc.;
Essa ferramenta é tão ágil e flexível que você consegue montar seu planejamento de PPCP, criar um cronograma, controlar seus estoques, fazer contas, gráficos, apresentações.
Ou seja, diversos setores diferentes podem fazer uso da ferramenta de diversas formas diferentes e ter resultados excepcionais.
Isso para um empresário é uma mão na roda meu leitor, porque com baixo investimento ele consegue um software que atende a muitas necessidades. Dessa maneira muitas empresas começam sua organização interna com o excel e anos depois passam para um ERP.
Excel ou ERP – ERP
Certo, sobre a ferramenta de planilhas já conhecemos bem até porque todo mundo em algum momento entrou em contato com ela. Então agora vamos falar um pouco sobre os ERPs e suas vantagens.
- Ajuda a automatizar os seus processos;
- Produção;
- Planejamento;
- Aquisição de materiais, gestão de estoque e expedição de produtos;
- Melhora a eficiência e precisão dos dados de todas as áreas da confecção – O ERP proporciona uma melhor organização para a empresa;
- Facilitar a tomada de decisão;
Para o ERP precisamos de mais organização inicial, porém ele mantém essa organização de forma mais fácil também, afinal ele não permite que o usuário faça algumas alterações que iriam impactar as bases de dados.
Ou seja, antes de instalar o ERP você precisa de todas as fichas técnicas de forma correta, todos os dados, informações e tabelas da sua empresa. Tudo será carregado no sistema. Depois, essas informações não poderão ser alteradas por qualquer pessoa, elas estarão disponíveis com controle de acesso e protegidas de possíveis exclusões de arquivo e alteração de valores.
Claro, você vai poder atualizar os dados, porém será através de um processo próprio para isso.
A ficha técnica é a certidão de nascimento do produto, então os dados dessa ficha não serão alterados após o lançamento do produto. Essa segurança de informações é vital para sua empresa.
Então qual escolher?
Meu leitor, no geral se você está caminhando ainda na organização da sua empresa eu costumo sugerir o excel, assim você consegue estruturar, tem um baixo investimento inicial etc.
Agora, se você já tem uma maturidade empresarial, possui a organização necessária entre outros, eu vou ser obrigado a falar que o ERP é a melhor solução para você.
Para quem já usa as planilhas, pelo crescimento da sua empresa poderá chegar o momento que você vai precisar migrar para um ERP. Veja isso como um investimento, algo que vai te levar para outros patamares.
No caso do Excel, os gráficos são muito bons e você consegue fazer uma sinergia excelente com o Power BI que comentei no vídeo. Comecei a usar Power BI em alguns projetos e estou achando a ferramenta excelente também.
Mas como você pode ver meu leitor, a ferramenta é primordial, porém ela só melhora o que sua empresa tem, se for uma bagunça aí esquece, organiza sua casa primeiro e depois vamos falar de ferramentas.
Caso contrário, você não imagina a bagunça que pode virar.