Estoques Altos é Má Gestão

Estoques altos é consequência de saber avaliar bem a demanda de vendas, Isso ocasiona sérios problemas na empresa. Não imagina!

O assunto de hoje é polêmico, então preste muita atenção porque quero você vendo muito bem meu lado da história antes de falar se concorda ou não. Eu defendo que estoques altos é má gestão, isso mesmo, desacelera a empresa porque atrapalha no planejamento do PCP e faz você perder muito dinheiro.

Acho que o primeiro argumento que posso falar a favor da minha opinião é que quanto maior o estoque mais incertezas você terá quanto a giro de estoques.

Ter um estoque alto te impede de trabalhar com estoque médio e estoque mínimo, você fica preso naquele gigantesco estoque que você não consegue se livrar.       E digo mais, estoque elevado significa dinheiro parado. Qualquer coisa que acontecer com seu estoque pode fazê-lo perder dinheiro.

Mais um ponto negativo desse elevado número de produtos em estoque é o quanto ocupa de espaço físico da sua empresa, junto com custos de armazenamento. Ou seja, gerenciar mal seu estoque fará com que você tenha capital parado e custos para manter ele neste estado.

Mas vamos mais além, este estoque começa a gerar vários fatores que farão sua empresa desacelerar.

Por este motivo quero também apresentar alguns fatores que auxiliarão você neste gerenciamento de estoque e ajudarão a sua empresa a crescer exponencialmente, acelerando a frente de seus concorrentes.

Mas vamos lá, falamos sobre os problemas de ter este estoque alto, mas então como podemos amenizar e até impedir estes problemas de ocorrer? Utilizando controle correto de estoque.

Não é só ter um espaço físico, é você saber o que tem neste estoque, onde está e por que está ali!!

Você também precisa saber os dias de estoque, quanto tempo aqueles produtos estão ali? Qual a previsão de saída deles? E os próximos produtos? Quando que eles irão entrar no seu estoque? Você sabe essas informações sobre seu estoque?

Para vocês terem uma ideia, muitas consultorias que eu já fiz, nas empresas não tinha nem mesmo um Excel de controle de estoques, isso mesmo, nem um Excel!! A pessoa mantinha os valores de estoque de cabeça, facilitando assim o erro humano e prejuízos em potencial.

Imagine esta situação. Preciso fazer 100 camisas, porém se eu não sei que no meu estoque tem outras 200 camisas lá, eu acabarei produzindo as 100 camisas e as do estoque permanecerão lá.

E isso ocorre muitas vezes, estamos vivendo em um período em que todos são muito ansiosos, querem tudo para agora, ou ainda querem para ontem. Isso gera apenas desorganização, caos e prejuízo. Literalmente com planejamento 0.

Acho que um dos maiores absurdos que eu já vi das empresas é a falta de histórico de produção e vendas. Como assim?

Uma das vantagens das empresas com mais idade, mais maduras, é que elas já cometeram os erros e podem aprender com eles.

Então se em uma data festiva, Dia das Mães por exemplo, sua empresa produziu x e vendeu apenas metade devido a excesso de produção mesmo, então no ano seguinte espera-se que você tenha aprendido com a situação e tome as medidas corretas para não errar da mesma forma.

Mas se você não tem este histórico, você está perdido meu amigo, estará fadado a errar todas as vezes da mesma forma e nunca sair do lugar. Permanecer para sempre andando em círculos.

Também sei que existem duas vertentes de empresa. Aquelas que trabalham para produzir e as que produzem para vender. Se você faz parte da primeira empresa, a que trabalha para produzir, então é até mais fácil você controlar seu estoque.

E por que é mais fácil controlar seu estoque nesta situação? Porque é o modelo just time que eu defendo bastante. Você só irá produzir o que foi solicitado. Você recebe um pedido e começa a produzir ele, de forma a ter apenas um estoque desta própria produção que irá ser todo enviado para o cliente no final da produção.

Agora, se você é do grupo de empresas que produzem para vender, então você precisa realmente se esforçar bastante para controlar seu estoque. Pense que você irá ter que produzir antes e depois anunciar para os clientes o que você tem. Assim você não tem como prever quanto da coleção que será vendido.

Neste caso precisa de um planejamento de demanda. Analise o histórico de produção da sua empresa, o que você tem no estoque e o que precisa produzir para atender aos pedidos dos clientes.

Só assim você conseguirá produzir de forma correta.

Meu leitor, até aqui, você está captando bem? Estou realmente defendendo que estoques altos é má gestão, apresentando uma série de argumentos a favor desta minha opinião. Sei que em alguns casos isso pode ser exceção, porém na grande maioria da indústria do vestuário meus argumentos são válidos.

Por fim, preciso dizer do PCP. Isso mesmo, outro fator crucial para você ter uma empresa eficiente é ter um PCP nela.

Ele que será o responsável pelo controle correto do estoque e de executar um planejamento de demanda assertivo de forma a otimizar sua produção.

O PCP é o grande estrategista de uma empresa. Ele vai salvar você do trabalho no modo chutômetro. Sem dúvida isso fará com que você vá mais longe.

Sei que algumas informações aqui são triviais. Algumas coisas você já sabia e outras eu te ajudei.

Você nem imagina quantos empresários não olham seus PCPs, tem o departamento, porém não consultam eles em momento algum.

Por este e pelos outros motivos que apresentei, estoques altos é má gestão e espero que você leitor possa concordar comigo neste aspecto.

Mas eu falei o meu ponto de vista, agora está na hora de escutar o seu. O que você me diz sobre os estoques altos? Qual sua opinião sobre o assunto?

 

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Armazenamento,Cliente,confecção,Controle,Demanda,Departamento,Desorganização,Empresa,Estoques,Gerenciamento,Gestão,Just Time,Lojas,PCP,Planejamento,Prejuízo,produção,Produto,Vendas,Vestuário
Related Post :

Deixe um comentário

Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?