Na semana passada escrevi um artigo contando como foi uma das minhas viagens para Consultoria. Hoje farei uma coisa um pouco parecida, apresentando uma visita técnica que fiz, porém dessa vez com mais foco na experiência prática. Hoje quero tratar de um assunto vital. Especialista ou polivalente?
É um conteúdo realmente legal que as costureiras sempre se perguntam e está sempre em pauta no mercado de trabalho.
Para escrever este artigo eu coletei diversos insights de uma das minhas visitas técnicas em uma empresa chamada MPE confecções em Itajubá, no sul de Minas Gerais.
A dica que vou passar é realmente legal e vai ajudar muito você que trabalha nesse ramo da Indústria Têxtil do Vestuário.
Normalmente eu gravo conteúdos espontâneos, na hora que me vem a mente o tema, porém o desta vez estava me programando para escrever sobre. De tempos em tempos gosto de trazer o tema de polivalência aqui para vocês, tamanha sua importância.
Portanto, chega de enrolações, vamos direto ao assunto do nosso artigo, Especialista ou Polivalente, qual caminho seguir?
Especialista ou Polivalente – Cenário Antes
Gosto muito daqueles quadros de antes e depois, que mostra como estava o cenário antes e em seguida apresenta o novo resultado após as devidas tratativas ou determinadas ações.
Então vou trazer isso aqui neste artigo. Vou apresentar como a empresa trabalhava antes. Em seguida contarei quais modificações fizemos e como ficou a nova forma de trabalho dessas profissionais da MPE Confecções.
Vamos lá, quem é meu leitor a mais tempo sabe o quanto eu defendo polivalência, portanto o cenário inicial que encontrei na MPE foi de profissionais totalmente especialistas.
A líder recebia os pedidos e passava para as costureiras que tinham domínio sobre as respectivas máquinas. Ou seja, as especialistas em cada máquina.
Antes a empresa demorava bastante para concluir as peças. Eles gostavam de adiantar as etapas para só no final montar e finalizar.
Então ao final do dia a empresa estava preparada para montar o dia seguinte.
Mas repare que não era muito produtivo, pois essa empresa possui 13 costureiras e não conseguia produzir mais de 800 peças, um valor muito abaixo, no geral as empresas podem chegar a produzir essas 800 peças com 5 ou 6 costureiras no modelo especifico de camisa que é tratado no vídeo.
Especialista ou Polivalente – Cenário Depois
Agora vamos para como ficou após a visita técnica, com as modificações que eu sugeri e quais resultados elas promoveram na empresa MPE Confecções. Fiquei realmente satisfeito com os resultados dessa visita, inclusive o Gerente da empresa me deu um depoimento sobre o que foi realizado.
Quem quiser conferir o depoimento, está nas minhas redes sociais e no meu canal do youtube. Mas vamos lá, continuando nosso assunto de especialista ou polivalente.
Modificamos todo o layout da confecção para favorecer um trabalho hand to hand, ou ainda, de mão em mão. Layout de ilha para trabalharmos com Célula de Produção.
O resultado que gerei lá, junto com a líder e com as costureiras foi produzir um total de 296 peças até as 15 horas da tarde. Essas peças foram produzidas com 5 costureiras. No ritmo que elas estavam daria para ultrapassar nossa meta de 500 peças até as 18h da tarde.
Um resultado gigantesco em comparação com o cenário de antes. A produção dessa confecção vai praticamente dobrar apenas com ajustes de layout, metodologia e boas práticas.
Especialista ou Polivalente – Planejamento
Nas minhas visitas técnicas eu faço questão de abordar uma etapa de planejamento, mostrando as etapas antes das ações e depois voltamos para o planejamento para visualizar as etapas após as mudanças que eu passei.
Minha intenção com essa atitude é você visualizar durante a visita técnica que apesar de todos os custos que foram pagos para me trazer ali, todo o ganho gerado se paga no primeiro mês.
E veja bem, não estou falando só do custo da visita técnica não. Estou falando do custo de passagem aérea, hospedagem, alimentação, transporte além do valor da visita técnica.
E sabendo que todos os custos que você pagou para fazer essa visita técnica ou mesmo a Consultoria, foram pagos na própria visita, com os ganhos gerados.
Quero que você saia totalmente satisfeito com o serviço que presto e essa foi uma das formas que percebi de tornar esse ganho palpável, através do planejamento, mostrando os ganhos e convertendo esses ganhos em Produtividade.
Especialista ou Polivalente – Consultoria
Eu fiz essa visita técnica em março de 2024, porém só escrevi o artigo agora em junho de 2024. Posso contar algumas novidades que nos vídeos da visita não consegui mostrar.
Mas a MPE Confecções me contratou para Consultoria e estamos fazendo um trabalho de longo prazo, fizemos a famosa faxina nos processos, implementamos 5S, uma metodologia de planejamento mais assertiva e trabalhamos nos processos.
Nossa meta é que quando for comparar a MPE de 2023 com a MPE de 2025, seja totalmente irreconhecível, de uma empresa que andava aos trancos para uma empresa que voa, ágil, estruturada e produtiva.
A tomada de decisões está mais assertiva, Célula de Produção de vento em popa, pagamento de premiações aumentando ainda mais a Produtividade.
Enfim meu leitor, acredite quando eu digo, essa Consultoria fez verdadeiras maravilhas para a MPE Confecções e posso trazer todo esse ganho para você também.