Todo mundo já sabe o que é uma escolinha de costura né? Caso você ainda não saiba, é exatamente isto que o nome diz. Uma ferramenta que era aplicada antigamente nas fábricas e confecções para treinar os funcionários. Atualmente está um pouco em desuso, mas vou mostrar para você diversos motivos para retomarmos sua utilização.
Escolinha de Costura-Carência de Mão de Obra
O nosso segmento está passando por uma fase muito difícil, com a crise na economia e a crescente expansão de novas facções e oficinas pelas grandes cidades. Parece um pouco contraditório estarmos vivendo em uma crise na economia do país e mesmo assim estar surgindo novas facções e oficinas, mas é a verdade. A dificuldade de alguns é a oportunidade de outros. Falar desse assunto para mim é muito gratificante. A alternativa para novos profissionais. Escolinha de Costura.
Como muitas facções estão surgindo, a procura de mão de obra está cada vez maior e… existem cada vez menos costureiras no mercado. Você precisa procurar muito para encontrar costureiras disponíveis para contratação e quando as encontra, são costureiras monovalentes, elas trabalham em apenas uma máquina.
Esta profissão está acabando, assim como sapateiros, alfaiates e outras profissões ligadas ao ofício. Por ser uma profissão não muito bem remunerada, aqueles que exercem esta profissão não passaram esta para seus filhos.
Um grande exemplo são os padeiros, antigamente houve um grande aumento do número de padarias. Uma profissão essencial, responsável pela produção de um alimento presente na alimentação diária dos brasileiros. No entanto um padeiro recebe menos do que um médico e um engenheiro e deste modo os padeiros encorajaram seus filhos a estudar e fazer uma faculdade. Atualmente não existem mais os padeiros “raiz” como andam chamando. Os donos do oficio o deixaram para trás.
Escolinha de Costura-Monovalência
Mesmo quando se encontra uma costureira, ela não sabe trabalhar nas máquinas que você precisa. Em geral ela sabe uma única máquina e a lei de Murphy faz com que seja alguma máquina que você não necessita contratar.
No fim das contas você tem suas próprias costureiras, mas elas são todas profissionalizadas em uma única máquina e você precisa contratar novos funcionários a qualquer mudança de produto que exija uma costura diferente da padrão para sua facção.
Trata-se de um método de treinamento para seus funcionários ocorrendo na própria facção. Com esta metodologia aplicada no horário do almoço ou após o final do expediente você instruí suas costureiras a polivalência, ou também a utilização de uma segunda/terceira máquina.
Nem você, nem sua costureira receberiam ou pagariam nada, afinal ela está fazendo um horário extra, mas você está dando um treinamento que será muito benéfico para ela a longo prazo.
Uma meia hora de almoço a menos ou uns 30 minutos após o expediente, todos os dias já será o suficiente para passar o treinamento para suas costureiras. Chega de ter várias overloquistas, retistas, colaretistas e etc em sua fábrica. Com esta técnica a mesma costureira poderá operar as e máquinas.
Nem preciso dizer que após uns 4 a 5 meses de treinamento a sua produtividade vai aos céus. O layout de trabalho da sua facção fica mais simples, você não precisa se preocupar que alguma costureira vai ficar sobrecarregada em determinada etapa, basta direcionar outras para a ajudarem.
Mercado
Caso algum dia você precise despedir algumas costureiras por excesso de pessoal também poderá fazer sem medo. No mercado atual uma costureira que trabalha em 3 máquinas não fica desempregada nem uma semana que já é re-contratada em outro lugar. Uma verdadeira evolução para ela. Ao invés de procurar emprego, o emprego que irá até ela.
Adiantamento
Tendo várias funcionárias polivalentes você pode se permitir “adiantar” os processos. Pode em um dia colocar todas as costureiras em determinados processos e no outro dia trocar elas de tarefa para outro processo. Esta técnica também gera um aumento de produtividade muito bom. Apenas tome cuidado para não fazer uma estratégia ruim e em algum dia ter menos máquinas do que costureiras para fazer determinado processo.
Fique ligado nesta ideia, a escolinha de costura é sem dúvida um dos maiores aliados que você poderia ter a sua disposição. Sua facção fica mais especializada e as concorrentes ficam para trás. Apesar de estarmos falando de um conceito que caiu em desuso, atualmente mais do que nunca ele nos será útil.
Esta escolinha é um agregador de valores que servirá para nos manter no mercado até que esta carência absurda de mão de obra passe.