Hoje vamos falar de um assunto importantíssimo!! Principalmente para aqueles que estão iniciando sua carreira agora e estão passando por aquela tão difícil experiência de conseguir um emprego. Quem sabe até conseguir o primeiro emprego. Top o artigo Entrevista de Emprego.
Antes de conseguir um emprego você precisa passar pela entrevista de emprego. Para conseguir o sucesso nesta etapa você será analisado em diversos aspectos de sua personalidade. Seus gestos, linguagem corporal, características físicas e psicológicas entre outros aspectos internos do seu ser estarão em estudo durante a entrevista e cabe a você mostrar o melhor de você para os contratantes.
Lembre-se, ser eliminado de uma entrevista significa apenas uma coisa, significa que você está uma entrevista mais perto de ser contratado. Continue se desenvolvendo, se esforçando que seu momento chegará e você precisará agarra-lo com unhas e dentes.
O que falar e como se portar na entrevista?
É essencial que você se vá preparado para a entrevista, mas como funciona essa preparação?
- Saiba tudo o que você puder sobre a empresa em questão, pesquise sobre ela como se você fosse compra-la ou melhor, você precisa pesquisar tudo sobre ela para que você saiba tanto quanto o dono dela sabe sobre sua própria companhia.
- Va preparado com alguns mapas mentais de possíveis conversas que poderão surgir ao longo da entrevista. Perguntas como “por que você escolheu essa área?” sempre aparecem nas entrevistas e ser pego desprevenido é pisar na bola.
- Seja educado e se porte com humildade, gentileza e paciência. Porém tome cuidado, o correto é ser assim a todo momento, mas é primordial que nas proximidades do local da entrevista você assuma esta postura. Muitas empresas começam a testar os entrevistados antes mesmo deles entrarem no prédio da empresa.
- Sempre leve uma cópia do currículo físico com você. É uma atitude aconselhável que pode passar a imagem de uma pessoa preparada para as mais diversas situações.
Aqui não tem segredo, mas muita gente erra. O seu currículo é uma prévia do que está por vir caso chamem você para entrevista e posteriormente para ser contratado. Imagine o currículo como o trailer de um filme. Se o trailer for muito extenso e sem informações atrativas, rapidamente ele entediará a audiência.
Como tornar este “trailer” mais interessante para as empresas? Algumas boas práticas podem ser adotadas:
- Coloque informações de cursos e certificações que agreguem valor a vaga que você está concorrendo. Todo o seu currículo deve estar dizendo nas entrelinhas “Me contrate”. Esses cursos extras que você fez e tem relevância para o cargo em questão vão estar destacando suas qualidades então é algo muito bom.
- Exclua qualquer informação que não tenha relevância com a vaga da qual você irá concorrer. Por exemplo, se você trabalhou 5 anos como padeiro e agora está em uma entrevista para trabalhar como gestor de uma confecção de moda, não vá colocar sua experiência de padeiro no currículo. Claro, caso a experiência trouxe algum benefício direto para a vaga, coloque no currículo sem pensar duas vezes.
- Evite currículos muito longos. Resuma suas qualidades em 1 página, no máximo 2.
- Não coloque informações de identidade como CPF, RG e outras. Estas informações serão necessárias após sua contratação e não durante a entrevista.
Durante a entrevista seja sempre honesto, não minta sobre nada. A mentira tem perna curta e os profissionais de RH são craques em localizar as mentiras em uma narrativa. Fale de suas qualidades positivas sempre que for perguntado, porém caso queiram saber sobre algum ponto negativo de você, fale a verdade.
Procure omitir informações ruins de você que não foram perguntadas e se falar algo de negativo não retorne a esta característica ruim sua, procure sempre dar foco para o que você tem de bom.
Sabe aquela frase “Sozinhos vamos até onde podemos, juntos vamos até onde queremos.”? Então, ela fala basicamente sobre como o trabalho em equipe é eficiente.
Em uma empresa moderna, qualquer um que tiver experiência com trabalho em equipe está saindo na dianteira. Procure ao longo da entrevista e até mesmo no currículo falar sobre experiências positivas suas com trabalho em equipe.
Hoje em dia muitas empresas querem profissionais com psicologia de dono, então seja isso, vá para a entrevista já pensando que a empresa será sua um dia e você terá de cuidar dela para você assumi-la em um bom momento. Isso trará para você a paixão que tantos entrevistadores procuram nos candidatos.
Qual ganho nisso? Mensure o desenvolvimento que você gerou em seus antigos empregos. Faça uso de indicadores para medir o nível de desenvolvimento que você promoveu nos ambientes dos quais trabalhou.
O que você gerou de valor em seu ultimo emprego?
Sim, é essencial falar sobre ações suas que resultarão em um avanço significativo da empresa. Alguns exemplos são:
- Aumento na rapidez de atendimento ao cliente;
- Redução do desperdício de materiais durante a jornada de trabalho normal;
- Redução do tempo para transportar um produto do estoque até a transportadora graças a alguma técnica que você implantou, desenvolveu ou aprimorou;
Fale também dos seus pontos negativos é claro, lembrando em sempre manter a honestidade e mostrar para eles que você é humano como qualquer um e tem seus defeitos.
- Eu era muito ansioso;
- Não tinha senso de urgência;
- Deixava tudo para última hora;
- Minha comunicação não era clara no último emprego;
Como falei lá em cima, algumas informações não serão relevantes para o cargo que você está se candidatando, neste caso, você deve deixa-las de lado. Crie um currículo que enalteça todas as suas habilidades úteis para a vaga da qual você está procurando.
Pontos Fracos
Se você tem algum ponto fraco que a vaga exige que seja forte, tome cuidado, não fique repetindo seu ponto fraco, se possível até mesmo omita ele, apenas fale sobre ele caso seja perguntado. Lembre-se a honestidade acima de tudo, porém não de um relato de todas as coisas que você é ruim. Não, em uma entrevista de emprego você está tentando vender o seu peixe (que no caso é você) e ninguém vende nada enaltecendo as características ruins do produto.
Você não vê a coca-cola fazendo propagando dizendo que seus produtos, se consumidos continuamente, podem gerar diabetes a longo prazo no consumidor. Nunca vi na embalagem de coca escrito que o produto pode causar caries por exemplo.
Por que? Simples, se você quer atrair compradores para o seu produto, você deve saciar o desejo desta pessoa. Te desafio a saciar o desejo de alguém falando apenas as qualidades negativas de uma mercadoria. Não dá!!
Comportamento e vestimentas
O Seu comportamento lá na entrevista, como você se porta, a roupa que está vestindo, nada de muito extravagante ou nada que passe uma imagem negativa de você. Lembre-se, a primeira impressão é a que conta, caso você vá para a entrevista usando bermuda, uma camiseta regata e um chinelo, que imagem você acha que os entrevistadores irão construir de você? Escrevi para te ajudar de verdade esse conteúdo: Entrevista de Emprego.
Mulheres evitem usar batons muito extravagantes, muito decote, tomem muito cuidado com as vestimentas.
Cuidado com o que você fala na entrevista, responda apenas o que o entrevistador te perguntar, tenha atenção aos seus gestos. Esses detalhezinhos parecem bobos, mas fazem muita diferença na hora de decidir entre 2 grandes candidatos para uma vaga. Comente tudo, pode criticar fique a vontade. Mas de um um feedback do conteúdo Entrevista de Emprego.