Será que as empresas estão fazendo o básico que elas precisavam fazer? Estou falando de as empresas fazerem o be a ba mesmo, realmente o básico do básico para suas operações. Que tal trocarmos uma ideia deste assunto aqui no artigo de hoje?
Muitas empresas pensam em ter um ERP, um CRM, comprar máquinas mais automatizadas, investir em tecnologia no geral. E entenda bem meu leitor, não tem nada de errado com isso, é inclusive bom e defendo que você invista no seu negócio.
Porém tenho uma colocação a fazer aqui, se sua empresa está fazendo estes investimentos, eu entendo que ela já está fazendo o básico, o seu be a ba. Já está com uma estrutura pronta para fazer esse básico.
O problema que vejo são as empresas pulando etapas, elas ainda não têm uma base boa, uma metodologia e procedimentos consolidados, mas quer ir atrás de automatizações, automações e toda uma gama de tecnologias. Ai não gosto, assim não funciona para mim.
Mas o que é o Be a Ba? O que seria fazer o básico?
Empresas Fazerem o Be a Ba – Faça a Base
Acho que a melhor forma de explicar é ambientar vocês através de um pensamento paralelo. Muitas empresas se preocupam em definir uma missão, uma visão e os valores. Já outras não estão nem ai para tudo isso, acreditam que não impactam em nada no dia a dia.
Mas antes de você ter a missão, visão e valores, você precisa ter o mais básico, o organograma da sua empresa.
O organograma é imprescindível para uma empresa, ele diz quem está ligado a cada área. Após o organograma temos o próximo passo, a descrição de cargos.
A descrição de cargos diz o que cada profissional precisa fazer, quais são as responsabilidades de cada um? Cada um se levanta da sua cama e vai para a empresa para fazer o que?
Quais são os objetivos que cada uma precisa alcançar? Apenas conseguimos saber essas informações na descrição de cargos e funções.
Agora para montar os valores, temos que fazer uma avaliação 180° da sua empresa. Nessa avaliação cada profissional vai avaliar aos outros da empresa, para que assim todos saibam o que precisam melhorar.
Um avalia o outro e podemos associar essa ela com os valores.
Ou seja, o be a ba da missão, visão e valores é o organograma, descrição de cargos e funções e por fim a avaliação 180°.
Não Pule Etapas
Portanto, meus leitores, façam o básico de suas empresas, o Be a Ba, não adianta sair investindo em automatizações, máquinas mais eficientes e ganho de produtividade técnica, se seus processos são ineficientes.
Você precisa garantir que sua base esteja estruturada para aguentar todo o resto da sua empresa. Sua visão operacional, tática e estratégica já estão definidas meu leitor?
Acha que faz sentido comprar novas tecnologias se seus funcionários ainda não dominaram o processo produtivo? Se não tem o custo minuto, tempo padrão e outras medidas vitais para seu negócio?
Eu acho arriscado meu leitor, todas as áreas da vida nós não podemos pular etapas, e sem dúvida na área comercial não é diferente.
Enfim, este artigo foi um pouco mais curto, o último do mês de janeiro, como estamos acelerados neste ano, hein meu leitor. Começamos o ano com tudo. Agora é a hora de fazermos acontecer.
E continuando nossa contagem do ano, já estamos em aproximadamente 7,5% do ano concluído. Passou 1 mês, restam 11 para fazermos acontecer. Chamo todos vocês para a ação, vamos começar o mês de fevereiro com tudo meus leitores.