Eu presenciei recentemente alguns empresários falando de um tema de contabilidade das empresas que me deixou realmente muito preocupado. Na minha concepção não tem lógica nenhuma. Vou apresentar minha opinião sobre o tema empresa ou contador, a importância de cada um.
Meu leitor, este é o primeiro artigo do ano, primeira postagem de 2023 então antes de começarmos de fato o conteúdo, já te desejo um feliz 2023, cheio de felicidades, saúde e sucesso. Estou ansioso para ajudá-lo a alcançar o sucesso em sua empresa da indústria têxtil do vestuário.
Vamos torcer pela economia deslanchar neste ano e claro, que nós possamos aproveitar essa bonança econômica que eu tenho esperança de que virá.
Agora vamos ao tema, 2023 acabou de começar e não quero tomar muito do seu tempo, afinal você deve estar ansioso para tirar seus projetos da gaveta e começar a construí-los de fato.
Empresa ou Contador – Atribuições da empresa
Minha primeira pergunta para você é sobre o planejamento orçamentário, quem deve ser o responsável por fazer isso? Seu contador ou sua empresa de fato? Aqui estou definindo empresa para atribuir a responsabilidade, então me refiro não só a você, mas também aos seus departamentos, inclusive o departamento financeiro.
Esta primeira pergunta é fácil, não tem nem cabimento o seu contador fazer planejamento orçamentário para você, ele até gerencia a parte fiscal da sua empresa em parte, porém ele sempre vai olhar o passado, planejamento orçamentário é futuro, é para onde sua empresa vai seguir no próximo trimestre, semestre ou mesmo ano.
Então aqui a resposta é empresa. Lembrando que estou falando empresa como você, sua diretoria e seu departamento financeiro.
A próxima pergunta, DRE, quem é o responsável por montar seu demonstrativo de resultados? Empresa ou contador?
Também é responsabilidade da empresa, neste caso mais do departamento financeiro, pois é um relatório interno da empresa, um indicador de seus resultados no período que está sendo analisado. Apesar de ser passado, tem significado apenas para o interno da empresa. Algo estratégico.
As próximas duas são fluxos de caixa e playback (tempo de retorno do capital investido). Ambas também se enquadram como estratégico para a empresa. O fluxo de caixa é do interesse apenas da empresa, o governo só quer saber quanto de imposto você vai pagar.
Já o payback é completamente estratégico para os donos da empresa, afinal eles precisam saber quando recuperaram o investimento que fizeram na empresa.
Empresa ou Contador – Atribuições do contador
Agora vou mandar na lata para vocês leitores, e se falarmos de taxas, impostos e tributos?
Veja bem, não são valores estratégicos para a empresa, podem até interferir no planejamento, mas eles não ditam as metas e resultados, porque não são coisas internas a empresa, são imposições do estado.
São cobrados em relação aos resultados já obtidos, o governo não pode prever que você vai faturar mais ou menos este ano e cobrar como tal.
Por fim, trata-se de números de interesse principal para o governo, que irá coletar os impostos e tributos para gerenciar o país. A empresa tem a responsabilidade apenas de pagá-los.
Enfim, não deu outra, essas atribuições são todos do contador, ele é o responsável por gerar e acompanhar estes valores.
É inconcebível para mim o seu contador cuidar dos seus valores estratégicos. Ele pode até cuidar do pagamento dos seus colaboradores, porém você não pode assumir que ele vai fazer uma responsabilidade do seu financeiro em relação aos valores estratégicos.
Não tem o menor sentido o contador se envolver com planejamento orçamentário por exemplo. Eu vivo no mercado de confecção e moda a 23 anos envolvidos na indústria têxtil do vestuário e eu nunca vi um contador se envolver com isso. Não é a praia dele. Mas tem empresários que insistem achar que é.
E por que estou falando isso neste artigo? Porque de uns tempos para cá os contadores começaram a assumir outras responsabilidades como DRE, fluxo de caixa e até mesmo o payback. Algo totalmente incomum e que não faz muito sentido para mim, Dr Gestão.
Conclusões
Então meu leitor, como eu disse, essa é a minha opinião, ninguém é obrigado a gostar dela ou aceitá-la como verdade.
Quis falar um pouco de empresa ou contador, o tema do artigo de hoje, porque comecei a perceber uma alteração nas demandas passadas para o contador, e acredito que não é uma evolução boa para a indústria têxtil do vestuário.
Se continuar neste ritmo o financeiro vai ser absorvido por um contador externo que não vai te gerar as informações necessárias para tomar as verdadeiras decisões da sua empresa.
Caso você não concorde comente aqui abaixo o que você acha correto, vamos enriquecer este assunto para realmente elevar nossos padrões em 2023.
Estamos na primeira semana do ano, dia 06/01/2023 e acredite se quiser, já passou 1,64% do ano de 2023. Vou começar a trazer estes valores aqui no final dos meus artigos para todos que me acompanham terem noção da passagem do tempo e não caírem na armadilha do amanhã eu faço. Faça agora, meu leitor. Vá atrás do que você quer agora!!