Este conteúdo é extremamente exclusivo, quero realmente ativar um interruptor na sua mente para este tema, afinal falaremos hoje de empresa modelo. Apresentei um vídeo nas minhas redes e queria fazer um react deste vídeo junto com vocês.
Portanto eu trouxe um vídeo nas minhas redes sociais de uma empresa que trabalha com estamparia digital e gostaria muito de indicar que você assistisse ele também, afinal o artigo dessa semana será complementar ao video.
Lá você consegue ver a sublimação em tecido corrido, calandra, as máquinas de costura, uma máquina de corte automática da lektra e muitos outros aspectos que tenho certeza de que irá chamar muito a sua atenção.
O Que é uma Empresa Modelo?
Esta empresa em questão que estou apresentando no vídeo possui a preparação das mesas para o corte de forma manual, porém o enfesto e o corte são automatizados, ganhando uma boa produtividade neste ponto.
Em seguida na gravação você irá conseguir ver já o encaixe manual sendo plotado, dessa forma você já consegue reparar no nível de tecnologia dessa empresa.
Também podemos notar uma máquina semiautomática de enfestar, sendo normal usar uma régua de ferro para ir acomodando a matéria prima.
Outro detalhe que achei muito interessante dessa nossa empresa modelo é que abaixo do enfesto com a máquina de ar comprimido de ar comprimido, visando auxiliar na hora do corte.
No vídeo apresenta operação com a régua de ferro, isso é muito interessante, pois muitas empresas costumam ou colocar funcionários demais, ou de menos, nas fases, e isso impacta diretamente na produtividade.
Em seguida vemos uma máquina de viés, também muito interessante para você empreendedor que está iniciando neste mundo da confecção e vestuário.
Nesta hora queria dizer que realmente você deveria se atentar neste momento da máquina de viés, veja a precisão que tem nessa lâmina, quantos viés ele corta em um único operador.
Empresas com controle no acesso ao estoque
Nesse vídeo encontrei uma falha, senti que muitas pessoas estavam com acesso a área de estoque. Isso não é muito bom, você deve sempre tomar cuidado para limitar a quantidade de pessoas que entram nestes ambientes.
Pense neste acesso como um local para a tesouraria, igual ao cofre de um banco. Lá está sem um controle correto enquanto deveria ser fechado para todos exceto o estoquista.
Ainda falando sobre estoques, o que você achou daquele endereçamento apresentado no vídeo? Eu acredito que poderia ser feito melhor, não estão aproveitando o máximo desempenho dessa frente.
Estampando modelos nessa Empresa Modelo
Nessa estamparia podemos ver diversas impressoras que servem para esta etapa de estampar os logos e imagens. Este processo é feito através de sublimação em tecido, ou sublimação corrente.
Após passar pela calandra, teremos o papel colado com o tecido. Assim que retirarmos o papel estará pronto esta estampa.
A próxima fase será a preparação para entrar na costura, então o colaborador deverá separar as partes componentes, após o corte.
Uma curiosidade para vocês é os nomes que tem nessa fase, esta entrada na costura se denomina in place e a saída se chama out place.
O setor de costura não me parece célula, são alguns grupos né, e neste caso cabe uma alteração de layout para remanejar um pouco as coisas.
Eu faria algumas alterações nessa frente para otimizar ainda mais, aproveitando melhor os espaços.
A iluminação está muito interessante e dá para ver que tem ventiladores em cada coluna, lá deve ser muito quente então mais um ponto para esta confecção.
Mão de obra
Outra etapa que estou vendo que está muito interessante é a colocação dos bolsos nas peças, que é feito a dobra e em seguida é levado para a máquina fazer a costura. Imagine quantas pessoas foram demitidas com este nível de automatização que vemos aqui.
A mão de obra foi sendo substituída ao longo do tempo, afinal houve grandes investimentos neste ramo de maquinários de produção.
Mais um fato que eu sempre aponto em minhas consultorias e vi no vídeo, algo que poderia ser melhorado, é na hora que a menina está colocando os elásticos. Eu não gosto desse número de peças em cima da mesa.
Criaria um posto de trabalho normal para não ficar um monte de roupa em cima da mesa.
Sempre defendo que exista um espaço para você rodar por toda a estrutura da empresa, com tudo centralizado.
Esse vídeo sem dúvida mostra uma fábrica modelo, apesar de eu ter sugerido algumas melhorias que poderiam ser feitas, são coisas pequenas e claro, sempre haverá melhorias claro.
Ainda para fechar o vídeo, podemos ver os corredores com marcação e isso é sempre muito bem-vindo nas facções. Um método realmente interessante.
Vemos também o setor financeiro/administrativo com as araras cheias de peças etc.
Enfim, sugiro fortemente que você assista o vídeo meu leitor, esse conteúdo é complementar ao vídeo da facção.
Afinal estou apontando algumas coisas que existem ou poderiam existir nessa facção em questão que chamei de empresa modelo.
Acho que é um bom exemplo para você se espelhar, é uma empresa bem estruturada, mesmo que precise de melhorias.