Empresa Familiar – Bom ou Ruim

Já encontrei muita empresa familiar e não [e fácil de resolver os problemas encontradas nelas. Empresa Familiar - Bom ou Ruim?

Ao longo dos meus 19 anos atendendo empresas nas minhas consultorias eu acredito que me deparei com todos os tipos de empresas. Desde as empresas de super astros e de meritocracia até as que usualmente são as mais problemáticas: As empresas familiares. Hoje no mercado da indústria têxtil do vestuário encontrei muita empresa familiar. Empresa Familiar – Bom ou Ruim?

Realmente elas são as mais problemáticas?

Não necessariamente. Estas empresas apresentam alguns problemas com certa frequência, mas isso se deve ao seu caráter familiar. Claro, também existe um estereótipo forte em cima deste tipo de empresa devido a dificuldade em separar relacionamento empresarial do familiar.

E acredite se quiser, uma das características que faz a empresa familiar ser uma das mais vantajosas é este fator. Os maiores problemas que uma empresa familiar pode enfrentar estão em suas bases, portanto, uma empresa familiar com bases fortes e um bom relacionamento familiar/empresarial representa um poderoso adversário para as demais empresas inseridas no mercado.

Apesar dessa vantagem, diversas empresas familiares vão a falência devido a 3 grandes problemas. Vou exemplificar cada um deles para você.

O primeiro problema da empresa familiar

Muitas empresas familiares vão a falência por que seus funcionários não sabem separar a vida financeira empresarial da vida financeira de sua casa. Se existe alguma necessidade em sua casa que exija algum valor em dinheiro que este funcionário não possui, a primeira atitude dele é ir na empresa e tirar de seu crédito para suprir sua necessidade.

Claro, uma vez ou outra em ocasiões emergenciais eu sei que pode ser necessário, tais como algum familiar internado no hospital por exemplo, mas mesmo estas são prejudiciais a sua empresa e a retirada do dinheiro deve ser discutido com todos os funcionários dos cargos mais altos da empresa (usualmente estes são ocupados pelos familiares).

Mesmo que você saiba que a decisão de retirada será unanime e será apenas uma perda de tempo discutirem a decisão é importante que ocorra para que uma ação destas não se torne um hábito negativo que leve sua empresa a passar dificuldades e até mesmo ir a falência.

Eu já vi acontecer, a primeira retirada de dinheiro é para uma emergência, a segunda também, a terceira… deste modo, quando você vê já está retirando mais que o dobro do seu pró-labore todo mês da empresa.

O segundo problema da empresa familiar

O segundo problema que pode afetar a empresa familiar é um problema presente nas famílias no geral mesmo. A interferência na atividade do outro.

Muitas famílias tem o problema de um se intrometer na vida do outro. Este “se intrometer” eu uso aqui como ficar xeretando e opinando, mas fora do nível saudável. É completamente normal você se preocupar com sua irmã casada, agora se você viu uma marca roxa no braço dela e espalhar um boato pra família toda que sua irmã está apanhando do marido e outra coisa completamente diferente.

Pior que não se tratam de casos raros, atualmente muitas famílias tem problemas de privacidade dentro delas mesmas. Há anos, na minha adolescência, um amigo meu veio se queixar para mim que sua tia falou para a irmã dela (mãe desse meu amigo) que seu filho (o meu amigo) estava usando drogas. A mãe deu uma super bronca no filho, revistou o quarto dele e o colocou de castigo por fim até que a “droga” aparecesse.

No fim das contas, esta tia apenas falou que o menino “poderia” estar usando drogas por que ele estava deixando o cabelo crescer. Uma confusão gigantesca que causou repercussões na família inteira deste meu amigo e fez todos os seus familiares o julgarem negativamente por conta de um único boato sem pé nem cabeça. O que você acha disso, leitor? Uma confusão desnecessária?

Pois bem, agora imagine um ambiente desse dentro de sua empresa, onde um se intromete no que o outro está fazendo, opina dizendo que está realizando errado e ainda manda os demais funcionários fazerem algo diferente do que o outro chefe mandou. Acha que uma empresa assim consegue prosseguir e se desenvolver? Empresa Familiar – Bom ou Ruim?

Se você é responsável pelo setor financeiro, não tem nenhum motivo para você mandar os funcionários realizarem alguma tarefa que deveria ser responsabilidade do setor comercial. Como diz o ditado “Cada um no seu quadrado”, siga este lema e tudo dará certo.

Se você quiser ser multifuncionalidade, ótimo eu apoio sua decisão, mas primeiro termine seu trabalho, depois explore sua multifuncionalidade de modo que o seu setor traga maior retorno para sua empresa. Se o seu tio ou primo não está conseguindo dar conta de seu setor, ofereça ajuda ou ainda converse com os outros líderes para contratar um ajudante para ele. De modo algum procure fazer o trabalho dele sem o consentimento dele.

O terceiro problema da empresa familiar

Por fim, o último problema da empresa familiar é as rixas e brigas. É natural ter brigas entre os familiares e até mesmo em uma festa de família ocorrer algum conflito de ideias, mas se você levar esta briga para sua empresa posteriormente pode ser ruim.

Imagine 2 pessoas da área de logística que não conversam por que tiveram uma briguinha sobre qualquer assunto trivial? Um caos!! Ter uma empresa exige profissionalismo e algumas famílias não conseguem atingir este patamar.

Uma empresa familiar precisa ter uma separação entre o financeiro da empresa e o financeiro pessoal muito bem definida, também é necessário uma divisão de tarefas planejada e registrada em um organograma e os funcionários devem ter uma consciência plena sobre seu próprio trabalho e acima de tudo sobre profissionalismo. Uma empresa familiar exige que você seja uma pessoa dentro e outra fora da empresa e você precisa garantir esse dualismo. Os familiares precisam entender que eles são funcionários da empresa e é responsabilidade deles que esta se mantenha firme no mercado.  Empresa Familiar – Bom ou Ruim?

 

 

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Brigas,Controle,Empresa,Empresa Familiar,Falência,Família,Financeiro,Funcionários,Hierarquia,Interferência,Logística,Lucro,Mercado,Multifuncionalidade,Organograma,Pessoal,problemas,Profissional,Relacionamento,Responsabilidades
Related Post :
Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?