Empresa com empresário engessado, um assunto excelente para artigo, não acham? Você que trabalha na indústria têxtil do vestuário vai gostar muito do que tenho para falar hoje, faz todo sentido para o seu momento de vida.
Muito provavelmente você já presenciou um empresário engessado ou pelo menos já ouviu falar de alguém assim. Eu já presenciei várias vezes e sempre as consequências para a empresa são catastróficas.
Inclusive uma das empresas que eu fui gerente ocorria isso, do empresário ser engessado, querer fazer sempre as coisas do jeito dele sem buscar evoluir e mudar conforme o mercado.
O mais incrível que pareça, existem algumas pessoas que falam que isso é fake news, que não existe empresário engessado, que vai contra o que o empreendedorismo prega, porém é a mais pura verdade. Não são todos os empresários que estão prontos para ocupar esta cadeira.
Empresa com Empresário Engessado! – Cronograma
Eu tenho visto muitas vezes a empresa toda se tornando engessada por conta do empresário, porém, o empresário tem consciência que sua empresa está engessada e não percebe que esse comportamento veio dele.
Ele quem implantou essa cultura, porém ele se vê como alguém flexível, dinâmico, é óbvio que ele não é engessado também.
Mas ao investigar mais a fundo, os comportamentos são reflexo da cultura do dono da empresa.
Algo que vejo corriqueiramente acontecendo é quanto a design de moda não consegue seguir um cronograma para fazer as coleções e pesquisas, ou seja, apesar de fazer o trabalho dela, não tem prazos atrelados ao cronograma que foi acordado em reunião
O importante é o resultado, né Dr Gestão? Sim e não meus leitores, pois, não estamos falando de um hobby, estamos falando de uma empresa, os resultados têm que ser previsíveis.
É ótimo que ela faça o trabalho dela, porém durante o processo de melhoria contínua, uma hora o trabalho dela deve poder ser previsto do que será feito e como será feito.
Imagine que esse design de moda resolva trocar de emprego, a pessoa que irá assumir não terá nem um único processo para seguir, ela vai ter que criar tudo do zero novamente. Isso é perder tempo, é perder recursos.
Empresa com Empresário Engessado! – Padrões
As empresas grandes seguem padrões, seguem processos. Se você for em qualquer rede de restaurantes de franquia você vai ver que os processos são similares, o cardápio é o mesmo, as vestimentas são as mesmas. Tudo para mostrar que é o mesmo restaurante, só muda o endereço.
Claro que é uma tentativa, se olhar a fundo, várias franquias falham nessa padronização. E isso é um risco para elas. O grande objetivo das franquias é que todos sigam o mesmo padrão.
Assim um cliente que foi na loja A vai ter a mesma experiência positiva quando for na loja B, loja C ou loja D que são franquias da loja A.
Isso garante crescimento. Repare ao olhar pela primeira vez que essa é uma estrutura engessada, porém não é. Ao melhorar qualquer processo, todas as franquias receberão essa melhoria.
Quando é necessário adicionar uma receita nova, todas as lojas vão receber a nova receita e o treinamento para a preparação correta.
Isso torna seu negócio dinâmico apesar de ele ser gigantesco. É uma forma de que empresas cresçam sem prejudicar sua flexibilidade de dinâmica.
E como que é possível chegar a este objetivo? Com processos e padrões bem definidos, ou ainda, tudo bem documentado, colaboradores bem treinados para exercer suas funções que estão bem definidas.
Empresa com Empresário Engessado! – Empresário
Se envolver com tudo é algo que faz o empresário se tornar engessado, pois, impede a empresa de seguir sozinha em caso de ausência dele.
Ele não cobra o cronograma que é tão importante, e quando tem, ele não segue, por que ele quer fazer as coisas do jeito dele. Ele precisa dar a palavra final para todas as decisões.
No final do dia, quando este profissional centralizador fica doente, precisa faltar na empresa e… a empresa para. Não tem uma cadeia de comando, não tem hierarquia, todos são dependentes, tudo está engessado.
O empresário que quer ficar envolvido e não cobra é muito recorrente na minha carreira como consultor das empresas, todavia, é um padrão que se repete muitas vezes.
Apesar deste problema ser presente em muitas empresas, não são todas que sofrem deste mal.
No meu caso, quando eu fui gerente de um empresário desses, ele ficou doente e simplesmente cuidava de todo o financeiro. Resumo da história, nenhum aviamento ou matéria prima foi comprado, a produção ficou parada e os pedidos atrasados.
Quando ele voltou houve um pequeno desgaste, quis saber por que nada havia sido feito, por que os pedidos estavam atrasados etc. Aí eu te pergunto, será que esta empresa vai ser competitiva?
Conclusão
A moda não é tão diferente da tecnologia quando as pessoas pensam. As mudanças costumam ser muito rápidas e você precisa ser flexível para lidar com elas.
Alcançar o resultado é a função do empresário e para isto o cronograma é essencial, pois, você precisa determinar as tarefas que são necessárias para sua empresa seguir em frente.
Envolva cada um dos seus profissionais no processo, pois, se sua empresa não consegue fazer isso, ela certamente ficará para trás e vai perder mercado, portanto, não será mais competitiva e aos poucos outras empresas vão passando na frente.