Eficiência- Ritmo- Lucratividade- Dr Gestão

Eficiência- Ritmo- Lucratividade. São três irmãos que andam juntinho focado em um só objetivo. Por isso que temos que dar muito atenção a eles.

Vamos falar sobre eficiência, ritmo e lucratividade?  Uma pergunta simples e direta, porém, que carrega todo um universo de possibilidades com ela. São 3 assuntos que juntos geram um grande impacto em qualquer setor industrial. Eles norteiam as operações das indústrias de uma forma fenomenal. Eficiência- Ritmo- Lucratividade três parentes que andam juntinho.

Este é o segundo artigo do mês de  Maio e vamos que vamos, do melhor jeito possível, direto ao ponto. Enfim, você conhece o princípio 80/20? Pois bem, eficiência, ritmo e lucratividade são 3 assuntos que sem dúvida geram 80% dos resultados com 20% do esforço. Vamos mergulhar de cabeça nesses assuntos que só temos a ganhar com eles.

Eficiência

O conceito de eficiência é basicamente o seguinte: “Eficiência é tudo aquilo que você produziu em relação ao que era para ser produzido”.

Vamos para algum exemplo prático? Que tal? assim você vai entender melhor este conceito:

Se você tinha 5 tarefas para o seu dia e fez 4 delas, finalizou estas 4 tarefas então sua eficiência será de 4/5 ou melhor dizendo 80%.

Um outro exemplo, mais voltado agora para a sua produção. Vamos supor que você precisava produzir 100 peças, porém só produziu 80, então você teve uma eficiência de 80%. Isto, meus senhores, é eficiência aplicada na indústria da confecção!!

É quase como se estivéssemos falando de rendimento do seu tempo. Seu tempo tem um determinado nível de rendimento, você produz x em y minutos, isto é sua eficiência, seu rendimento.

Pessoas altamente produtivas possui alto índice de eficiência e grande quantidade de rendimento na hora de executar suas tarefas diárias, semanais e mensais.

Claro que estes exemplos estão mais simplificados, na indústria da confecção é mais complexo que isso, mas eles elucidam bem o conceito de eficiência. 80% do seu dia está completo se você tiver feito 4 das 5 tarefas propostas por você ou mesmo produzido 80 das 100 peças.

Ritmo

Agora vamos a definição do que é ritmo: “Ritmo é o ajuste do tempo”. Você precisa entender que esse ritmo é uma forma de nivelar o seu tempo de forma a encontrar o tempo real que você precisa. Se quando você cronometrar seu processo você conseguir identificar que o seu ritmo não está sendo 100%, mas sim, 60/70/80 ou mesmo 90%, você precisará nivelar qual é o tempo desta operação a 100% para tomar as devidas medidas de forma a alcançar o ritmo máximo de 100%.

Isto altera sua produção drasticamente, imagina produzir 20% mais do que você produz hoje? Acho que seria um sonho né? Pois bem, agora é possível, corra lá para ajeitar o seu ritmo antes que seja tarde demais.

Vamos para um exemplo:

Se eu cronometrei meu processo de produção e percebi que o tempo dele foi de 1 minuto, mas com um ritmo de apenas 80% então eu posso descobrir que o tempo real do processo em questão é de 0,8 minutos, ou 48 segundos se convertermos de minuto para segundo.

Para fazer esta conversão de minuto para segundo basta multiplicar os minutos por 60, desta forma você terá seu tempo em segundos ao invés de ficar carregando em suas contas um minuto quebrado como 0,8 minutos.

Neste exemplo a costureira está muito lenta e precisamos melhorar o tempo dela em 12 segundos para cada peça, será uma transformação gigantesca na sua produção.

Lucratividade

        Para falarmos de lucratividade precisamos necessariamente falar de custo minuto. Então para quem não sabe, custo minuto é a quantia de despesas que você tem por manter sua fábrica, indústria, facção ou oficina funcionando por 1 minuto. Este custo pode ser apresentado com arredondamentos para torná-lo mais simplificado, mas também não é raro encontrarmos ele com o valor correto e absoluto.

Este custo minuto absoluto leva em  consideração os gastos indiretos(despesas) e ainda manutenção preventiva das suas máquinas e o desgaste delas Para você ter uma ideia, até os funcionários que estarão trabalhando em sua oficina, a mão de obra direta vão interferir no seu custo minuto.

Literalmente, custo minuto é o custo para se manter sua fábrica funcionando. Para obtermos lucro, ou seja, lucratividade, precisamos ganhar mais do que o nosso custo minuto. Se eu gasto 10 reais para manter minha fábrica funcionando por 1 hora e nesta 1 hora eu produzo 9 reais eu estou saindo no prejuízo, pagando para trabalhar.

Por este motivo que você só obtém lucro na sua empresa a partir do momento que você ganha acima do seu custo minuto convertido no período de análise. Vamos para um exemplo?

Vamos imaginar que o custo minuto de uma empresa é de 0,38 centavos. O dono desta empresa convocou a todos para uma reunião e disse que a partir daquele momento ele quer ter uma lucratividade de 50%, o que ele deve fazer para alcançar esta meta?

Acredite, é muito simples, como o custo minuto da empresa é de 0,38 centavos, você precisa ganhar por minuto estes 0,38 centavos e lucrar 50% deles ainda, ou seja, 0,19 centavos. Para tanto, seu ganho por minuto terá de ser no mínimo 0,57 centavos.

O mesmo resultado poderia ser obtido se multiplicasse 0,38 centavos por 1,5. E claro, a mesma ideia serve para lucratividade de 70%, 90%, 100%, 200% e etc.

 

E aí? Entendeu a ideia que eu queria passar sobre eficiência, ritmo e lucratividade? Está preparado para aprimorá-la trabalhando intensamente em sua facção/confecção de roupas? Então mãos à obra!!

 

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Análise,Confecção de roupas,Controle,Costureiras,Custo Minuto,Eficiência,Empresa,Fábrica,Facção,Funcionários,Gestor,Lucratividade,PCP,Prejuízo,produção,Produto,Rendimento,Ritmo,Tempo,Vendas
Related Post :
Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?