Quero fazer uma pergunta para você que é estilista, design de moda, ou mesmo pertence a este mundo da confecção e vestuário. Enfim, minha pergunta é: É possível ter uma coleção assertiva?
Tenho certeza de que com essa pergunta fez você se perguntar ao menos um “Como assim Dr Gestão???”. Então vamos com calma, meu leitor, tudo será respondido ao seu tempo.
Você me conhece, sou um experiente empreendedor com anos de experiência neste ramo, mais de 20 anos inclusive. Já trabalhei em vários projetos, inúmeros deles com um contato contínuo com o setor de criação, industrial e financeiro.
Portanto, quero pedir para que vocês venham comigo neste assunto que ele está realmente incrível e eu tenho certeza de que conseguirei te ajudar, agregando valor e conhecimento para você.
É possível ter uma coleção assertiva?
Temos 4 estações, como você bem sabe, sendo que cada uma possui suas próprias características, cores e detalhes. São elas:
- Primavera;
- Verão;
- Outono;
- Inverno;
Essas são as coleções mais comuns que você encontra por aí, é o padrão do mercado.
Também existe outras coleções no mercado, como as famosas coleções chamadas fast-fashion.
Também não é novidade nenhuma para vocês que independente de qual tipo de coleção você esteja trabalhando, é vital que você tenha um cronograma de atividades.
Precisa ter um cronograma, meu leitor, para que você possa controlar toda a abordagem usada no lead time e que você possa prever um prazo para cumprir.
Tipos de Coleções que Podem Ser Assertivas
As coleções podem ser separadas em 2 grupos.
A primeira é definida pela quantidade de modelos, enquanto a segunda é apresentada por verba disponibilizada para ela.
Aqui precisamos ter uma atenção redobrada, afinal, muitas vezes o setor de criação não se atenta e ultrapassa a cota de quantidade de modelos ou valores.
Então para essa coleção precisa estar definido previamente quantos modelos ou quanto de verba será disponibilizado. É muito prejudicial não definir seu objetivo logo no início do projeto.
Assertividade nas pesquisas de mercado
Nos dias de hoje existem diversas formas de se realizar essa pesquisa de mercado para auxiliar nas suas coleções, de forma a torná-las mais assertivas.
Inclusive é por isso que estamos aqui hoje, para mostrar que é possível ter uma coleção assertiva.
Enfim, retornando ao meu raciocínio, uma das formas que você pode fazer é observar em lugares públicos.
Como assim Dr Gestão?? Vamos lá meu leitor, você tem um público-alvo destinado correto?
Então, quando você estiver em shoppings, viagens, parques, supermercados etc., você precisa ficar atento com o que o seu público está usando.
Dessa forma você começa a reparar nas tendências do seu mercado, o que eles buscam mais e o que não buscam.
Coleções Assertivas fora das estações podem dar muito certo! É possível
Claro, outro detalhe que muitas vezes as pessoas esquecem é que as empresas que trabalham com coleções sazonais passam por períodos que na teoria não teria nenhuma coleção. Aquele intermediário entre uma estação e outra. Coleções assertivas são possíveis.
E nesses tempos elas fazem pequenas coleções também!! E não é caracterizado como fast-fashion, são coleções intermediárias entre duas grandes coleções.
A fast-fashion tem uma grande variedade de modelos em poucas quantidades. E sai uma coleção a cada 15 dias normalmente.
Como é possível ter uma coleção assertiva?
Meu leitor, agora está na hora de unirmos tudo que vimos aqui até o momento.
A coleção assertiva pode ser feita utilizando os conceitos que vimos aqui. Precisa ter um cronograma de atividades, com prazos e vínculos entre as atividades.
Também precisa estar definido se será uma coleção com verba ou quantidades definidas inicialmente.
E claro, a coleção precisa estar condizente com o que o seu mercado usa no dia a dia. Então você precisa estar sempre em contato com o seu público.
Por fim, você precisa também estar atento a tendência de tecidos e de cartela de cores.
Dessa maneira não resta dúvidas que você terá uma coleção assertiva. É tiro certo meu leitor.