Esse conteúdo de hoje é sem dúvida uma virada de jogo para os cortadores, confecções e facções que recebem demandas de corte de outras indústrias, afinal, falaremos sobre o famoso desperdício no corte.
E não se engane, não é porque você é empresário que este assunto não é para você. É sem dúvida do seu interesse saber os erros e acertos nesta área da produção.
Faça com que este artigo abra seus olhos para novas oportunidades, pois você vai começar a perceber desperdícios em todos os lugares após ler o que tenho para te dizer.
Evitando desperdício
Antes de começarmos a falar sobre o desperdício no corte devemos falar sobre o desperdício em si. Ou seja, algumas coisas importantes para você saber antes de iniciarmos o conteúdo mesmo.
Muitos me perguntam, é possível exterminar o desperdício completamente de uma indústria de confecção em moda?
E meus leitores, devo dizer que não. É impossível evitar completamente o desperdício. Nossa meta é evitar ao máximo, mas exterminar completamente não tem como, infelizmente.
Isso porque dependendo do pedaço que sobrou de tecido, não conseguimos aproveitá-lo para nada, é simplesmente lixo.
Por este motivo, quando falamos de evitar o desperdício, imediatamente estamos falando de otimizar nosso processo. No caso, para o assunto de hoje iremos focar na otimização do nosso corte.
Parâmetros a serem considerados para o Desperdício no Corte
O primeiro parâmetro que precisa ser levado em conta é o tecido. Mais especificamente o urdume e trama, ou ainda, altura e comprimento.
Para tecido de malha usamos os termos carreiras e colunas, são os termos corretos para este tipo de tecido.
O próximo parâmetro que falaremos é o encaixe, aliás, você sabe a importância do encaixe? Independente de ser encaixe manual ou com sistema informatizado através de alguma ferramenta, o encaixe em si é essencial para a qualidade do seu produto.
Normalmente, quando você tem muitas partes componentes, o encaixe fica muito legal.
Por este motivo, caso você tenha um buraco na sua produção, que está sobrando material em todas as folhas, eu aconselho você colocar um produto infantil ou mesmo alguma peça intima.
Dessa maneira você garante que o buraco daquele encaixe não te dê desperdício, aproveitando ao máximo sua matéria prima.
Muitos empresários dão um jeito de colocar este buraco no custo do produto, então se você conseguir aproveitar ele para alguma peça, imediatamente conseguirá um preço mais competitivo que seus clientes.
Largura do tecido / malha
Mesmo querendo evitar o desperdício, temos uma regra muito importante com o aproveitamento.
Depende do comprimento e largura do enfesto, mas não é aconselhável aproveitar aquela borda do tecido.
O mais interessante é descartar mais ou menos 2% do comprimento. Mais que isso é desnecessário e realmente um desperdício gigantesco!!
Essa mesma proporção serve para largura da peça, você acaba tendo que descartar 2% da largura da sua peça também. Mais que isso é só desperdício puro. Tome cuidado.
Existem duas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a ABNT 13484 e ABNT 13378.
Essas normas falam essas porcentagens de tolerância que eu passei acima.
Trabalhando o Enfesto corrigindo o Desperdício no Corte
No corte do seu enfesto você irá trabalhar com diversos tamanhos de faca. Normalmente utilizam facas de 7, 8 ou até mesmo 9 polegadas. Não vá usar máquina de disco para fazer o corte hein!!
Isso te ajuda a obter um corte preciso do seu enfesto, evitando assim desperdício. A altura do enfesto também é limitado pelo tamanho da sua faca.
Mais uma informação importante do seu tecido é a gramatura, que é o peso por metro quadrado do tecido. Este dado normalmente é dado pelo fornecedor e você não precisa se preocupar.
Caso você não tenha essa gramatura, você pode calculá-la. Para isto, corte 5 pedaços de tecido 10 x 10. Depois, só medir qual o peso desses 5 pedaços, dividir ele por 5 e multiplicar por 100.
Vale sempre consultar se o valor que o fornecedor te passou é realmente o correto, sendo que há uma tolerância de 5% para cima ou para baixo.
Além da gramatura e da faca, também temos o enfesto. Aqui é bem importante avaliarmos para cada produto.
Dependendo do produto não é bom ter enfestos muitos altos. Você começa a perder qualidade à medida que aumenta o número de folhas do enfesto.
Por conta disso que enfestos altos são uma das maiores fontes de desperdício no corte.
Uma medida que você pode aplicar para seus enfestos é trabalhar com grampos ou alfinetes. Mesmo assim, se o enfesto for muito alto é comum se perder as primeiras folhas, ela escapa deste grampo ou alfinete.
Mais um erro gravíssimo que gera desperdício nas facções de confecção e moda. Riscar na própria folha de tecido de malha!! Não se faz isso meu leitor, você deve riscar no papel e colocar ele em cima do tecido.
Descanso também evita desperdício
Muitas confecções que eu conheço não respeitam o tempo de descanso do rolo de tecido. O correto é ter um descanso de 48 horas, porém os empreendedores fazem menos, de 24 horas para baixo.
Sério, além de impactar na sua qualidade, gera muito desperdício. Quantas vezes vejo encolhimento da peça por conta de não ter sido dado o descanso correto??
Enfim, o que você achou deste conteúdo? Tem algum insight que te ajudou? Algo que você desconhecia ou não dava o devido valor que eu falei aqui?
Comente aqui embaixo, também convido você a comentar outras formas de evitar o desperdício no corte, no mundo competitivo que estamos vivendo, qualquer forma de desperdício é um verdadeiro crime que devemos combater.