Descrição dos Produtos- Dr Gestão

Descrição dos Produtos. A ficha técnica é um excelente documento para tal feito. explico com muitos detalhes nesse artigo acima.

Acredito que o tema deste artigo será muito pertinente para o inicio deste ano de 2019 do qual estamos entrando. Janeiro já passou da metade então está na hora de começarmos a trabalhar, nada de deixar para depois do carnaval hein. Para saber a  Descrição dos Produtos o melhor documento é a ficha técnica.

Vamos lá, o tema deste artigo será descrição dos produtos. Falarei um pouco de tudo aqui, desde quais informações são relevantes até o destino desta descrição na ficha técnica do produto, também denominada por mim como certidão de nascimento do produto. Vamos ao artigo, caro leitor?

Quais informações são mais relevantes?

Obviamente podemos descrever o produto de muitas formas, expressar muitas características como tamanho, cor, costura entre outras. Também podemos mencionar comportamentos das peças em certas situações, como por exemplo roupas que desbotam com maior velocidade que outras devido ao tipo de tecido ou outro motivo qualquer.

E agora? Quais informações são mais relevantes para se apresentar sobre o produto?

Primeira informação importante:

Nome do produto.

O nome do produto é primordial, ele será o chamativo principal do seu produto. Não estou dizendo que o visual do produto não é importante, mas quando o cliente chegar na loja ele irá dizer qual produto ele está buscando e seu vendedor lhe mostrará os produtos que irão agradar o cliente e satisfazer o seu desejo.

Como é uma característica muito importante você não poderá dar o nome que você quiser não. Não adianta chamar suas camisetas da temporada de “laranjas” ou dar qualquer outro nome abstrato inspirado em sua cor. Os clientes chegarão em sua loja e pedirão camisetas e não o nome que você tiver inventado.

Portanto, como dar o nome correto para sua peça de roupa? Antes de mais nada o nome deve ser o mais comercial possível, um nome que siga o padrão da sociedade comercial que estamos inseridos. Por exemplo:

  • Camisa xadrez 2019.
  • Moletom amarelo com estampa do Pokémon.
  • Camisa regata com estampa da marca x.

Você pode acrescentar outras tantas informações, porém é importante salientar que o nome mais curto possível conecta não só internamente a empresa como também o seu cliente.

Caso você acrescente mais informações ou queira fugir do padrão de nomes que o mercado impõe, esteja preparado para um bom e caro serviço de marketing envolvido nisso. Varias marcas tentam realizar este feito e menos de 30% adquirem sucesso. Apenas coloque em prática: Descrição dos Produtos.

Referência

É importantíssima, muito parecida com a metodologia de trabalho. Essa referência precisará ser a mais clara possível, vamos aos exemplos:

  • CA (de camisa) X (de xadrez) 2019. A referência será então CAX2019
  • MO (de moletom) AM (de Amarelo) E (estampa) PO (Pokemon). A referência final será MOAMEPO. Neste caso como são muitas letras precisaria deixar mais claro ainda, ou seja, poderia ser da seguinte forma MO-AM-EPO. Uma referência mais clean para ajudar na localização.

Importante ressaltar aqui, não existe referência errada, porém nomes curtos conectam muito mais o cliente com o produto e com a loja, sempre vá atrás de referências curtas e diretas.

Essa referência para se colocar no site ela precisa ser a mais prática possível, de forma a facilitar na localização do produto com extrema praticidade. O cliente precisa pensar no seu produto, colocar a palavra que ele pensou e está leva-lo ao produto.

Claro, a localização deve ser facilitada para o endereçamento e para que o vendedor encontre o produto pela loja. A referência também será utilizada pelos modelistas e estilistas que irão criar a roupa do zero. A referência está em todo lugar e você deve tomar muito cuidado para não se atrapalhar devido a uma referência muito grande.

Medidas

Tamanho, largura, pontos por centímetro, medidas gerais para o cliente identificar se esta camisa caberá ou não em seu corpo.  Não é possível haver uma descrição de produto sem alguma medida. Descrições melhores deixam mais informações para auxiliar os clientes, principalmente estas informações relacionadas a medidas.

Cores

Não se esqueça de ter em sua descrição do produto as cores do mesmo. Extremamente importante que o cliente leia a descrição do produto e identifique inclusive a cor do mesmo. Caso ele esteja vendo a descrição em seu e-commerce, você precisa deixar tudo muito claro para que não ocorra surpresas desagradáveis tanto para seu cliente como para você quando ele estiver pedindo para devolver o produto indesejado.

Tamanho

Qual é o tamanho do seu produto? Apenas as medidas não são suficientes, você precisa expressar o tamanho do seu produto. Como no Brasil não há uma padronização muito clara quanto aos tamanhos, cada marca faz seu próprio corte e define um tamanho que acredita ser razoável para cada classificação, nós precisamos dar todas as informações de medidas para o cliente e posteriormente ainda falar se aquele produto é um modelo P, M, G, G, GG, 38, 40, 42, entre outros tamanhos de modelos.

Para onde vai a ficha técnica?

Esta ficha será enviada direto para os todos setores da empresa, juntamente com um croqui da peça e eles irão criar sua coleção e seus modelos com base nas informações passadas nesta ficha técnica.

Os modelistas, engenharia do produto e a área industrial criarão tudo, porém qualquer informação relevante para este momento de criação deverá estar expressa na ficha técnica.

Após este processo o produto estará pronto e adivinha de onde sairão as informações para cadastramento dos produtos nos bancos de dados e e-commerce da marca? Exato da ficha técnica atualizada pelos desenhistas.

Que outras informações devem haver na ficha técnica?

Informações como fornecedores, valor associado a venda, material, sequência profissional também deve ser incluída neste documento, por isso que eu prefiro chamar ela de certidão de nascimento do produto. Lá consta todas as informações que levarão este produto a sair do mundo das ideias e vir ao nosso mundo.

Posteriormente estas informações serão utilizadas na hora de cadastrar o seu produto no e-commerce, portanto, contrate bons profissionais ou perfil adequados para tanto, disciplinados, para que eles sigam a risca a ficha técnica dos produtos. Caso contrário todos os produtos cadastrados no e-commerce estarão errados e o cliente vai reclamar, não duvide disso.

Tenha todas as informações pertinentes ao produto agrupadas em um só lugar, a ficha técnica. Isto facilitará a sua vida e você estará um passo mais perto de atingir os seus objetivos. E ai o que achou do conteúdo dessa semana: Descrição dos Produtos.

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Certidão de Nascimento,Coleções,Comercial,Cores,Custo,Descrição,Descrição do Produto,Desenhistas,E-commerce,Economia,Ficha Técnica,Financeiro,Fornecedores,Mercado,Nome do Produto,Objetivos,Produto,Referência,Relevância,Tamanho
Related Post :

Deixe um comentário

Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?