O assunto de hoje é bem interessante, vamos falar do ciclo de amizade entre a curva ABC e o estoque. Já escrevi artigos sobre curva ABC e já falei separadamente sobre estoque, porém tenho certeza de que você vai achar muito interessante essa sinergia dos dois neste conteúdo sobre curva ABC amiga do estoque.
Vamos nos aprofundar nesse conteúdo para que você entenda a relação entre estes dois temas.
Curva ABC Amiga do Estoque – O que é a curva ABC?
Também conhecida como classificação ABC, tem ajudado muitos empreendedores a alcançarem o sucesso em seus específicos nichos. Vamos falar do que significa essa curva ABC.
A letra A representa o que vende mais ou o que tem um preço maior. É como se trabalhássemos com valores de alta costura, sendo assim, não buscamos vender muito, vendemos pouco dos produtos, mas como eles tem um valor elevado, justifica esse produto no mercado.
É como se vender 100 peças de certo produto com um valor de venda mais alto por ser alta costura seja equivalente a vender 1000 peças de outro produto que possui um valor mais baixo.
O pulo do gato aqui é que você pode usar a classificação ABC de diversas formas, por exemplo por quantidade, valores etc. Não se prendendo apenas na letra A, mas fazendo essa classificação para a B e para C.
Para quem não sabe, cada uma das letras do ABC é um tipo de produto, sendo o A seu carro chefe (20% das suas vendas e 80% da sua receita), o B seu produto intermediário (30% das suas vendas e 15% da sua receita) e o C que serão seus produtos de ticket médio mais baixo (50% das vendas, 5% da receita apenas).
Aprofundando em estoques
O seu estoque precisa seguir sua estratégia, ou seja, se você quer vender mais um produto A, então precisa separar um espaço de estoque para isso.
E aqui estou falando estoque mesmo, o conjunto completo, de tal forma que seu produto tenha endereçamento, fiscalização da rotatividade, estoque médio, máximo, controle por ferramenta etc.
E veja bem, quando eu digo controle por ferramenta estou me referindo realmente a algum software do qual você consiga dar baixa no seu estoque, controlar através dele quanto você tem de cada material, quanto sai e principalmente a sua rotatividade.
Sabendo quanto você tem de flutuação do seu estoque, pode começar a trabalhar com estoque considerável ou estoque menor.
E o seu estoque muda de acordo com o seu olhar, quando você olha quantidades, vai precisar de muito espaço físico, para alocar todo o material e produção antes desta sair para a venda.
Agora se você olhar para valores, seu estoque pode ser menor, afinal seu foco está em poucos produtos, mas com um valor de venda mais alto, permitindo que você trabalhe seu estoque com um outro olhar.
O estoque e a classificação ABC estão relacionados exatamente nesse planejamento comercial, você vai pensar o que quer vender, como irá vender e qual será seu público. A partir deste momento você vai poder montar seu ABC e seu estoque de acordo com essa visão que foi definida.
Dessa forma, você consegue olhar a classificação ABC, determinar quantidade e por fim delimitar o espaço físico necessário para o estoque.
Como conseguimos aplicar a curva ABC nos estoques, ou melhor como seu estoque utiliza a curva ABC?
A resposta aqui é tomada de decisão, seu estoque vai definir seu espaço físico de acordo com o que foi definido na curva ABC.
Então ele vai olhar os produtos que geram maior rentabilidade, quais que tem um giro maior e delimitar quanto de estoque manterá para cada um.
Normalmente seu estoque vai dar maior prioridade para seus produtos do tipo A, em seguida para os produtos B, deixando pouco estoque disponível para o tipo C, apenas o suficiente para manter o ritmo de vendas dele.
Ou seja, o planejamento do seu estoque deve ocorrer após a definição da sua meta comercial. Só assim você conseguirá ter um espaço assertivo para estocar seus materiais e atendendo a suas demandas.