Acreditem meus leitores, lendo este título vocês já sabem o que vem por aí. Cronometragem com Easy Time. Quero mais uma vez trazer este estilo de conteúdo sobre cronometragem porque ainda há muitos empreendedores que não seguem.
Para vocês que não tem nenhuma cronometragem na empresa de vocês, estão perdendo uma fonte de dados imensa que permitirá uma tomada de decisão estratégica enorme.
Já para vocês que seguem os conceitos de cronometragem, trago uma ferramenta que pode ajudar a melhorar ainda mais, também quero trazer algumas dicas que podem melhorar o processo atual de vocês.
Feitas as apresentações, dedico um parabéns para os empreendedores que já entenderam e usufruem dos ganhos da cronometragem, vocês estão no caminho certo e entenderam um dos grandes segredos.
No passado muitas empresas se recusavam a medir seus tempos porque o cronometro era caro, digital e media o tempo de forma centesimal. Quem se lembra? Era uma ferramenta retangular, tinha cara de antiga quando foi lançada já.
Agora, essa dificuldade não existe mais, além da maioria dos cronômetros serem coisas extremamente baratas e fáceis de encontrar. E mais fácil ainda, você pode pegar seu smartphone agora, entrar na Play Store ou Apple Store e baixar um dos muitos aplicativos que tem essa funcionalidade de cronometragem.
Cronometragem com Easy Time – Aplicativo
Vou comentar mais profundamente da cronometragem do Easy Time porque é absurdamente simples e vai atender a todas as situações, mas há outros aplicativos similares.
O Easy Time tem uma funcionalidade que eu gosto bastante que ele mede o tempo por voltas, então já calcula a diferença de tempo entre cada intervalo.
Para nós da indústria têxtil do vestuário é incrível meus leitores, pois, já teremos os tempos por peça. Nem precisaremos calcular nada.
Outro ganho que aprecio muito com essa funcionalidade é marcar os pontos da produção individualizada. Você pode pegar processos demorados da sua produção e acompanhar no detalhe, vendo se tem uma variação de tempo muito grande, se falta padrão etc.
Se você não quiser o aplicativo, você pode comprar um cronometro digital, é uma opção também. Sugiro que busque um que mostre o tempo de forma centesimal, mas caso não seja possível basta dividir o tempo por 60.
Ou seja, você não quer o tempo em segundos, você quer o tempo nos centésimos mesmo, para que possa usar este número em cálculos matemáticos.
Cronometragem com Easy Time – Formato
Achei melhor abrir aqui mais detalhadamente, desta forma, todos estaremos na mesma página.
Na hora de trabalhar com tempo nos cálculos, não podemos usar os valores na base 60 que são os minutos e segundos, temos que usar na base 10(decimal) que é a forma como a nossa matemática convencional atua.
Então não usamos 45 segundos, mas sim 0,75(45/60=075). Eles são a mesma coisa em relação ao minuto, 45 segundos de minuto é igual a 0,75 de minuto.
Base de Cálculo:
Cronometragem contínua (diminui a próxima tomada da tomada de tempo anterior)
#5º tomada de tempo 0,087 cálculo=0,783-0,696=0,087
#4º tomada de tempo 0,115= cálculo=0,696-0,581=0,115
#3º tomada de tempo 0,229 = cálculo=0,581-0,352=0,229
#2º tomada de tempo 0,145= cálculo=0,352-0,207=0,145
#1º tomada de tempo 0,207= cálculo=0,207
Cronometragem com Easy Time – Funcionamento
Gosto bastante da cronometragem com Easy Time porque ele permite que você escolha como que irá operar. Você pode escolher diversas opções de contagem, como por exemplo:
- HH:MM:SS;
- 1/100 seg;
- 1/1.000 min;
- 1/100.000 hr
Essa variação de cronômetros permite que vários profissionais diferentes possam usar o aplicativo, independente da profissão, pois, o cronometro pode se ajustar a sua necessidade.
Claro, quando for algo muito específico que até o reflexo do ser humano e o tempo de reação para o clique de pausa no cronometro interfere, não será aconselhado usar este app, mas para 90% dos casos estamos oks.
Eu gravei um vídeo do meu celular e postei nas minhas redes, se você quiser ver eu operando o aplicativo, lá ficou realmente bem intuitivo.
Para cronometragem eu uso a opção de 1/1.000 minutos. Assim quando clico em iniciar, ao invés de começar a contar o tempo como: 00:00:01, ele conta 0,001 e vai subindo.
E quando você aperta para iniciar a contagem, o botão de iniciar desaparece e se transforma em 2 outros botões, parar e registro.
Parar é intuitivo, significa parar o cronometro e você usa quando não irá mais precisar cronometrar a operação que estava monitorando.
Agora o botão de registro serve para registrar a volta, o período, portanto, ele salva o tempo cronometrado em uma lista abaixo dos botões e continua o cronometro como se nada tivesse acontecido.
Assim você consegue ter tanto o tempo total como os tempos registrados ao final do uso do cronometro.
Tempos Registrados
Quando você clica em registro é mostrado um item em uma lista com 3 colunas, a primeira contabilizando o número do registro, por exemplo #1, #2, #3, …
A segunda é o tempo que foi cronometrado naquele segmento e a terceira é o tempo cronometrado total no momento que ocorreu o registro.
É realmente bem simples meus leitores, não sei se vão surgir dúvidas sobre este tema, mas procurei fazer o mais didático possível neste artigo.
Caso surjam dúvidas não há problema, eu não me incomodo, pode me perguntar pelos meus contatos. Vou ter o maior prazer em tirar suas dúvidas.