Andei pesquisando um pouco sobre possíveis temas que eu poderia escrever para esta semana, algum tema que poderia realmente ajudar vocês. E me ocorreu que eu poderia trazer um pouco de cronograma para produção puxada, o que vocês acham? Eu amei a ideia e por este motivo o artigo de hoje trará este conteúdo.
Recentemente eu dei uma palestra em São Paulo em uma empresa chamada Colordex e como já disse antes foi espetacular, para mim foi uma experiência única e fiquei realmente comovido por poder participar deste evento. Só tenho elogios e agradecimentos para com a galera da Colordex.
Nesta palestra conheci muitos empreendedores, a maioria de estamparias, porém tinha alguns que também tinham corte e costura nas suas confecções de roupas.
Durante uma conversa em um dos dias descobri que a grande maioria deles não possuía um cronograma. Na verdade, a estamparia deles tinha até mesmo uma leve semelhança com uma padaria.
Não estou criticando estes empreendedores, apenas apresentando um fato em relação ao processo de entrada de pedidos. O cliente chega, faz seu pedido e fica esperando que irá sair daqui a pouco igual a uma fornada de pão.
Novamente, as confecções deles são ótimas, apenas este ponto da entrada de pedidos que poderia ser melhorado para evitar qualquer dor de cabeça futura.
Por este motivo vou apresentar um raciocínio para montarmos um cronograma, algo simples, rápido, enxuto. Nada que vá atrapalhar você em seus processos diários.
A produção puxada é muito conhecida por este método, venda seu produto primeiro e depois vá produzi-lo. Desta maneira você não corre o risco de produzir demais e ficar com mercadoria parada no seu estoque.
Agora, não há como questionar, ter um cronograma nessa hora é vital. O cliente faz o pedido e você consegue já passar para ele a data que ele receberá seu pedido.
E isso ajuda a quebrar o conceito de padaria da sua confecção de roupas.
Este sistema é bem comum, diz respeito tanto a mão de obra direta como também a corte, estamparia, costura e acabamento. É uma metodologia que se encaixa em qualquer lugar.
Vamos fazer um exemplo de cronograma juntos que sem dúvida irá ajudá-lo. Vou dar uma trabalhada nos números deste exemplo para ele fechar nos 30 dias de um mês, ou melhor nos 21 dias úteis do mês.
Lembrando que eu, Dr Gestão defendo que você faça planejamentos de até 30 dias, não se estendendo muito acima deste período.
O grande destaque é seu cronograma para produção puxada, tenha isso em mente.
Continuando, vamos estipular que você tenha 7 dias para realizar sua venda. Criamos então uma regra que de 7 em 7 dias você irá inserir suas vendas da semana anterior no seu cronograma.
A meta aqui é não entregar nada atrasado, então precisamos nos atentar para as datas, tendo ciência da nossa capacidade de produção também.
Vamos colocar 1 dia para você fazer um trabalho de revisão deste pedido. Dessa forma já temos 8 dias contabilizados.
Podemos colocar mais 2 dias para corte e 5 dias para estamparia, dessa forma ficamos com 15 dias. Outros 4 dias para você finalizar a costura e fechamos o ciclo com 2 dias para o seu acabamento.
No final temos 21 dias úteis, o que é aproximadamente um mês, alguns tem 22 dias úteis, outros 21. Dessa forma nos mantemos também dentro do período de 30 dias que eu sempre defendo.
Opa, agora sim, se seu cliente chegar em sua confecção de roupas você tem um processo robusto, tem uma maturidade para passar uma data de conclusão do pedido. Passará até uma maior confiança ao seu cliente.
Neste exemplo, após a realização da venda teremos 14 dias úteis para entregar o pedido ao cliente. Muda totalmente a imagem que seus clientes faziam sobre uma confecção padaria.
O que você achou deste exemplo? Eu busquei fazer o mais didático possível, meu objetivo é passar a importância e facilidade de se elaborar um cronograma para sua confecção, estamparia, empresa.
Com este planejamento você consegue informações do seu lead time e pode tentar reduzi-lo.
E eu não estou dizendo tudo isso sobre cronograma para produção puxada por nada não, eu tenho 21 anos neste segmento, aprendi muito com vários empreendedores que já alcançaram o sucesso a muito tempo, vi muitas empresas se darem mal e até mesmo falirem por conta de errinho bobo.
Todos os processos da indústria de confecção e vestuário são vitais, infelizmente você precisará dar atenção para todos. E eu digo a você, não tem como dar atenção a todos se você não tiver um planejamento para se apoiar.