Uma empresa sem planejamento corre sério risco de definhar e sumir do mercado. O cronograma de produção em confecções de roupa, especificamente, é fundamental para que não haja retrabalhos, ociosidade da mão de obra e gastos desnecessários.
A palavra “ADIANTAR” em confecção de vestuário é muito usual, tanto que foi parar até na boca do motorista, do porteiro, do fornecedor etc. Em várias situações que presenciei, pude constatar que essa palavra poderia ser retirada URGENTEMENTE do glossário de confecções de roupas. E por que?
Em inúmeras vezes, e não foram poucas mesmo, constatei que as costureiras, as encarregadas, as estilistas, os gerentes e até os proprietários tentaram se valer dessa palavrinha que parece muita das vezes eficaz, mas, na verdade, é uma tremenda enganadora. Isso porque, com ela, distorce-se qualquer cronograma de produção em confecções de roupa.
Planejar cronograma de produção em confecções de roupa é primordial para fabricar no tempo certo
É comum ouvir nas empresas “vai costurando aí que o elástico, o viés, o botão etc. está chegando”. Acaba-se quase toda a montagem da roupa, para não dizer, em algumas das vezes, finaliza-se literalmente a montagem e nada de chegar os insumos. Sem contar que no final do dia a produção para faturamento não está finalizada, pelos menos alguns lotes. E isso acontece por que?
A resposta é “está tudo adiantado”. Mas como, se a empresa não fecha o pedido com a peça completa? Como a empresa espera pagar suas faturas, duplicatas etc.? Para não citar também os gargalos no corte. É comum também ouvir “vai encaixando, enfestando, que a outra cor do tecido está a caminho”. Em algumas vezes usa-se o tempo do cortador para cortar uma cor, porque a outra cor está chegando, o que caracteriza o retrabalho várias vezes. E, ainda assim, nada desse tecido, forro, entretela chegar.
Avançar o sinal no cronograma de produção em confecções de roupa, em alguns casos para não pagar multas contratuais, ocasiona processos industriais improvisados e inacabados. Como vocês podem perceber, a palavra ADIANTAR não deve existir mesmo na produção de vestuário. Enterre essa palavra do seu vocabulário pelo menos enquanto você trabalhar na indústria têxtil, caso contrário se depare com problemas imensos.
O que acarreta tudo isto muita das vezes é a falta de um bom cronograma de produção em confecções de roupa ou até de um simples cronograma. Posso também dividir esse problema com a ineficiência de vários fornecedores que não adotam uma política de PARCERIA e/ou comprometimento em atender às empresas nas datas pré-acordadas. Ainda assim, planejar a produção para evitar improviso e desperdício é fundamental. Planejar e executar com eficiência e qualidade, nesse caso, é que realmente adianta.