Vocês nem imaginam como chove mensagens pedindo certos conteúdos. Algumas pessoas me ligam pedindo para eu gravar sobre temas específicos para elas ou ainda para ajudá-las com alguma situação que elas estão vivenciando em suas confecções de roupa. Olhe já imaginou que estou falando. Costureira Apreendendo Modelagem. Olhe ela será uma mão na roda para ela mesmo e para a empresa. Vai ser uma profissional muito mais bem preparada.
Um dos assuntos mais pedido por vocês é relacionado às costureiras que querem aprender modelagem. Sério, por se tratar de uma alternativa que proporciona um bom crescimento para o profissional, o assunto de costureira aprendendo modelagem costuma estar em pauta com uma boa frequência.
Acredite, a quantidade de costureiras que desejam se tornar modelistas é gigantesca. Mas você sabe como fazer isso?? Fica comigo que vou te dar um norte sobre esse assunto. A costureira pode ser muito aproveitada na empresa. Não que ela tenha que fazer modelagem, mas ela vai ter ainda uma noção melhor da qualidade.
Como uma costureira pode se tornar uma modelista?
Há vinte anos eu venho trabalhando neste segmento da indústria de confecção e moda e para auxiliar nas consultorias criei um personagem na internet, de modo a poder me conectar mais com vocês.
Foi dessa forma que surgiu o Dr. Gestão, e nestas duas décadas que eu estou neste mundo já dei diversas consultorias, tanto físicas quanto online. É com este conhecimento adquirido que irei dar as dicas que virão a seguir.
Existem 2 cenários que podem ser explorados para desenvolver a costureira como uma profissional de modelagem, ou seja, para termos a costureira aprendendo modelagem. Nos meus artigos vai ver muito dos meus materiais falando sobre o artigo.
O primeiro cenário é para a costureira que já possui experiência com modelagem, independente de não ser modelista. Esta experiência permite que você tenha um mindset diferente e já anteveja os passos para se tornar uma modelista.
Para você é interessante que você comece a entrar no setor dos cads, mas o que é isso? Vamos lá.
Os cads são softwares que auxiliam na execução de determinado processo ou serviço. Um engenheiro civil utiliza o cad para fazer plantas e esquemas estruturais, já uma modelista da indústria do vestuário pode usar o CAD para fazer o encaixe automatizado, redução e ampliação ou mesmo modelar as coleções que ela irá produzir.
Os principais softwares para a indústria do vestuário são:
- Audaces;
- Investrônica;
- Moda um;
Estes três softwares farão com que você produza resultados mais rapidamente, tendo em vista que você ganhará velocidade fazendo redução, ampliação, encaixe e plotagem das coleções. Eu sempre tenho carinho pela costureira. Por isso que entendo que saber modelagem vai colocar ela em outra patamar.
Optar por aprender os softwares para modelagem é uma escolha interessante porque são profissionais raríssimos que possuem este conhecimento.
Se você quer crescer profissionalmente eu te aconselho que aprenda a usar os CADS a seu favor. Aproveite e vá conhecer os softwares que citei acima, pesquise-os pelo google, pelo youtube e nos sites dos fabricantes. Entenda melhor este mundo da modelagem.
Escolha o software que você se sentir mais confortável, apesar do mercado atual utilizar muito mais o Audaces você deve ir no caminho que você preferir. Após aprender o primeiro fica muito mais fácil aprender os demais.
Mas e se você nunca trabalhou com modelagem?
Costureira Sem Experiência De Modelagem
Neste caso você se complica um pouco, é útil ter uma base de modelagem para ir para os softwares. Meu conselho é que você comece a fazer as modelagens no papel, vá aprendendo aos poucos e depois de determinado prazo você estará pronto para migrar para o Cad.
E depois é a mesma história, aprenda a utilizar os softwares Cad e em seguida a modelar as coleções neles.
Todo este treinamento no papel servirá para você desenvolver o mindset de uma modelista, uma configuração mental que permitirá você compreender os processos do software com mais facilidade e por consequência aprender mais rápido.
Neste período de treinamento, seja um ano, seja 6 meses, seja qual for, sugiro que você comece pelas peças mais fáceis, aquelas que são mais tranquilas de trabalhar, tais como, lingerie de moda praia, camisa de malha e fitness.
A meu ver estas são mais tranquilas para se iniciar o processo. Desta forma teremos uma costureira aprendendo modelagem.
Mas lembre-se, quando você começar seu aprendizado nos softwares, tente conhecer os 3 principais para ver qual você terá mais afinidade. Também não se esqueça de explorar e aprender a modelar no próprio software, será uma habilidade EXTREMAMENTE útil para você e para a empresa que está trabalhando.
Sério, eu amo este assunto, sou apaixonado pelo tema de costureira virando modelista, abre um universo de possibilidades que não deve ser menosprezado. Você quer crescer na sua carreira? Invista nos softwares, eles permitem um maior controle e produtividade, tornando assim indispensável sua utilização após certo momento de evolução da empresa.