Esse foi um conteúdo interessante, estava dirigindo e por acaso veio na minha mente este assunto sobre controle de aparelhos e manutenção de máquinas, pensei que poderia ser um tema realmente interessante e importante para o empresário brasileiro. Algo que ele originalmente costuma deixar de lado até que aconteça um problema.
Parei o carro e gravei um conteúdo, ai quando cheguei em casa achei que poderia ser legal também escrever um artigo, abordando alguns pontos iguais e outros distintos, para meu publico que acompanha os artigos.
E vou aproveitar que está uma chuva lá fora, está um dia um pouco frio, gosto de escrever quanto estou em casa neste tipo de dia, sinto que as ideias fluem bem e eu acabo produzindo conteúdos muito bem aceitos por meus leitores, ajudando ainda mais eles.
Enfim, vamos falar de um assunto bem crítico que eu tenho visto nas minhas consultorias físicas, acredito que até mesmo nos atendimentos online tenho encontrado alguns casos.
As facções e marcas de roupas não tem se preocupado com este assunto, muitos empresários não conseguem entender por que é importante controlar isso. E como é algo que a curto prazo não gera impacto, acaba que na pior hora possível você fica na mão.
Este conteúdo serve para as confecções, facções/oficinas e claro também as estamparias. Qualquer ramo industrial é bem-vindo a este conteúdo, diz respeito diretamente a vocês.
Controle Aparelhos e Máquinas– Preventiva x Corretiva
Existem 2 tipos de manutenção que podemos fazer, a manutenção preventiva e a manutenção corretiva, elas seguem por caminhos totalmente diferentes e é muito comum associarmos elas a perfis de empresários diferentes.
A manutenção corretiva é muito comum ser associada aos empresários e líderes desorganizados, que foram atropelados pelas demandas deles e não tiveram tempo de se precaver aos desastres.
Já a manutenção preventiva é associada a organização, produtividade, atenção ao detalhes e boa gestão empresarial. Trata-se de você fazer as manutenções em suas máquinas antes delas quebrarem.
Uma boa manutenção preventiva faz a substituição de peças de uma máquina antes que estas comecem a prejudicar e impactar outras seções do equipamento, diminuindo a vida útil do equipamento.
Claro, nenhum maquinário funciona para sempre, porém eu já vi o mesmo equipamento em duas empresas diferentes terem vidas úteis diferentes, em uma no prazo de 2 anos ele se quebrou totalmente e teve que ser trocado, enquanto em outra, está a mais de 5 anos e até hoje está em operação normalmente, começou agora a dar sinais de desgaste.
O que você vai me dizer? Que na primeira empresa o que equipamento era mais usado e por isso se desgastou mais rápido? Na verdade, o problema que temos aqui é o de descuido do empresário, não fez uma única manutenção no equipamento por dois anos, rodando todos os dias da semana praticamente o dia inteiro.
Se continuasse naquele ritmo, a segunda máquina da primeira empresa quebraria teria uma terceira máquina e a empresa B estaria ainda na primeira, cuidando bem de seu equipamento.
Organização
O aparelho é a terceira mão da costureira, ele aumenta muito a produtividade, e muitas vezes ao colocar o aparelho, você consegue reduzir 5 ou 6 operações em uma única.
E mesmo assim, eu já fui em empresas que o aparelho está jogado, amassado, perdeu peças etc. Não é como se fosse algo barato, é uma coisa cara e propriedade da sua empresa. Precisa dar um cuidado melhor.
As empresas não têm os aparelhistas, então acaba ficando de lado. As empresas nem sabem o patrimônio que possuem em aparelhos.
Você precisa controlar as coisas, quem é o responsável do aparelho na sua empresa? Qual o histórico do aparelho? De quanto em quanto tempo precisa ser feita a manutenção deste aparelho? Você precisa fazer o controle de aparelhos e manutenção de máquinas.
Tenha um quadro de cortiça que tem tudo catalogado, isso vai te ajudar e muito. Tenha inclusive os aparelhos que foram desenvolvidos junto com o mecânico industrial.
Alguns aparelhos você pode comprar pronto, agora outros as empresas tiveram que desenvolver especificamente para o processo delas. É um crime deixar este tipo de máquina em qualquer canto.
Controle das Máquinas
O Controle das máquinas tem 2 caminhos, normalmente o mecânico tem um documento de cada máquina com informações da máquina, quase uma ficha do equipamento.
Lá tem dados de compra, tipo, características, função, histórico de manutenções feitas, etc.
Assim você consegue controlar suas máquinas, mantendo suas máquinas com a manutenção preventiva em dia sempre, não tendo problemas com manutenção corretiva.
Lembrando que o tempo de vida útil da máquina entra nos seus custos.
No arquivo da máquina você pode controlar inclusive quem é que pegou a máquina, quando pegou, se está recebendo os devidos cuidados, entre outros.
E lembre-se você precisa ter muito cuidado com o controle de aparelhos e manutenção das máquinas, seja organizado neste assunto por que vai te poupar muita dor de cabeça, economia e produtividade.