Meus leitores, meus amigos, eu sei estamos vivendo uma época um pouco conturbada, o assunto do momento é o Covid-19 e como ele está se espalhando rapidamente pelo mundo. Gostaria de convidar vocês a se distraírem um pouco deste cenário tão terrível e dedicarem um pouco de atenção a uma questão extremamente importante para os empreendedores. Então vamos ao artigo: Comprar Produto Pronto ou Montar Uma Fábrica.
Você vê mais vantagem em comprar produto pronto ou montar uma fábrica? Eu sou o Dr. Gestão e estou aqui para mostrar as duas possibilidades e explorarmos um pouco este assunto. Nos aprofundarmos mais.
Primeiramente é necessário deixar claro que algumas informações precisam ser conhecidas para tomar esta decisão e acertar em seu resultado. Estas informações são:
- Qual será o público que você quer atingir?
- Qual mercado você deseja vender estes produtos?
- Qual será seu nicho?
Comprando produtos para revender
Existe uma poderosa vertente que trata sobre comprar produtos prontos para revendê-los por um preço superior. Fornece um determinado nível de lucro, porém precisamos de uma certa atenção para não errarmos. Vamos entrar mais a fundo nesta vertente?
Garanto que as informações que eu tenho irão te ajudar a tomar a decisão certa.
O primeiro ponto é de certo modo um pouco obvio. Se você ainda nem tem uma fábrica é muito mais fácil comprar para revender, pelo menos até você ter os maquinários e o espaço de trabalho. Claro o investimento é bem menor nesse momento. Quando eu falo em revender.
Claro, se você tem uma confecção também não faz sentido deixar toda a produção parada para comprar e revender os produtos certo? Mas…
E se sua produção interna não está pagando seus custos fixos? Ou seja, você não está conseguindo manter sua lucratividade pelo menos no ponto de equilíbrio. Terceirizar é o mesmo valor que produzir interno ou igual. Aqui justifica terceirizar. Mas em se tratando em comprar para revender peças?
Então você precisa dar uma boa trabalhada em seu planejamento!! Analise sua capacidade industrial, verifique seus ativos e passivos, sua produtividade, encontre todos os processos que estão tendo custo para você e verifique como está o status destes processos.
Seu ponto de equilíbrio não pode ficar negativo de forma alguma, você estará literalmente pagando para trabalhar. Em casos assim, uma alternativa muito viável seria comprar produtos similares/iguais aos seus por um preço viável e revendê-los.
É uma estratégia para se manter vivo. As vezes compensa até mesmo fechar temporariamente sua fábrica, se manter nas revendas até se recuperar financeiramente e reabrir sua fábrica mais para frente.
Já vi casos que esta estratégia deu muito certo.
Convenhamos meu leitor, é muito mais satisfatório vender o produto pronto, sem encargos sociais, sem custos fixos, sua maior preocupação está nas mãos de seus fornecedores que precisam produzir com qualidade e atendendo aos prazos.
Você se livrará de todo o demorado processo de produção, trocando pela logística de comprar e revender.
E eu sei meu leitor que você não venderá o seu produto, será um produto similar, provavelmente desenvolvido por uma empresa chamada de private label que esteja trabalhando para você.
Eu diria até que para este assunto você estaria contratando uma empresa que atenda toda a sua necessidade de modelagem e peça piloto. Por que não? Apenas acho melhor tomar cuidado e avaliar muito bem a situação e a empresa contratada antes de seguir por este caminho.
Não tenho fábrica, e agora?
Se você não possui uma fábrica e deseja obtê-la, saiba que a estrutura dela não é barata. O planejamento é complexo, o PCP precisa estar certíssimo e sua produtividade sempre à altura da sua demanda.
Nesta hora sempre vem aquela dúvida, comprar produto pronto ou montar uma fábrica né?
As vezes vale a pena você terceirizar seu processo de produção. Investir na estrutura de uma facção ou oficina, cada estado tem um nome diferente, é um passo arriscado e só deve ser dado se você possui recursos financeiros suficientes para tal empreitada. Assim não corre riscos!!
Para você ter uma ideia, antes de construir sua fábrica os investidores costumam ter dinheiro para construir sua fábrica e ainda mantê-la por pelo menos 02 anos meses seus custos. Acontece em algumas cidades de até o IPTU sem pagar durante uns 05 anos. Mas você empreendedor precisa dar emprego para a cidade
Ou seja, retomando, se você possui uma fábrica, mas ela não está conseguindo pagar seus próprios custos, avalie comprar produto pronto.
E se você não possui uma fábrica avalie esta opção de terceirizar sua produção, mesmo que você possua o dinheiro suficiente para implementá-la imediatamente.
Os jogadores profissionais de xadrez são os maiores estrategistas do mundo e eles costumam falar que após você encontrar uma jogada excelente você deve procurar uma ainda melhor. Vamos seguir o exemplo deles. Quando nós tivermos uma ideia, antes de sair desenfreadamente para executá-la, vamos procurar uma ainda melhor.
Só assim conseguiremos responder a esta questão: Comprar produto pronto ou montar uma fábrica. Mas e você, já sabe qual vale mais a pena para você no contexto atual?