Como reter seus colaboradores? Se sua estamparia tem tido muito problema com turnover, rotatividade dos profissionais, então este conteúdo é para você. Vou te passar algumas dicas para que seus profissionais fiquem mais tempo na sua empresa e inclusive gostem de fazer parte dela.
A grande verdade é que a cada dia fica mais difícil encontrar aqueles profissionais que ficavam 30 anos em uma única empresa. As gerações mais novas possuem um perfil mais dinâmico e acabam variando mais rapidamente de emprego.
Mas entendam bem, elas não variam de emprego porque querem só mudar a rotina, na verdade não. Eles são profissionais mais difíceis de reter porque muitas vezes se sentem desvalorizados no local onde estão.
Ai na primeira oportunidade que receberem de uma nova, pagando mais, com cargo maior entre outros benefícios, eles acaba trocando. Olham para seus próprios interesses.
Vejam bem, esses profissionais cresceram vendo pessoas que ficavam 20, 30 anos na mesma empresa serem descartadas com qualquer crise que recaía sobre a empresa. Eles viram que quando a coisa aperta, as empresas não olham de forma empática para os funcionários, elas querem sobreviver a todo custo.
E assim, eles absorveram isso para si, se a empresa não olhará para os interesses de seus funcionários, então ao menos eles mesmos irão.
É um cenário bem complicado, mas eu tenho algumas dicas que ajudam a reter praticamente 100% dos funcionários, e todas tem um foco especial nessas novas gerações que tem trabalhado em nossas empresas.
Como Reter Colaboradores – Técnicas
A meta aqui é diminuir a rotatividade para quase 0. E eu me orgulho de dizer que ao menos para a indústria têxtil do vestuário eu tenho tido bastante sucesso.
Quando uma empresa está com altos índices de turnover, alguns sinais começam a aparecer.
Muitos profissionais chegam atrasados, muitos faltam e os boatos de que muitos não estão satisfeitos de trabalhar ali e querem ir embora começam a correr soltos.
Estes profissionais têm contas para pagar, todo tem suas responsabilidades de contas, família para sustentar entre outros.
Por este motivo que começam estes boatos, as pessoas insatisfeitas reclamam umas para as outras, porém não tem liberdade para falar que vão embora, não sem antes ter já outro emprego encaminhado e pronto para aceitarem.
O primeiro passo é entender o problema que está gerando essa infelicidade. Normalmente há muitos conflitos internos na empresa, má gestão, hierarquia não muito clara, falta de um fluxograma, salários baixos etc.
Por este motivo é preciso criar uma atmosfera de respeito na sua empresa. Precisa haver elogios parabenizando, ao invés só das críticas e condenações por conta de erros.
Outra forma de melhorar a retenção é dando premiações para as pessoas. Defina metas e ao serem alcançadas as equipes ganham premiações. Uma divisão básica do bolo que você iria receber sozinho, compartilhe com seus funcionários.
Mostre que eles são valorizados, que você os enxerga não só como um número, mas a pessoa por trás.
Lembre-se que uma empresa vive sem um gerente ou sem um líder, pode sofrer um pouco, mas até dá para levar por algum tempo.
Agora sem sua força de trabalho não há a menor chance de a empresa continuar a produzir e se manter.
Dinâmicas
Um erro que muitos empreendedores cometem é fazer a divisão do grupo de forma incorreta. Você precisa garantir que todos os grupos que você criou tenham talentos.
Se um grupo não tiver talentos, aquelas pessoas não conseguirão acompanhar os demais grupos e ficaram desanimados e não irão performar como deveriam.
E a premiação deve ser paga para todos, não pode pagar para um e não pagar para o outro. Se um descobrir, é criada uma desavença muito grande.
Para garantir um turnover baixo ou mesmo zero, você precisará mostrar um motivo para seus funcionários quererem sair da casa deles de manhã e passar o dia inteiro na sua empresa.
E friso, eles precisam querer fazer este trajeto de manhã, eles precisam querer trabalhar na sua empresa.
Pense também em outros benefícios, quem sabe um almoço na empresa, uma área de descanso para eles relaxarem durante a 1 hora de almoço deles, PLR ou mesmo uma cesta básica para auxiliar nas contas de casa.
Enfim, são nas pequenas ações que você motiva seus profissionais para que eles permaneçam juntos com você pelo tempo indeterminado. Você precisa sempre estar renovando esta valorização que tem por eles. Comente embaixo sobre o tema: Como Reter Colaboradores