Como Resolver Minha Produtividade

Como Resolver Minha Produtividade - Dr Gestão, dicas que farão você ter melhores resultados na sua empresa. Então coloque em prática.

O assunto de hoje será focado para todos os empreendedores da indústria de confecção e moda, desde o pequeno, que está começando, tem poucas máquinas, poucos funcionários, até o grande que já tem um grande império construído e está gerenciando seu negócio. Ambos se perguntam a mesma coisa. Como resolver minha produtividade. Então espero realmente que goste do tema: Como Resolver Minha Produtividade. 

E por incrível que pareça, muitas vezes os empreendedores atribuem o problema ao mesmo motivo, seu tamanho. Ou seja, o grande empreendedor atribui que sua produtividade está baixa, pois está com muita demanda de diversas fontes, são muitas variáveis devido ao seu grande tamanho e que a perda de produtividade acontece junto com o crescimento.

Já o pequeno por outro lado muitas vezes acha que sua produtividade é baixa por que não tem o tamanho necessário para produzir mais e melhor, tendo falta de espaço, maquinário, funcionários etc. Consegue entender a importância de Como Resolver Minha Produtividade.  

Como Resolver Minha Produtividade – Capacidade instalada

Muitos não sabem sua capacidade instalada, não sabem dizer quanto são capazes de produzir levando em conta o espaço físico, pessoas, produto que é fabricado etc.

Um dos principais fatores que vão te ajudar neste caso é a minutagem que você trabalha, só de saber ela já é um passo dado rumo ao seu destino. O próximo passo é você saber a eficiência que você trabalha. Normalmente uma eficiência boa é entre  70 e 90%.

Quando você multiplica essa sua eficiência por seus minutos de trabalho, terá os minutos úteis que poderá usar para sua produção. Multiplique este valor pela sua quantidade de operadoras.

Agora você pegará seus produtos, e eu tenho certeza de que você já tem o tempo médio que cada produto leva para ser produzido, vai pegar o valor médio de tempo dos seus produtos, uma média geral.

Agora é só dividir o seu tempo útil total (após multiplicar pela quantidade de operadoras) pelo tempo médio de cada produto. Isso é o mais importante, é o Norte para você.

Agora vai fazer a sequência operacional desse produto e o tempo dele. Em seguida irá olhar para seu comercial e verificar as demandas que você tem, das vendas feitas pelo setor comercial.

O importante nessa hora é descobrir qual é o limite de tempo para você realizar suas entregas, tendo em vista que você sabe a sua capacidade instalada agora. Faça essas contas mensurando a nível mensal.

                                                                Eficiência

        Um ponto importante e acho que não comentei tão bem acima é quanto a eficiência. Todos sabemos que não existe eficiência de 100%, porém qual eficiência você deverá adotar se não sabe quão bem seu time está rendendo?

E a resposta é simples, adote 70%, à medida que você se aprofundar em produtividade poderá medir melhor este número, mas 70% é um valor seguro para você iniciar seus cálculos.

Então quando você pega os seus 22 dias úteis no mês, multiplica pelos minutos úteis de cada dia (quantidade de minutos do dia multiplicada pela sua eficiência de 70%) chegará ao seu rendimento mensal unitário.

Agora basta multiplicar pelo número de costureiras que você tem e obterá seu rendimento mensal. Agora dívida esse valor pelo tempo médio de cada peça e meus parabéns, agora você tem o importante valor de quantas peças produz por mês.

Certo, descobrimos quanto vale a sua produtividade hoje, mas normalmente não estamos felizes com ela, correto? O que podemos fazer para melhorá-la?

E aqui que eu gosto de trazer um grande trunfo para as confecções de roupas. Trabalhar com célula de produção. Existem diversas ações que são efetivas nessa hora, sendo elas:

Sequência operacional, cronometragem dos produtos, polivalência (cada operadora com no mínimo 2 máquinas), premiação, balanceamento (carga de trabalho homem x máquina), distribuição de layout das máquinas (gosto bastante do layout em ilha).

E para encerrar o conteúdo, tenho uma dica excelente para quem quer ganhar em produtividade. Quanto menos peças houver no lote, mais rápido será o tempo total do processo.

Ou seja, meus amigos, é melhor você trabalhar com 2 lotes de 15 peças do que com um único lote de 30 peças.

E o raciocínio de célula é genial para a produtividade porque cada grupo vai conseguir caminhar sozinho na produção, serão grupos autoadministráveis. O grupo vai conseguir se organizar sozinho para alcançar as metas, produzir de acordo com o planejamento e obter as premiações acordadas. Está gostando do artigo Como Resolver Minha Produtividade ?

Por fim, se você tem uma gestão assertiva, você vai sair na frente do seu concorrente, vai entregar no prazo, com qualidade, e pode ter certeza de que os clientes farão ainda mais pedidos.

E claro, quanto mais tempo você levar para melhorar sua produtividade, mais dinheiro perderá. Então vou perguntar para você, quanto você está deixando de produzir? Quanto você está deixando de vender por que está empurrando a produtividade com a barriga? Comente o que gostou do conteúdo Como Resolver Minha Produtividade.

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Capacidade Instalada,Célula de Produção,Clientes,Comercial,Corte,Costureiras,Eficiência,Empresa,Enfesto,Gestão,Lotes,Máquinas,Polivalência,Prazos,produção,produtividade,Qualidade,Tempo Médio,Vendas
Related Post :

Deixe um comentário

Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?