Muitos empreendedores que contratam mão de obra direta não têm ideia de como podem fazer estes profissionais se pagarem. Quando falamos do famoso MOI tudo bem, realmente fica complicado mensurar os custos, mas a mão de obra direta (MOD) a história muda. Esse assunto de entender de como o cortador, costureira paga-se vai gostar muito.
Você sabe os valores dos salários, dos encargos sociais, dos benefícios etc. Dessa maneira é possível determinar quantas peças você precisa vender para pagar esses funcionários. Não só as costureiras para você saber se paga-se corretsmente,mas o cortador também.
Para você que ainda vai entrar neste mundo da indústria de confecção e moda, saiba da importância de saber que momento você já conseguiu vencer os custos da mão de obra direta e até mesmo os custos até o ponto de equilíbrio. Desta maneira você terá certeza quando que começará a vir lucro para você.
Isso é um verdadeiro dilema, muitos empreendedores não dominam este conhecimento e acredito que é uma verdadeira chave para abrir as portas do sucesso.
Então vamos lá, você sabe medir quanto um profissional MOD precisa se pagar para justificar a remuneração que ele ganha? Digo isso para qualquer profissional desta categoria, seja costureira, cortador etc. Opa o cortador por exemplo precisa saber se paga-se
O MOI é difícil mensurar pois é uma mão de obra indireta, já o MOD você consegue verificar até o tempo que demora para cada fase do processo. Você consegue ver quantas peças esse profissional produz por dia e quanto você paga para ele neste dia? (Dividindo o salário dele por 22 dias úteis).
Através do tempo associado ao custo minuto você pode fazer qualquer cálculo, por exemplo:
Vamos imaginar que o custo minuto seja R$0,30 centavos e sua operação demora 1 minuto. Essa operação vale R$0,30 centavos. Dessa maneira você consegue calcular quanto um grupo de costureiras produz por hora e depois você divide para uma única costureira.
Claro, isso é válido para qualquer profissional de MOD, como por exemplo o cortador. Qual o tempo do corte? Qual o custo minuto? Assim você multiplica o custo minuto vezes o tempo da peça. Então eu ligo o cronometro, enfestei, fiz todo o encaixe, e cortei. Divido este tempo pelo número de peças que eu cortei. Assim conseguiremos o tempo de uma única peça (Custo minuto vezes o tempo da peça).
Com esse valor você terá a raiz de gastos desse profissional e todos os cálculos derivaram deste valor.
Inclusive é vital que vocês vejam quantas peças precisam produzir para justificar todos os profissionais contratados na sua indústria. Cortador, costureiras, acabamento todos esses precisam pagar-se.
Você sabe que outra informação você obtém sabendo destes valores meu leitor? Você descobre se você está pagando bem ou mal por cada profissional da produção. Às vezes você paga um salário para algum profissional e ele não rende nem metade disso.
Outras vezes você paga muito pouco para um verdadeiro artilheiro da sua confecção de roupas e vestuário e uma promoção seria muito legal para este profissional tão dedicado.
Você não sabe quantas vezes o empresário tira do próprio bolso para pagar para as costureiras e cortadores.
Este conteúdo de hoje é extremamente vantajoso para você otimizar seus processos. As vezes escrevo sobre ideias para implantação do negócio, outras vezes sobre como fazer a manutenção dessa sua empresa. O de hoje é para garantir que sua empresa está fazendo uma boa corrida e como melhorar a performance dela ainda mais.
Outro cálculo que faz muito sucesso aqui é você verificar se faz sentido você trocar um pouco sua confecção entre MOD e MOI. Varia muito de região para região, mas nem sempre é bom ter a maior parte da produção em um ou em outro. É necessário analisar com cuidado.
Enfim meu leitor, o que achou deste conteúdo? Já testou no seu negócio? Já sabe se suas costureiras e seus cortadores se pagam? Comente aqui embaixo qual conclusão você chegou e qual estratégia você decidiu trilhar após essa conclusão.