Gravei um vídeo esses dias sobre uma pauta muito interessante e tenho certeza de que você irá concordar comigo. Decidi trazer também este conteúdo aqui como artigo assim consigo entregar para todos vocês que compõem meu público. Vamos falar sobre como lidar com a sazonalidade na indústria da moda. Importante demais saber trabalhar isso: Como Lidar com a Sazonalidade na Indústria da Moda.
Inclusive isso já demonstra o que eu comentei a alguns conteúdos atrás, percebem? Eu apresentei a importância de você se conectar com seu público e entregar seu trabalho com qualidade, com respeito e responsabilidade.
Isso, meus senhores, é o que eu sou, eu vivo o que eu falo, na hora de entregar um conteúdo, uma aula, uma explicação, eu me esforço mais para entregar para àqueles que assistem os vídeos e para quem prefere os artigos.
Essa é a essência que você precisa seguir para alcançar um bom relacionamento com seu público-alvo, ou seja, os seus clientes.
Mas agora vamos direto ao assunto que como eu disse é um assunto muito interessante, portanto, peço uma atenção especial para este conteúdo que vai te ajudar muito.
Como Lidar com a Sazonalidade na Indústria da Moda – Questionamentos
Antes de tudo, gostaria que você dividisse comigo, como você, empresário dessa nossa grandiosa indústria do vestuário lida com a sazonalidade no nosso mercado?
É um tema muito antigo, entretanto, seus impactos são sentidos até os dias de hoje, se mantendo muito atual.
O que um empresário pode fazer quando chega um período do ano que os produtos que ele vende não são mais procurados pelo público? O famoso exemplo da moda praia no inverno.
A tendência desse tipo de produto sazonal é ter problemas de vendas quando chega o período mais fraco do produto. O que a loja, a indústria, o empresário podem fazer para sobreviver a este período até que a época do ano que seu produto é forte recomece?
Ou seja, como lidar com a sazonalidade? O que fazer no período fraco? Como aproveitar o período forte? É esse o assunto importantíssimo que iremos falar.
Quem sou eu?
Para quem não me conhece, sou o Dr Gestão, Luiz Roberto Saraiva e já fui gestor de várias empresas. Eu estava me relembrando esses dias e acho que o único nicho que eu não cheguei a trabalhar foi com chapéu.
Ou seja, eu tenho uma ampla experiencia nesse mundo da indústria têxtil do vestuário. Uma experiência rara hoje em dia, a maioria dos profissionais se especializou em uma única área e foi cada vez mais se profissionalizando nela.
Nas minhas consultorias eu reparo muito nisso. O especialista sabe tudo sobre um assunto, porém os problemas das empresas são generalizados, aí você precisa de uma ampla gama de especialistas para resolver a questão.
E Por este motivo minha consultoria faz tanto sucesso, eu consigo fazer um diagnóstico completo da empresa e caso tenha algum problema muito específico, tenho os contatos necessários para trazer exatamente a pessoa que vai resolver o problema.
A maioria dos problemas eu mesmo quem resolvo na consultoria, porém, caso necessite eu tenho contato com os maiores especialistas do mercado também, dessa forma qualquer problema que você possuir, pode ter certeza que eu trarei a solução.
Como Lidar com a Sazonalidade na Indústria da Moda – Cenário
Eu incluo uma apresentação sobre mim no tópico acima por que preciso mostrar que as soluções que vou passar aqui não vieram de livros teóricos, não vieram da minha cabeça.
Não, o que eu vou ensinar aqui eu aprendi na prática, eu aprendi resolvendo problema das empresas. Eu tenho a teoria e aplico os conceitos dela na prática. Sei o que funciona e o que não funciona, portanto, estamos prontos para falar das soluções daqueles questionamentos.
A primeira coisa que você deve identificar é o seu cenário do qual você está inserido. Por exemplo moda praia no Rio de Janeiro.
Aqui na minha cidade no Rio temos 8 a 9 meses de calor, também temos praia, então moda praia é algo que faz muito sucesso nesses 9 meses que o sol está forte conosco. Já nos 3 meses restantes as vendas irão cair.
Então você precisa aproveitar para vender moda praia aqui com força nesses 9 meses de calor, trabalhe bastante, venda muito e guarde economias, ter caixa é vital para empresas com produtos sazonais.
Como Lidar com a Sazonalidade na Indústria da Moda – Soluções
Uma solução muito importante para produtos sazonais é o empresário cogitar ter um segundo produto, que venda no período fraco. Ou seja, quando o produto 1 está na época fraca, o produto 2 está na época forte, e depois inverte.
Ou ainda um produto próximo, que siga as mesmas tecnologias, porém ele não é sazonal. O melhor exemplo que consegui pensar é moda fitness, literalmente um primo da moda praia.
Ele tem a vantagem de não ser sazonal e inclusive nos meses frios de inverno você até consegue fazer marketing para as pessoas treinarem para se prepararem para o verão, onde comprarão seu produto moda praia.
Olha que raciocínio incrível meu leitor. Pessoas gostam de praia, mas elas têm vergonha de seus corpos. Porém se elas treinarem elas vão querer mostrar isso, vão querer comprar novos biquinis, sungas, shorts, viajar para a praia e postar fotos.
Ou seja, você pode produzir um produto que leva as pessoas a comprarem o seu outro produto.
Tem vários exemplos desse tipo de produto, posso escrever mais sobre isso se desejarem.
Uma alternativa que não vejo por que os empreendedores não levam em consideração é a venda para o mercado externo, ou seja, enquanto o Brasil está no inverno, você vende para países que estão no verão.
Dessa maneira você foge da sazonalidade por completo meu leitor. É uma sacada que não exploram muito, porém faz total sentido, entretanto, como não é explorado, torna-se uma alternativa ainda melhor para você utilizar.
Ponto de Equilíbrio
Leitores, tem um monte de exemplos que você pode trabalhar para diversificar seus produtos. Essas duas soluções atendem a praticamente todos os cenários, se não todos eles.
Você foge da sazonalidade ou ainda se junta a ela complementando seus produtos para atender a clientes o ano inteiro.
Muitos já me perguntaram se essa solução funciona, e meus leitores, vocês não imaginam quanto funciona, eu já resolvi sazonalidade de diversas empresas e sempre foi com essas abordagens.
Não dá para obrigar seus clientes a comprarem de você no período fraco. Fazer uma redução de preços gigantesca também não é uma boa, por que você pode até vender mais, porém você estará saturando o mercado do calor que virá logo a frente, tendo um markup menor e prejudicando seu lucro futuro.
Reflita sobre o que falei aqui meu leitor, ou seja, teste a metodologia, não fique apenas no campo das ideias, a teoria é boa, mas a execução que faz a diferença.