Com o prolongamento da pandemia, as facções (empresas que terceirizam em alguns estados) têm crescido bastante. Então resolvi escrever um pouco sobre este conteúdo que sou fascinado e inclusive escrevi uma excelente monografia (inclusive que foi premiada). Enfim, vamos falar sobre como gerir uma terceirização.
É um assunto extremamente interessante e como você deve imaginar, eu defendo bastante. Agora, com a pandemia ditando novas regras na sociedade, você nem imagina como a terceirização está fazendo sucesso. Estão realmente com serviço até o pescoço.
Vamos falar de alguns aspectos importantes deste tema, já me antecipei sobre alguns que vejo que tem uma grande relevância para este tema.
O primeiro assunto que deve vir em pauta quando pensamos nas vantagens de uma terceirização saudável é relacionada a preço. Você precisa sempre negociar com preço justo. E para chegar a este preço justo você deve inevitavelmente saber o custo minuto da sua empresa.
Só assim a confecção/oficina não será passada para trás, tendo que pagar para trabalhar. Nessa hora a matemática é importante, caso contrário irão te pagar rápido e você vai achar que está ganhando dinheiro, mas não é bem assim.
O próximo assunto que deve ser tratado para gerenciar uma terceirização é relacionado ao volume. Qual volume você vai ter daquele período?
Não se esqueça que aqui não existe parceria no sentido amplo da palavra, aqui é terceirização, ao invés de existir uma parceria que fornece volume o ano inteiro para produção, é mais normal encontrarmos casos de parcerias que duram 2 a 3 meses e depois vão embora.
Inclusive um amigo meu já chegou a comparar estas “parcerias” ao distrato que alguns homens fazem com algumas mulheres, que ficam por alguns meses e depois trocam sem dar qualquer justificativa.
Próximo tema que eu acho importantíssimo levarmos em conta durante uma terceirização: Prazo de pagamento. Veja bem, se você acordar com seu contratante o pagamento após 45 dias, você terá caixa para bancar sua facção até o dia do pagamento?
Eu defendo no máximo 15 dias para o pagamento das facções, mas tem algumas empresas que paga a oficina ou facção com 30 a 45 dias. Meu leitor, isso aí é furada, a maioria das facções/oficinas não tem capital de giro para segurar esse tempo todo.
Claro, se você tem algum dinheiro guardado, pode esperar este prazo, pois terá mais flexibilidade nas negociações e isto pode inclusive ajudar a fechar alguns contratos, mas na grande maioria das vezes não existe este capital de giro.
Próximo tema: Abastecimento. E agora podemos voltar ao que falamos no início, volume. Veja bem, é preciso ter abastecimento o ano inteiro.
Aqui eu indico para você que faça um contrato, não trabalhe na informalidade. Escute o Dr Gestão, eu vi muitas empresas ficarem na rua da amargura por trabalhar sem um contrato de formalização de serviços.
Assim você consegue diluir seu custo mesmo que não tenha serviço. Assim sua facção não precisa ficar com várias parcerias e ter problemas na hora de entregar. Não, com um contrato você terá um custo de mensalidade mesmo que não tenha nada para produzir para aquela empresa.
Os dois lados saem ganhando, pois caso surja alguma demanda em cima da hora, você não estará alocado em outra produção de outra empresa, mas sim estará disponível para trabalhar o mais breve possível.
Isso é muito importante. Uma gigantesca dor de cabeça a menos no mundo da terceirização da confecção e vestuário.
Agora, na minha monografia eu defendi vários aspectos a mais, vou citar alguns aqui para vocês. São relacionados a elementos que observei durante minha pesquisa.
- Transformação do custo fixo em custo variável – Por que está aumentando o número de facções/oficinas para terceirização? Porque a mão de obra direta tem um elevado custo com encargos sociais, trabalhar com terceirização ajuda a escapar disso.
- As vezes ocorre de você não ter um gerente eficiente para orquestrar sua produção interna, desta forma sua produtividade e qualidade estão indo de mal a pior. Opa, se você terceirizar você receberá pelo produto e ainda terá mais tempo para corrigir seus problemas internos antes de voltar a produzir na sua própria fábrica.
- Redução do custo operacional – Além de não ter os custos de encargos sociais, você também não precisa pagar alimentação, transporte ou qualquer outro benefício.
- A empresa vai focar no que ela é boa, se sua empresa é muito boa em vendas, então ela poderá focar nesta frente enquanto todo o processo industrial fica nas mãos de uma facção especializada.
- Muito ganho de flexibilidade. Isso faz com que sua empresa possa evoluir muito mais rápido e chegar do ponto A para o ponto B de forma muito mais veloz.
Sabem outra vantagem desta modalidade de serviços por terceirização? Uma grande preocupação do empreendedor costuma ser sobre ter mais funcionários polivalentes e menos funcionários especialistas.
Ele precisa investir em escolinha, reorganizar a empresa, implantar célula de produção, trazer indicadores, engenharia de produto etc.
Mas ao decidir terceirizar sua produção, estas preocupações se vão. Você irá passar o que precisa ser produzido para a facção e está irá devolver já o produto final, dentro do prazo e com a qualidade solicitada.
Seu verdadeiro desafio será como gerir uma terceirização. E com todas as vantagens que eu citei, tenho certeza de que você não deveria nem esperar até segunda feira para começar a planejar seu próximo passo.